Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
05/11/2020

Instituto Brasil Solidário firma parceria com a Omint Saúde e Seguros e fortalece expansão de ações em novas regiões

“Serão 25 municípios beneficiários das formações no modelo EaD e 13 cidades contempladas com as oficinas práticas, que serão promovidas em 2021”

O Instituto Brasil Solidário acaba de firmar parceria com a empresa Omint Saúde e Seguros, somando um importante passo para fortalecer e expandir as ações do Plano Bienal IBS 2020/2021, que já aponta grandes novidades nos projetos sociais mobilizados em escolas de todo o Brasil, com atividades previstas para execução ainda este ano.

Trazendo inovação e uma metodologia ainda mais completa para as formações do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS, que envolve atividades de arte, cultura, educomunicação, jogos educativos e incentivo à leitura, sendo trabalhadas de forma transversal no currículo escolar, a proposta, ganhou novos recursos e mais oportunidades de aprendizado, com o desenvolvimento de uma plataforma digital interativa, que permitirá atender 25 municípios de diferentes regiões do Brasil. As oficinas práticas, promovidas presencialmente, também passam por um salto de atuação em 13 cidades, que serão realizadas em 2021.

As capacitações online, no modelo EaD (Ensino à Distância), já contam com calendário de atividades para as formações em incentivo à leitura, educação ambiental e educação financeira, que estarão sendo ofertadas para ao menos 5 municípios a partir de outubro, de forma gratuita para educadores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, com representação de todos os municípios atendidos pelo projeto.

O conteúdo foi elaborado para as 8 áreas transversais em que o Instituto atua, proporcionando apoio e suporte pedagógico aos educadores, principalmente durante o período de distanciamento social, com várias dicas para o planejamento de aulas remotas e trazendo para o ambiente online o melhor da experiência vivenciada em campo nas ações do IBS. As demais áreas serão ofertadas em 2021, incluindo as atividades presenciais das Oficinas Práticas do PDE.

Em cada eixo trabalhado pelas formações, são apresentadas ideias simples, que já são replicadas nas escolas parceiras do IBS, e fazem da sala de aula um espaço aberto para o protagonismo dos alunos em todo o processo de ensino aprendizagem. A proposta pretende motivar a formação de novos multiplicadores em toda a rede de ensino da região, agregando as atividades lúdicas e interativas como ferramenta pedagógica de forma interdisciplinar, além de novos materiais completos.

 

Ampliação de projetos e patrocinadores

O ano de 2020 tem sido desafiador, mas também foi crucial para a estruturação dos materiais que passam a ser usados de forma híbrida. A ideia é que locais que recebam formação em EaD também possam, em alguns casos, receber a ação presencial, aonde espera-se um melhor resultado frente a dinâmica usada pela plataforma do Instituto de aprendizagem ativa. Para tanto, houve um ajuste do Plano Bienal Brasil Solidário (que também usa recursos de lei Rouanet) para poder atender mais municípios pela plataforma à distância, além dos presenciais.

Da mesma forma, a chegada da Omint representa um importante avanço em espiral positivo que está acontecendo mesmo durante a pandemia, quando as empresas passam a ver oportunidades de atuação no setor social e educacional, uma tendência de mercado.

“Estamos honrados com a chegada de mais uma empresa junto aos projetos que tanto lutamos. Isso acontece num momento delicado, mas em que de certa forma também é possível vermos a retomada das ações presenciais. O formato híbrido trará melhorias nos processos do IBS e, novas empresas chegando nesse momento em que se desenha o futuro, é algo sensacional. E também mostra um cenário de diversificação, pois estamos falando de uma das principais empresas de saúde do país”, declarou Luis Salvatore, diretor do Instituto Brasil Solidário.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.