Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
30/11/2020

Estela Renner, Diretora do Documentário “Criança, a Alma do Negócio”, faz participação em Formação EaD de Educação Financeira, do Instituto Brasil Solidário, com educadores da rede pública de ensino

“A formação, que está sendo ofertada de forma gratuita, tem promovido um intercâmbio com especialistas e grandes referências em cada tema das atividades fomentadas pelo projeto”

Seguindo a proposta de promover uma formação com aulas dinâmicas e interativas, possibilitando um intercâmbio de conhecimento entre os educadores, a formação EaD de Educação Financeira, já tem reservado em seu cronograma de atividades, uma aula especial com participação da cineasta Estela Renner, em diálogo aberto com os educadores da rede pública de ensino que participam do projeto.

A aula interativa será realizada no próximo dia 01 de dezembro, às 14h, contando com a presença de educadores dos municípios de Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campo Verde (MT), Porto Nacional (TO), Petrolina (PE) e Serra do Mel (RN), que tem recebido várias ações do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS, envolvendo desde a formação EaD com especialistas da área, até a doação de materiais para as escolas beneficiadas, com entrega dos jogos educativos Piquenique e Bons Negócios atendendo alunos de toda a rede municipal de ensino.

A cineasta convidada, Estela Renner, irá compartilhar sobre as experiências apontadas no Documentário “Criança, a Alma do Negócio”, que faz uma análise dos efeitos que a mídia de massa e a publicidade têm em relação às crianças, apontando como a indústria descobriu que elas são os melhores alvos para vendas de produto. O tema será essencial para as atividades previstas na formação, que ressalta sobre o consumo consciente, e as muitas possibilidades de economizar e organizar um bom planejamento financeiro desde os primeiros anos escolares, desenvolvendo atividades que provoquem reflexões e mudanças de comportamento em ações que estão no cotidiano dos alunos.

No filme, além dos relatos com as crianças, a produção ouviu também os pais e familiares, que enfatizam o quão influentes seus filhos são dentro de casa e como isso está ligado as propagandas e os efeitos que isso causa nas escolhas e tomadas de decisões dessas crianças ao longo de sua trajetória pessoal e profissional.

O material com os jogos educativos, tem sido um aliado nas atividades pedagógicas, podendo ser trabalhada com crianças a partir de 06 anos de idade, e traz um formato leve e divertido, que permite potencializar habilidades importantes para a vida financeira dos estudantes, como planejar, julgar, decidir, poupar, escolher e identificar e lidar com riscos e oportunidades.

Segundo o Professor Jefferson Soares, da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Serra do Mel, o conteúdo apresentado na formação tem surpreendido de forma positiva todos os participantes, principalmente, por demonstrar um novo formato de trabalhar a educação à distância de maneira dinâmica e diversificada, cativando o desenvolvimento e o potencial dos educadores a cada etapa do curso.

“Posso dizer que a formação, tem sido acima de tudo um curso provocativo, mostrando que as aulas pela internet não devem ser elaboradas apenas para compensar as aulas presenciais, o conteúdo apresentado pelo IBS, oferece uma plataforma moderna, intuitiva, e o mais importante, cativante. A distribuição do conteúdo não segue uma linearidade enfadonha que pouco acrescenta no decorrer das páginas; ao contrário, apresenta-se de maneira dinâmica e diversificada, de forma a mesclar diferentes níveis de abordagem — algo que aguça a sua curiosidade e lhe instiga a continuar, tal como numa caminhada em que você vai vencendo pequenos trechos à medida em que caminha”, ressalta o educador.

O material do Projeto Jogos de Educação Financeira, está alinhado a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), abordando temas transversais, como educação ambiental, nutrição, mobilidade urbana, cidadania e educação fiscal.

As diversas ações do Instituto Brasil Solidário são financiadas por: Palmeirinha Ação Social, Bank of América, Echoenergia, Bayer, Banco HSBC, OMINT Saúde e Seguros, Machado Meyer Advogados e Veirano Advogados, além de participantes pessoa física, via Lei Rouanet.

 

Sobre a convidada Estela Renner

Autora, diretora e sócia fundadora da Maria Farinha Filmes, produtora que desde 2008 cria filmes com o objetivo de impulsionar transformações positivas para todos, sejam elas sociais, ou ambientais. É diretora dos documentários Criança, a Alma do Negócio, Muito Além do Peso, o Começo da Vida e da série de ficção Aruanas.

 

SERVIÇO

FORMAÇÃO EAD DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Data: 01/12

Horário: 14h às 15h30

Municípios atendidos: Dias D’ávila (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Campo Verde (MT), Porto Nacional (TO), Petrolina (PE) e Serra do Mel (RN).

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.