Jijoca de Jericoacoara recebe ação do Projeto Jogos de Educação Financeira com capacitação gratuita para os educadores da rede pública de ensino do município

Outras notícias

NotíciasJijoca de Jericoacoara recebe ação do Projeto Jogos de Educação Financeira com...

“O município será a 11º cidade no Ceará que receberá as ações do projeto, envolvendo desde uma capacitação gratuita para os educadores, até a distribuição de todo o material com os jogos educativos em 100% das escolas da rede pública municipal”

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, de forma lúdica, as habilidades de poupar e investir!

Trazendo uma proposta inovadora, de despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas brasileiras, através de um método leve, divertido e interativo, o Projeto Jogos de Educação Financeira, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch, com realização do Instituto Brasil Solidário, chega ao município de Jijoca, de Jericoacoara, no próximo dia 02 de agosto, com vagas abertas para educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e técnicos da Secretaria de Educação do município.

Durante a capacitação, que será realizada no auditório da Secretaria de Educação de Jijoca de Jericoacoara, de 08h às 17h, os educadores receberão um treinamento prático com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, incluindo a apresentação de todo o material pedagógico do projeto, que reúne cerca de 320 habilidades alinhadas a Nova Base Nacional Comum Curricular, com modelos de sequências didáticas que visam auxiliar na elaboração dos planos de aula e a inclusão das atividades de forma transversal e interdisciplinar.

Com formatos direcionados para cada idade e etapa escolar, os jogos educativos, possuem certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF e têm se tornado uma ação de referência em escolas de várias regiões do Brasil, e também em território internacional, onde ganhou uma versão personalizada em espanhol para atender mais de 5 mil alunos em escolas de Santiago, no Chile.

 

Expansão 2019

Após a execução de um projeto piloto realizado no Estado do Ceará (nos anos de 2017 e 2018), nas cidades de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, que impactou 20 mil alunos e resultou em 77% das escolas trabalhadas apresentando melhores práticas de indicadores em conhecimento de educação financeira, o projeto, este ano, avança para uma nova etapa de expansão, envolvendo a distribuição de mais de 14 mil jogos em 28 municípios do Brasil.

O objetivo do projeto é alcançar 160 mil alunos até o final de 2019.

Somente no primeiro semestre deste ano, o projeto já foi fomentado em escolas das regiões da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, São Paulo e, dentro do território cearense, as ações ganharam adesão em escolas de 10 municípios, são elas: Sobral, Eusébio, Crateús, Tamboril, Ubajara, Tianguá, Fortaleza, além, das três cidades que participaram do projeto piloto: Beberibe, Pindoretama e Cascavel.

Na fase de expansão, também foi criado um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br

 

Sobre os Jogos Piquenique e Bons Negócios

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e tradicionalmente forte presença de projetos no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Nosso Programa de Desenvolvimento Educacional, transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornarmos as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento. Fazemos isso ao conectá-las com incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.

Nossa metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase duas mil escolas, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil. 

O trabalho do IBS tem colaborado, entre diversos ganhos em políticas públicas, para elevar os índices de desenvolvimento educacional em cidades do Nordeste, e somado esforços às redes de ensino municipais de mais de 170 municípios, muitos deles tendo crescimento da nota do IDEB, com alcance ou superação da meta. Há dois anos a nova sede administrativa está localizada na região metropolitana de Fortaleza, Estado do Ceará, com intuito de alcançar projetos com maior impacto e escala (pela proximidade do público alvo no Norte e Nordeste principalmente).

 

Em rede, construindo!

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas, Cagece e Bank of América Merrill Lynch.

 

SERVIÇO

  • Treinamento Prático do Projeto Jogos de Educação Financeira

Data: 02 de agosto

Horário: 08 às 17h

Local: Auditório da Secretaria de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE

Endereço: Rua Minas Gerais s/n – Centro de Jijoca.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares