Bons resultados e acolhida calorosa marcam a primeira etapa do PDE em Beberibe

Outras notícias

NotíciasBons resultados e acolhida calorosa marcam a primeira etapa do PDE em...

A primeira etapa do Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil Solidário, para os municípios de Beberibe, Pindoretama e Cascavel ocorreu entre os dias 03 e 06 de abril.

Emoção e acolhimento foram as palavras-chave na realização desse primeiro momento do Programa de Desenvolvimento da Educação, em Beberibe. O calor conhecido pelo litoral do Ceará, pôde ser sentido não só em termos climáticos, foram quatro dias de intensa atividade dentro e fora de sala de aula e o que não faltou foi receptividade e dedicação para aproveitar todo o processo de aprendizado dessa primeira etapa do PDE. Logo no primeiro dia de evento, que trouxe em sua abertura, no dia 03 de abril, o Seminário Intermunicipal de apresentação das práticas e experiências do PDE, educadores e gestores públicos dessas três cidades e outras da região compareceram com forte representação, no auditório do Hotel Parque das Fontes, mostrando que todos estavam mobilizados a participarem ativamente do processo de transformação social e educacional proposto pelo Instituto.

A mesa de abertura contou com a presença de autoridades locais, como o Prefeito de Beberibe, Sr. Padre Pedro da Cunha, o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Sr. Antônio Bruno Thé Teixeira e a coordenadora Jaíris Lima Demontiez Silva, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Diogo da Silva Freire e, Secretário de Infraestrutura, Sr. David Ribeiro Moreira. Além dos representantes de Beberibe, fizeram presentes no evento o Secretário Municipal de Educação de Cascavel, Sr. Francisco Fabio Pereira Oliveira e o Prefeito do Município de Pindoretama e Presidente do Consórcio de Gestão de Resíduos Sólidos COMARES, Sr. Valdemar Araújo da Silva Filho.

Já pelo Governo do Estado do Ceará, participaram Lúcia Maria Bezerra da Silva, da SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e Lindalva Costa da Cruz, da SEDUC – Secretaria da Educação do Ceará.

Para um auditório lotado, com mais de 300 pessoas presentes, Luís Salvatore, abriu as palestras com entusiasmo relatando a metodologia que tem feito à diferença em várias regiões do Brasil, nesses 16 anos de estrada. “Nossa filosofia de trabalho é ¨Educar para Ser¨, nós acreditamos em cada uma das pessoas, em cada um dos nossos alunos, educadores, dos gestores públicos e nós queremos trabalhar com uma visão simples e ativa de práticas que podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas, sendo esse nosso método PDE, o Programa de Desenvolvimento da Educação”, enfatizou o Presidente do Instituto Brasil Solidário.

A estrutura do Seminário buscou refletir uma pequena amostra de todo o cuidado e preparação para a etapa que busca despertar um ensino dinâmico e criativo no currículo escolar. Foram montados espaços de leitura, dentro do auditório, já com livros que seriam doados para a Escola modelo em Beberibe. Além disso, o público presente participou da primeira atividade colaborativa que reforça o lema “Juntos Construímos”, com as pinceladas colaborativas, colocadas em pequenas telas separadas e que no final do dia, em sua junção, formava-se uma bela arte construída a várias mãos. O desenho final revelou uma árvore bem colorida, com pontos diversificados e em uma peça única que ficou como lembrança dessa linda etapa do PDE.

Para o professor de Beberibe, Ricardo Cruz, que participou do Seminário, o evento inicial já foi fonte de inspiração para outras ações dentro da escola. “Participei do seminário e estou encantado, muitas ideias, estou ansioso para as oficinas, parabéns a todos do Instituto Brasil Solidário”, disse o educador.

Receptividade das Oficinas Presenciais

O que foi apresentado em teoria no Seminário de abertura, agora se materializava para alunos e educadores da rede de ensino de Beberibe, Pindoretama e Cascavel pelas oficinas práticas propostas. Não podemos deixar de citar os municípios de Pentecoste, Eusébio, Aquiraz, entre outros que, individualmente, mobilizaram educadores para estarem presentes fazendo parte desse projeto. Se a prática naturalmente é o processo mais esperado por todas as partes que estão envolvidas no projeto, depois da calorosa recepção organizada pelos próprios alunos e educadores da Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz, não teve como não se emocionar e recarregar todas as energias para dar o melhor a esses alunos que mostraram-se sedentos por conhecimento. Com muita música e aplausos, a equipe IBS foi recebida e envolvida ao passar pelo corredor de acesso da escola, tomada por alunos e educadores, que não continham sua empolgação com a chegada do projeto na escola. A cobertura desse e de outros momentos foi transmitida ao vivo pela equipe da TV FANOR (Universidade Devry FANOR):

Dava início, no dia 04 de abril, a jornada de oficinas práticas do PDE, com uma intensa programação que seguiu até o dia 06 de abril. A etapa trouxe aos alunos palestras, workshops e apresentações focadas nas seis temáticas de atuação do Programa, que conversam diretamente com o currículo escolar. São elas: Educação Ambiental, Educomunicação, Incentivo à Leitura, Artes, Teatro de Bonecos e Música. A etapa foi sucesso de público, mobilizando cerca de 270 alunos para participarem das oficinas.

