Instituto Brasil Solidário leva o Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil e participa de painel no Festival de Inovação e Impacto Social, em Poços de Caldas (MG), como palestrante da Rede Folha

Outras notícias

NotíciasReleasesInstituto Brasil Solidário leva o Prêmio 100 Melhores ONGs do Brasil e...

“Apresentando as ações interdisciplinares trabalhadas pelo Instituto com forte impacto em políticas públicas municipais, o Presidente do IBS, Luis Salvatore, foi um dos palestrantes em painel promovido pela Rede Folha no FIIS 2018.”

Dois grandes eventos nacionais com participação do Instituto Brasil Solidário e dois Prêmios conquistados na mesma semana valorizando ações de educação como transformação social! Na noite do dia 01 de novembro, o Diretor-Presidente, Luis Salvatore recebeu a premiação das 100 Melhores ONGs do Brasil, anunciada com exclusividade no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). O Prêmio, que é uma iniciativa do Instituto Doar e Rede Filantropia, traz um reconhecimento importante para as ONGs brasileiras que se destacam pela transparência, eficiência, qualidade de gestão e boas práticas de governança em suas áreas de atuação.

No dia seguinte, 02 de novembro, o Projeto com os Jogos de Educação Financeira: Piquenique e Bons Negócios, foi o vencedor do 2º Prêmio Cubo de Ouro na Categoria Melhor Projeto Social Geek, promovido pela Sintonia Geek Magazine. O anúncio foi feito durante a Megacon 2018, em Curitiba/PR.

Este ano, o IBS completa 20 anos de trajetória da primeira incursão realizada em campo (Expedição Trilha Brasil). Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações presenciais. São 270 bibliotecas montadas e mais de 170 municípios impactados com ações diretas em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação!

Com projetos de forte impacto social que incluem o debate para a construção de políticas públicas a partir de ações fomentadas dentro das escolas da rede pública de ensino, Luis Salvatore, foi convidado para compartilhar dessas experiências exitosas dentro da programação do Festival de Inovação e Impacto Social – FIIS, realizado entre os dias 02 e 07, em Poço de Caldas (MG).

Com uma semana intensa de atividades, envolvendo workshops, masterclass, mesas de debates e vários painéis sobre inovação social no país, a iniciativa promovida pela Rede Folha de Empreendedores Sociais e Prêmio Empreendedor Social, da Folha de São Paulo, permitiu uma imersão de troca de conhecimentos entre as organizações do terceiro setor, que tiveram a oportunidade de conhecer ideias inovadoras, com resultados inspiradores de transformação socioambiental.

 

PAINEL “EDUCAÇÃO EM ESCALA” – FIIS 2018

Convidado como palestrante para a mesa de debates do Painel “Educação em Escala: Como fazer dos bons exemplos e modelos a regra no sistema educacional”, o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, integrante da Rede Folha de Empreendedores Sociais/Fundação Schwab, apresentou durante o evento, exemplos de práticas educacionais que acontecem de forma transversal e, que, dentro da metodologia fomentada pelo Instituto Brasil Solidário, conseguem envolver toda a comunidade escolar como parte do processo de construção e de motivação de políticas públicas municipais garantindo a continuidade das ações dentro e fora dos espaços da escola.

“O Instituto Brasil Solidário tem exemplos em escolas de várias regiões do Brasil de projetos que começaram mudanças orgânicas ainda no chão da escola, motivando os educadores, alunos e toda a comunidade escolar para fazer parte dessa construção, onde eles se empoderam das ações, sentem o que é prioritário para o município e para a escola e, mesmo com mudanças de gestão, as atividades não se perdem, ao contrário, contando com o apoio da própria comunidade, os projetos inspiram políticas públicas que passam a ser multiplicadas com motivação dos próprios educadores”, ressaltou Luis.

Durante o debate, o ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e Cybele Amado (ICEP) expressaram preocupação sobre a quebra da continuidade de Programas de Educação que representam muitos avanços nos indicadores do Brasil, e reforçaram sobre a importância desses projetos serem vistos como pauta de desenvolvimento no país.

Em concordância com as colocações, Luis Salvatore ressaltou que é necessário manter os projetos de governo já implementados e até ampliar outros programas que viabilizem a qualidade no ensino público desde a base. Diante da temática, em sua apresentação ele pontuou sobre as atividades do Instituto que ganham multiplicadores por conquistarem os agentes envolvidos na comunidade escolar, e naturalmente geram grandes resultados nos índices de desempenho escolar das regiões beneficiárias.

