O primeiro Encontro com Gestores Municipais abriu as atividades do ano em clima de celebração dos 25 anos de trajetória do Instituto Brasil Solidário. Realizada no dia 29 de janeiro, a reunião foi marcada pelo diálogo e articulação das agendas previstas para o ano, que chegou repleto de novidades. Diante de um calendário tão intenso de ações presenciais, aumenta ainda mais a importância do trabalho dos multiplicadores, que abraçam os projetos e nos ajudam a escrever essa história marcada por tantas ações de impacto e transformação social.
Entre apresentações dos muitos lançamentos previstos, com novos cursos e formações, houve muita troca sobre as políticas públicas já implementadas em todo o Brasil. A equipe trouxe ainda as ferramentas de acompanhamento de resultados das ações, seja on-line ou presencial, com relatórios que seguem sendo encaminhados aos gestores, para compreenderem o avanço das atividades em sua rede.
Para Eliana Canedo, da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, as formações do IBS conseguem inspirar e ressignificar as práticas em sala de aula. “Posso dizer aos que ainda vão receber as oficinas do Instituto: preparem seu coração e abram a mente para as oportunidades, porque são formações extremamente práticas e os profissionais já saem com projetos engatilhados para desenvolver nas escolas. Surgem muitas ideias e inspirações. É uma ressignificação do que a gente já faz. Com o IBS, o céu é o limite”, destacou.
IBS nas nuvens
Somando-se ao material compartilhado para mobilização dos projetos nas escolas, o Instituto preparou um espaço em nuvem, organizado em pastas no “DRIVE IBS”, reunindo todas as informações sobre o Conteúdo Programático EaD 2025, além dos calendários que auxiliarão os educadores com os projetos do Dia D de Educação Financeira e 30 minutos para Leitura.
Acesse aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1QfLVAnIX318oH2UMPePE_4BLeAD3dk39
EaD inicia seu 1o ciclo de formações e apresenta novos cursos
Ampliando a grade de cursos ofertados na plataforma de Ensino à Distância (EaD), a equipe do Instituto acaba de lançar neste primeiro ciclo de formações do ano os cursos de “Cantinhos de Leitura”, com carga horária de 20 horas e “Cidadania e Políticas Públicas”, com 40 horas.
As novas formações fazem parte da proposta de capacitação da “Trilha de Aprendizagem IBS”, elaborada com foco em cursos mais objetivos e dinâmicos, envolvendo conteúdos práticos que auxiliarão as atividades em todas as redes de ensino.
Para o curso de “Cantinhos de Leitura”, as aulas visam incentivar e orientar a criação dos espaços literários em salas de aulas e escolas, possibilitando o contato direto e frequente dos alunos com o livro literário, estimulando o hábito e o gosto pela leitura e contribuindo com a alfabetização.
No curso de “Cidadania e Políticas Públicas” serão estimuladas diversas reflexões sobre a cidadania através de questões como o voto, o marketing político, a cidadania digital, as redes sociais, o jornalismo, a Lei de Acesso à Informação e, finalmente, como poder contribuir na construção de políticas públicas que efetivamente crie agendas positivas no território.
Para os que perderam as inscrições do primeiro ciclo, fiquem atentos aos nossos grupos de WhatsApp, pois informaremos em breve mais detalhes e datas do próximo ciclo.
Aos que iniciaram o ano já aproveitando as vagas ofertadas em janeiro, confira abaixo o calendário EaD das formações.