Escolas de Catalão (GO) multiplicam projetos literários utilizando o novo acervo

Outras notícias

NotíciasEscolas de Catalão (GO) multiplicam projetos literários utilizando o novo acervo

Depois do PDE em Catalão (GO), educadores e alunos já se mostraram engajados e os primeiros resultados já começam a se consolidar. Num trabalho que se iniciou com oficinas práticas e com a primeira etapa com a jornada literária, nossos Anjos da Leitura da região seguem multiplicando várias iniciativas e atividades de incentivo à leitura, aproveitando todo acervo doado para as escolas, com mais de 7 mil livros distribuídos em 14 escolas do município. A seguir, vamos conhecer os trabalhos de algumas dessas escolas. 

Educadores interagem com o acervo num Café Literário 

Para a volta às aulas desse segundo semestre, os professores da Escola Municipal Gleice Martins do Nascimento participaram de uma acolhida organizada pela gestão da escola, com direito a um café da manhã literário para apresentar as obras doadas pelo IBS. O acervo, que agora faz parte da biblioteca da escola, estará disponível para ser utilizado de forma interdisciplinar com os alunos, aproveitando todas as dicas e orientações passadas na formação EaD e também nas atividades presenciais do PDE. 

Segundo a educadora Cíntia Aires, “os livros do acervo doado pelo IBS foram apresentados a todos os colaboradores da escola, num momento de inspiração e muita troca sobre as práticas literárias”. 

Apresentação do acervo IBS com livros dispostos por toda a sala 

Muitas cores e livros em todos os formatos e gêneros dispostos por toda a sala, esse foi o cenário encontrado pelos educadores da Escola Nilda Margon Vaz, na reunião de apresentação do acervo, onde os professores puderam explorar a diversidade de obras entregues, com vistas para futuras mobilizações de projetos de leitura. 

Para o educador José Francisco da Silva, responsável pelos eventos da escola, esse encontro despertou um entusiasmo e injetou várias inspirações para os projetos que podem ser realizados dentro e fora de sala de aula.  

“Devido ao entusiasmo causado pelas obras maravilhosas, tanto visual, quanto pelo conteúdo, percebi que todos saíram com a cabeça já fervilhando de ideias. Eu, que sou leitor convicto, estou maravilhado com a seleção dos livros e o material de cada um”, ressaltou o educador. 

Visita semanal na sala de leitura 

Na EM Frei João Francisco, os alunos participam de atividades semanais na sala de leitura utilizando o novo acervo e se encantaram com os personagens e as cores dos livros. Até participaram de rodas de leitura, com orientações sobre a importância do cuidado no manuseio dos livros. 

“Os alunos adoram participar. Eles gostam desses momentos lúdicos e mais interativos com os livros. Organizamos visitas semanas na sala de leitura, onde eles podem pegar um livro para ler durante a semana e buscamos conversar sobre o cuidado com os livros, dando a oportunidade de conhecerem novas obras a cada aula”, explica a gestora da escola, Jesuina Evangelista. 

Leitura mediada de A Árvore Generosa 

Na Escola CAIC São Francisco de Assis a mediação de leitura foi repleta de ensinamentos e reflexões sobre o amor, a generosidade e a solidariedade. Os alunos participaram de uma contação de história numa roda de conversa sobre o livro “A Árvore Generosa”.  

“Como estratégia para manter os alunos atentos e interessados na contação, eu utilizo uma série de perguntas durante a leitura e até mesmo antes. Pergunto o que as crianças esperam da história e após a leitura, e sempre destino um momento para apresentar o leitor, o ilustrador, a capa e o nome do livro. Os alunos interagem bastante, se mostram curiosos para conhecerem mais da obra”, relatou a educadora Maria de Fátima. 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação IBS

Telefone: (85) 9 99227266

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares