Escolas parceiras das ações do PDE/IBS no Ceará se destacam na premiação do Escola Nota 10

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“Foram 24 escolas parceiras das ações PDE/IBS recebendo a premiação do Escola Nota 10 na avaliação de desempenho do SPAECE 2019”

Reconhecer o esforço dedicado à alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade e a continuidade desse trabalho nas séries seguintes, este é um dos principais objetivos do Prêmio Escola Nota 10, do Governo do Estado do Ceará, e as escolas parceiras IBS se destacaram na premiação, apontando grandes resultados de desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), referente a 2019.

Escolas dos municípios de Cascavel, Pindoretama, Tianguá, Ubajara, Jericoacoara, Crateús e Tamboril, que participaram das Oficinas Práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS e tiveram ações multiplicadas das atividades de leitura, educação ambiental e educação financeira, estão entre os agraciados pela classificação do Troféu Nota 10, que para chegar ao resultado final, promoveu uma avaliação externa em cada uma das escolas públicas, para identificar e analisar o nível de desempenho dos estudantes.

Buscando somar forças ao trabalho desenvolvido pela rede educacional dos municípios atendidos pelo Instituto Brasil Solidário, as formações realizadas pelo projeto, são fomentadas buscando soluções simples e replicáveis, que fazem da escola um espaço acolhedor para o aprendizado e com muitas possibilidades de mobilizar um trabalho colaborativo, dando espaço para o protagonismo de alunos e educadores.

De acordo com a Secretária de Educação de Pindoretama (CE), Silvia Helena Araújo, a proposta apresentada nas oficinas do IBS, com ações lúdicas, criativas e de mobilização de toda a comunidade escolar, traz um formato cheio de oportunidades para agregar o aprendizado dos alunos dentro e fora de sala de aula.

“Os educadores de Pindoretama participaram das oficinas do IBS não só aqui na cidade, mas também de formações em outros municípios, e cada atividade mostrava uma nova oportunidade de enriquecer o aprendizado dos alunos através de uma proposta mais lúdica e dinâmica dentro do currículo escolar, nós conseguimos fortalecer as atividades de leitura e educação financeira, que tem ajudado muito a desenvolver habilidades importantes de aprendizagem, desde os primeiros anos escolares”, disse.

Segundo a Secretária de Educação de Ubajara (CE), Susenilda Costa, que esteve como diretora da Escola Humberto Ribeiro Lima no ano em que a escola foi sede das oficinas práticas do IBS, os eixos trabalhados durante as formações unem temas importantes no desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, reflete nos resultados das avaliações externas e indicadores das escolas.

“A parceria com o IBS é um ganho muito positivo para o município, só veio completar o nosso desafio com relação a educação, e o Instituto trouxe para as escolas oficinas de extrema importância como a de mediação de leitura, que impacta diretamente com o resultado dessas avaliações externas, além das oficinas de educação ambiental, que acaba trazendo o aluno para ter uma responsabilidade maior para com o espaço da sua escola, dentre outras oficinas que recebemos que ajuda o aluno na sua formação pessoal, humana, não apenas como um ser de desenvolvimento cognitivo, mas um ser que atua numa sociedade que tem direitos e deveres a serem cumpridos”, ressalta.

Para o Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o resultado reflete um trabalho muito importante de dedicação e comprometimento de todos que fazem parte da comunidade escolar, entendendo a importância da inserção de temas transversais sendo trabalhados desde os primeiros anos escolares.

“Nós temos histórico de escolas que receberam essa premiação desde 2011, logo após participarem das atividades do IBS, e ainda este ano continuam recebendo esse reconhecimento. É algo que nos enche de muita alegria, precisamos parabenizar cada um desses educadores e gestores escolares pelo lindo trabalho que realizam e por possibilitarem uma educação integrada e participativa, ressaltando todo o potencial de seus alunos e apoiando os projetos do Instituto em suas cidades e escolas”, enfatiza, Luis.

 

Confira a lista das Escolas NOTA 10, parceiras das ações IBS:

  • CASCAVEL/CE

E.E.B. DEP. RAIMUNDO QUEIROZ – 2º ano

E.E.F. ABDON DANTAS DE ALMEIDA – 2º ano

E.E.F. CHORÓ VAQUEJADOR – 2º ano

E.E.F. JACARECOARA – 2º ano

E.E.F. JÚLIA DE MELO – 2º ano

E.E.F. LÍBIA RIBEIRO – 2º ano

E.E.B.M. BENIGNA PACHECO (Escolinha Abraço Fraterno) – 2º e 5º ano

 

  • PINDORETAMA/CE

E.M.E.F. PROFESSORA VERÔNICA PEREIRA DE ARAÚJO – 2º ano

E.M.E.F. AURELINA FALCÃO DA SILVA – 2º ano

E.M.E.I.F. FRANCISCO RAIMUNDO DE OLIVEIRA – 2º ano

E.M.E.F. JOSÉ QUEIROZ FERREIRA – 2º ano

 

  • JERICOACOARA/CE

E.M.E.F. JOSÉ BRANDÃO DE ALBUQUERQUE – 2º, 5º e 9º ano

E.M.E.F. FRANCISCO RAIMUNDO DUTRA – 2º e 5º ano

E.M.E.F. NOSSA SENHORA DA CONSOLAÇÃO – 5º ano

E.M.E.F. FRANCISCO SALES DE CARVALHO – 5º ano

E.M.E.F. JOSÉ DIONÍSIO DE SOUSA – 5º ano

 

  • TIANGUÁ/CE

E.E.I.F. FRANCISCO NEMÉSIO CORDEIRO – 2º e 5º ano

 

  • UBAJARA/CE

E.E.I.F. HUMBERTO RIBEIRO LIMA – 2º e 5º ano

E.E.I.F. MARIA MADALENA HOLANDA SOARES – 2º e 5º ano

 

  • CRATEÚS/CE

JOAQUIM FERREIRA DO BONFIM ESC CID – 2º ano

ESCOLA UMBELINO ALVES DA SILVA ESC CID – 5º ano

 

  • TAMBORIL/CE

E.M.E.F. VENCESLAU PEREIRA DAMASCENO – 2º e 5º ano

E.M.E.I.F SANTO ANTÔNIO – 5º ano

E.M.E.F. EXPEDITO MENDES CHAVES – 9º ano

 

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Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

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