A Diretora da Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz, Rosângela Alves, não poupou elogios ao projeto e ressaltou o carinho dos professores que decoraram cada espaço da escola para atender as atividades. “Com certeza nós abraçamos o projeto com muita alegria, muita satisfação, porque dentre muitas escolas no município, a nossa foi escolhida pelo Instituto e seus financiadores, Instituto Samuel Klein, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch. Estamos muito felizes, muito gratos. As expectativas são as melhores, de muito aprendizado, conhecimento e de conseguirmos ser multiplicadores, compartilhando nossa experiência com outras escolas, pois queremos fazer a diferença no município e essa parceria veio só nos fortalecer”, disse.

Aos que frequentavam o andamento das oficinas em sala de aula, foi perceptível a dedicação de cada oficineiro em conquistar o interesse dos alunos e despertar a curiosidade de cada um para continuar o que estava sendo plantado nesses primeiros dias de formação. “O Instituto Brasil Solidário é um marco no município de Beberibe, ao entrar na sala, olhei para os alunos e pude verificar o desejo. Escola ativa é onde o aluno é o protagonista e é isso que vejo nesse projeto”, disse a Professora Marta Cordeiro, Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Beberibe.

O processo produtivo da semana de oficinas, marcou não só os estudantes, os convidados a ministrar cada oficina mostraram-se impactados com o resultado final das atividades. “Estou feliz por esses quatro dias de formação, foram dias intensos e muito interessantes por ter sido feito pelos alunos em conjunto. Encontramos um solo fértil e soubemos aproveitar”, ressaltou Nado Rohrmann, Professor da Oficina de Teatro de Sombras. Para os alunos, além de um contato com a arte e de novas ferramentas para o ensino escolar, as oficinas despertaram para novas possibilidades, inclusive de empreendedorismo. “Adorei a oficina de patchwork, aprendi a costurar, fiz bolsas e usei muitos materiais diferentes para enfeitar almofadas, quero continuar fazendo na escola e se der certo até vender na minha comunidade”, disse a aluna do Fundamental II, Noemi de Lima.

Como um reflexo de tudo que estava sendo sentido e produzido nas oficinas presenciais, o encerramento das atividades apresentou logo em seu espaço o toque criativo e caprichoso de todos que participaram das formações.

A estrutura revelou em cada detalhe, o trabalho realizado nas Oficinas de Patchwork, de Artes, de Fotografia e na música, que em toda apresentação utilizou instrumentos com materiais reutilizáveis, criados dentro da oficina, com baldes, latinhas de refrigerante, plástico, entre outros e quando todos tocaram juntos, a harmonia estava presente com a mesma força de qualquer outra banda musical com instrumentos industrializados. “Nosso trabalho é no chão da escola, precisamos utilizar tudo que a escola tem a oferecer e é isso que a oficina de música tentou passar aos alunos, com pouco recurso é possível fazer música e transformar o que parece ser descartável em arte, e de qualidade”, pontuou o Professor da Oficina de Música, Lourivan.

Num mesmo espaço, o público em uma noite pôde conferir a arte em retalhos, a contação de histórias, exposição fotográfica e vídeo com imagens dos próprios alunos, uma banda alternativa com materiais recicláveis e, ainda, o presente de uma bela apresentação de música clássica com o sexteto de cordas dos alunos do Instituto Bia e Lauro Fiuza – IBLF.

“Esse primeiro passo é fundamental para o início do processo de multiplicação pela rede de educadores. A presença de vários municípios e representantes do Governo do Estado mostra que estamos iniciando um novo ciclo de ações com nossa nova sede aqui no Ceará. Agradeço sempre aos nossos parceiros e financiadores por proporcionarem junto conosco essa mudança” – concluiu Luis Salvatore.

O trabalho teve ampla cobertura pela mídia local, incluindo TV, Jornal impresso, rádios e divulgação pela internet. No Facebook oficial do Instituto foram realizadas postagens com vídeos e fotografias de cada momento:
https://www.facebook.com/institutobrasilsolidario/

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares