Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar

Folha de São Paulo

Publicação: Portal Folha de São Paulo - Empreendedor Social
Tipo: Internet
Data: 2017
Clique aqui para abrir o link no site de origem.



Texto da Publicação:

Instituto Brasil Solidário atende a três novos municípios no interior do Ceará

O Instituto Brasil Solidário (IBS), vencedor da escolha do leitor no prêmio Empreendedor Social de 2015, é uma organização focada em melhorar a qualidade de vida nas pequenas cidades do país, a partir de ações nas escolas.

O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é a tecnologia social criada pelo IBS para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) municipal – em alguns casos o índice chegou a aumentar mais de 30%. Já foi implantado com sucesso em 153 cidades. Os últimos municípios contemplados foram Beberibe, Pindoretama e Cascavel – todos no Ceará.

O método adota práticas de educomunicação, incentivo à leitura, educação ambiental, saúde, empreendedorismo, arte, cultura e família na escola.

Com intuito de explicar o programa para os alunos, educadores e funcionários das três cidades, o IBS vai realizar um seminário, entre os dias 03 e 06 de abril, com palestras, workshops e oficinas. EStá previsto oficina de fotografia, rádio escolar, formação musical, teatro de sombras, construção de forno solar, confecção de instrumentos musicais, criatividade e reciclagem.

“Os educadores poderão conhecer toda a ideia do projeto de mobilizar e somar, utilizando recursos e linguagens simples, aproveitando o que a escola e a comunidade já oferecem no contexto cultural, educacional e político”, ressalta Luis Salvatore, presidente do IBS.

A escola modelo, no município de Beberibe, receberá estrutura material para as ações do projeto: uma biblioteca com acervo de mais de 500 livros, espaços ambientais e uma rádio completa, equipamentos de comunicação, câmeras fotográficas, rebatedores e tripés.

Segundo Salvatore, embora os programas sejam restritos a esses municípios, o intercâmbio entre a comunidade e o público escolar logo acaba por atingir municípios vizinhos.

No Ceará, o instituto conta com o apoio da Faculdades Nordeste (Fanor), Associação Caatinga e o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), além das prefeituras municipais de Cascavel, Beberibe e Pindoretama e do governo do Estado do Ceará.



  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.