Um caso apresentado foi o município de Cabaceiras/PB, que recebeu as ações do Instituto em 2009 e segue replicando os projetos, inclusive com ganho de políticas públicas municipais na área de educação ambiental e incentivo à leitura. O município vem apresentando evolução importante no IDEB tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais ultrapassando as metas do MEC para 2021.

Nos anos iniciais, Cabaceiras conquistou o 3º lugar no IDEB da Paraíba em 2017, com 6.4, bem acima da rede municipal do Brasil, que obteve 5.6. Já nos anos finais, o município alcançou o 1º lugar no IDEB do Estado, com 5.5, enquanto a rede municipal do Brasil atingiu 4.3. Um dos destaques desses indicadores, foi para a Escola Municipal Abdias Aires de Queiroz, escola base da implementação do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS, que ficou em primeiro lugar na Paraíba, pelos números obtidos no ensino fundamental II, com 5.5 e a Escola Estadual Clovis Pedrosa, que conta com atividades do PDE multiplicadas nas ações curriculares, chegou a colocação do primeiro lugar entre as escolas da rede estadual, com a 5.7.

Para o Presidente do IBS resultados como esses apontam para um futuro com muitas possibilidades de crescimento na educação interdisciplinar, quando se consegue mostrar soluções reais para as escolas, com um viés prático que possa ser atrativo para os alunos, motivador para os educadores e uma oportunidade de resultados efetivos para a gestão pública municipal.

“É muito importante vermos a transformação acontecendo de dentro da escola, o IBS tem 20 anos de trajetória, são 21 cidades envolvidas e mais de 1.000 escolas nas ações do Instituto e tem locais que já passaram por até quatro gestões municipais diferentes, mas seguem acontecendo e dando grandes resultados, pois os educadores transitam dentro de variadas escolas e compram a ideia das propostas apresentadas”, ressalta.

Na ocasião, Luis falou também sobre as temáticas e diretrizes apontadas pela Nova Base Comum Curricular, que entre os assuntos obrigatórios, inclui a educação financeira e educação ambiental. Os dois temas são pauta de projetos já fomentados pelo Instituto com resultados comprovados dentro das escolas.

As questões voltadas para os cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade são parte integrada das atividades do PDE/IBS, de forma interdisciplinar passando por eixos como saúde, incentivo à leitura, educomunicação, empreendedorismo, arte e cultura, além de práticas de educação ambiental, que foram sistematizadas num único material com um passo a passo para o plano de aulas e sequências didáticas para os educadores.

O outro tema que vem gerando preocupação de inserção no currículo escolar, está sendo trabalhado com o Projeto Jogos de Educação Financeira, promovido pelo Bank of America Merrill Lynch com realização do Instituto Brasil Solidário. O projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios começou com uma proposta de projeto piloto, mas devido aos resultados alcançados este ano, segue para uma nova etapa de produção em escala para 2019.

 

VIVÊNCIA – FIIS 2018

Foram 06 dias de evento, com uma programação intensa, incluindo o encontro anual da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, formada por cem líderes, além de workshops, painéis, congressos sendo realizados num mesmo ambiente, onde cada organização social pôde se inspirar, compartilhar, debater sobre ideias inovadoras e estreitar conexões com realizadores sociais com experiências não só no Brasil, mas em toda a América Latina!

A diversidade de painéis, workshops, dinâmicas, inclusive com eventos de outros parceiros acontecendo dentro da programação, enriqueceu ainda mais a proposta do evento e nos deu a oportunidade de trocar informações muito relevantes que fazem parte da agenda e dos desafios do terceiro setor, envolvendo desde abordagens práticas sobre captação de recurso, comunicação e até articulação e mobilização em rede.

Foi possível fortalecer estratégias e conhecer experiências nacionais e internacionais em atividades como a programação do Fórum Melhores Práticas para a Saúde no Terceiro Setor, organizado pela Aliança Latina, uma rede internacional de capacitação para associação de pacientes. As palestras e debates foram dinâmicos e interativos, apresentando possibilidades para além da área de saúde, o mesmo pôde ser visto nos painéis do Congresso Sorriso do Bem, promovido pela correalizadora do Fórum, Turma do Bem, que discutiu sobre demandas de inovação e desafios que estão presentes na rotina de qualquer empreendedor social.

Diante desse mundo de oportunidades vivenciadas no FIIS 2018, Salvatore e o Instituto Brasil Solidário retornam dessa experiência ainda mais motivados, e sentindo a importância de presença em mais momentos como este, que permitam a troca de informações, de projetos, de ações que podem servir de inspiração para muitas outras iniciativas sociais em nosso país.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares