Minha História IBS: Ozanir Carvalho inspira atividades no Sertão de Crateús (CE)

Outras notícias

NotíciasMinha História IBS: Ozanir Carvalho inspira atividades no Sertão de Crateús (CE)

A educadora Ozanir Carvalho, conheceu as ações IBS em Tamboril (CE) e logo se encantou com as propostas transversais promovidas pelas oficinas. Ao conhecer sobre o trabalho promovido em toda a região do sertão de Cratéus (CE), viu uma oportunidade para expandir as propostas pedagógicas em Nova Russas (CE). Assim, seguindo o mesmo modelo dos projetos implementados com parceria das escolas e a gestão municipal, multiplicou ações para além das fronteiras da escola, da comunidade e até do município. 

“Sou uma educadora apaixonada pela educação além dos muros da escola e desde que ouvi falar no IBS na cidade Tamboril, eu me encantei com a forma com o que o Instituto promovia a educação nas escolas. Então, em 2017, perguntei à Márcia Andrade como trazer o IBS para Nova Russas, a capital do Crochê, onde já havia algumas articulações de coleta seletiva com os catadores da associação RECINOVAR”, recorda Ozanir. 

Aproximando-se dos formadores e acompanhando de perto as ações fomentadas em todo o entorno, a educadora abraçou as propostas de Educação Ambiental e os projetos como o LEVE (Local de Entrega Voluntária Escolar), mediando iniciativas dentro da Secretaria de Educação do Município. “Logo me tornei uma mobilizadora dos projetos do IBS dentro da secretaria de educação de Nova Russas, atuando com os projetos do selo verde e também com projeto LEVE, orientados por Márcia, e desde então quis acompanhar todas as ações aqui na região, como a proposta de Educação Financeira, as formações EaD com os educadores e fui participar de um intercâmbio da nossa Secretaria com os educadores de Serra do Mel”, destacou. 

Nas Oficinas Práticas realizadas em Serra do Mel (RN), Ozanir participou da Formação em Mediação de Leitura, e tem ajudado a implementar uma biblioteca itinerante, aproveitando o acervo de 500 livros doados pelo IBS. “Desde as primeiras ações do IBS só tenho gratidão ao apoio dado ao nosso município, queremos expandir ainda mais essas ações e executar todos os projetos em Nova Russas. Acreditar no sonho é possível e o IBS tem realizado vários destes sonhos. Hoje já podemos ver os avanços que a cada dia vem somando no desenvolvimento dos professores e alunos das escolas aqui da região”, enfatizou. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares