Instituto Brasil Solidário lança Formação (EaD) de Mediação de Leitura com participação de educadores dos municípios da Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Norte

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário lança Formação (EaD) de Mediação de Leitura com participação...

 “A iniciativa, que envolve desde a doação de 200 livros para o acervo literário de cada escola atendida, além da formação EaD com os educadores, contará com outra etapa de oficinas práticas em 2021, com mobilização de toda a comunidade escolar”

Uma proposta completa de formação em Mediação de Leitura, com fascículos e sequências didáticas para a elaboração de aulas remotas para 100 pessoas, e ainda um acervo literário de 200 livros para cada escola do projeto!

O projeto social, que faz parte das ações do Plano Bienal IBS 2020/2021 e também do projeto “Ventos que transformam”, inicia suas primeiras formações no modelo (EaD) no próximo dia 29 de outubro, com aulas sendo realizadas até o dia 26 de novembro, chega para os educadores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e gestores municipais das cidades de Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campo Verde (MT), Porto Nacional (TO) e Petrolina (PE). A participação na formação se estende ainda para educadores de Serra do Mel (RN), que já teve suas primeiras atividades presenciais sendo fomentadas neste ano, com doação de mais de 400 livros para as escolas do município. Outros municípios também receberão as iniciativas em 2021.

A proposta em EaD, surgiu em adaptação ao período de quarentena, e está sendo viabilizada como uma extensão das oficinas práticas presenciais, que já tem um calendário de ações previsto para ser realizado em 2021. Assim como na Formação em Mediação de Leitura, os educadores contarão ainda com oficinas de Educação Ambiental, Educação Financeira, Artes, Educomunicação, Empreendedorismo e Cidadania, com materiais exclusivos para o conteúdo digital na plataforma EaD, e uma outra etapa de oficinas práticas, a serem realizadas numa escola sede em cada município.

Para a formação em Mediação de Leitura, que inicia nesse mês de outubro, o projeto reservou um conteúdo com várias dicas de atividades práticas e interdisciplinares, do uso do acervo literário já doado para a escola nos projetos e ações de incentivo à leitura, para além da sala de aula. A oficina, envolve desde capacitação técnica de organização da biblioteca e manutenção do acervo, até orientações para o fomento de práticas de contação de histórias, utilizando obras da literatura infanto-juvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional e a poesia, que podem ser trabalhados tanto com a turma do fundamental I e II, como estudantes do ensino médio.

As ações do projeto são financiadas por empresas privadas, parceiras do Instituto, como Bayer e Echoenergia, que mantém operações nos municípios que recebem essa primeira formação EaD. Além deles, são financiadores das ações do Plano Bienal o Bank of America, Palmeirinha Ação Social, HSBC, Omint, Veirano Advogados e Machado Meyer Advogados, além de pessoas físicas.

“Temos como compromisso apoiar o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes. Por meio de parcerias com instituições como o IBS, conseguimos alcançar a comunidade, além de formar multiplicadores de transformação.” afirma Jaime Oliveira, Líder de Assuntos Públicos e Sustentabilidade na Bayer Brasil. “Estamos muito contentes com a parceria e esperamos gerar bons frutos”.

Fortalecendo uma iniciativa de continuidade e participação ativa da comunidade escolar de cada município beneficiário, o projeto tem estreitado diálogo e parceria com as Secretarias de Educação e o núcleo gestor das escolas que vão receber as atividades, em todo o processo de planejamento e mobilização junto aos educadores. A resposta tem sido de muita motivação e entusiasmo em começar o período das formações, já alinhando uma metodologia de alcance em rede, que possa atender a realidade de cada município, com ações que agregam e enriquecem os conteúdos do currículo escolar.

Segundo o Diretor do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as escolas atendidas pelo projeto a partir deste ano, estão recebendo uma proposta ainda mais completa e potencializada com essa nova plataforma digital das formações EaD, ampliando as oportunidades de aprendizado em diferentes meios de acesso, e com materiais exclusivos para as oito áreas de atuação das formações IBS.

“Foram muitos os desafios para a área de educação nesse ano de 2020, mas o projeto conseguiu se fortalecer e até aprimorar o material de cara área de atuação das oficinas, pois preparamos conteúdos exclusivos para a plataforma EaD, com todo o suporte pedagógico para os educadores elaborarem aulas dinâmicas, criativas e interativas com o seu público escolar, e esse modelo trouxe tantas inovações, que vamos manter para os demais municípios que recebem ações do IBS”, ressalta.

 

SERVIÇO

Formação (EaD) de Mediação de Leitura  

Data: 29/10 a 26/11 (Terças e quintas-feiras)

Horário: 09h às 10h30

Municípios atendidos: Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campo Verde (MT), Porto Nacional (TO), Petrolina (PE) e Serra do Mel (RN).

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares