Educadores participam de Oficinas Práticas do PDE/IBS em Cascavel/CE com construção de espaços lúdicos e atividades de arte e cultura

Outras notícias

NotíciasEducadores participam de Oficinas Práticas do PDE/IBS em Cascavel/CE com construção de...

“Com mobilização de mais de 400 participantes de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, as oficinas práticas do IBS envolveram todos os espaços da escola, incluindo um escovódromo, uma rádio escolar e uma biblioteca nova com árvore literária”

Arte, cultura e educomunicação sendo trabalhadas de forma multidisciplinar e com participação ativa de alunos e educadores em todos os processos! O Instituto Brasil Solidário levou para o município de Cascavel/CE mais uma etapa de oficinas práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS, entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, com uma programação envolvendo desde formações em xilogravura, produção audiovisual, pintura e desenho, teatro de sombras, oficina de patchwork, música, teatro, até formações ministradas por artesãos do próprio município, como as oficinas de cipó e artesanato de barro.

Mobilizando mais de 400 participantes, a Escola Deputado Raimundo de Queiroz, sede das oficinas em Cascavel/CE, se tornou um cenário de transformação que surpreendeu todos os envolvidos até o último dia de encerramento das oficinas. Os olhares ansiosos e curiosos que tomaram o pátio da escola na abertura das atividades, mostraram um fôlego de aprendizado que se refletiu em cada cantinho da escola.

Da sala de leitura que junto aos mais de 500 livros doados pelo Instituto, recebia uma árvore literária e novas cores com a criatividade dos alunos, até o teatro, a fotografia, a xilogravura com cordéis feitos em sala, todas as formações ressaltaram o talento e protagonismo dos estudantes com sede de aprender, colorir, interpretar, fotografar e se apropriar dos espaços da escola de forma efetiva e sendo construída com participação de todos.

A professora da Escola Centro Educacional Municipal de Cascavel/CE, Nonata Freitas, disse não ter acreditado nas mudanças realizadas na escola através das formações, principalmente a biblioteca, que será inspiração para outros espaços de leitura no município. “Estou amando a biblioteca, não quero mais sair daqui, acho que todas essas ideias podem ser replicadas, lá na escola podemos montar uma sala com vários livrinhos, formar uma tenda igual a essa que vocês fizeram para chamar a atenção dos alunos, e através dos fantoches, que fizemos na oficina de patchwork, podemos contar histórias para as crianças de forma mais dinâmica, eu adorei a oficina e quero levar tudo que aprendi para a minha escola”, disse Nonata.

O regionalismo e valorização cultural foram o ponto alto das atividades realizadas dentro de todas as oficinas! O texto escolhido para a dramaturgia do teatro, levou em consideração as lendas e histórias que reforçam os símbolos culturais do município e da produção do barro que é centenária na região. Nos muros da escola, ficou o registro com muitas cores sobre a tradição que dá nome ao município, com todos os detalhes de interpretação dos alunos em sua construção, junto com a orientação da artista Rociania Barreto, do Instituto Brasil Solidário.

Entre as melhorias estruturais, além da nova mobília para a biblioteca, com um espaço lúdico feito em palete e uma tenda literária com almofadas dos nossos anjos da leitura, o pátio da escola recebeu a instalação de um espaço de saúde, com um escovódromo sustentável! Com pias em bacia de cerâmica feitas de barro, sendo apoiadas em cima de paletes reaproveitados na escola, o novo ambiente, trouxe nos detalhes o lindo trabalho artesanal que é próprio da região, além de uma nova área verde com instalação de um filtro de águas cinzas para o reaproveitamento da água da pia.

Segundo o Coordenador Pedagógico da Escola Deputado Raimundo de Queiroz, Carlito Cruz, a produção que foi além da sala de aula, deixou todos os gestores da escola impressionados com a desenvoltura dos estudantes e todo o trabalho realizado em apenas três dias de oficina.

“Receber o IBS aqui na escola foi um sonho conquistado, acompanhar nossos alunos produzindo o que eles nem imaginavam, todos estão vendo um resultado muito significativo pra escola, essas ações serão utilizadas como ferramentas pedagógicas e todo o material produzido ficará na escola, com esse material as aulas serão mais dinâmicas e diversificadas, queremos utilizar todo esse aprendizado da melhor forma possível em todas as aulas”, ressaltou o coordenador pedagógico.

Segundo o Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira, para a secretaria, as ações representam um primeiro passo para muitas outras atividades que devem ser continuadas dentro da escola, contando com o apoio da gestão municipal para dar suporte e ajudar na multiplicação das oficinas em outras escolas.

“O que eu estou vendo dessas oficinas aqui na escola está sendo muito maior do que as nossas expectativas, e, agora abre um outro momento, que não acabou aqui, valeu todos os esforços, todos os sonhos, todo o trabalho, mas do que nunca valeu a semente plantada pelo Instituto. Nós desmontamos a secretaria de educação nesses três dias para estar aqui participando das oficinas, as ações que foram aqui trabalhadas elas vão ter uma continuidade muito forte nas escolas, porque só vai fazer sentido se tudo que foi plantado aqui, não parar nessa primeira ação, nós já estamos incluindo essas atividades para o nosso planejamento de 2019”, ressaltou o Secretário de Educação de Cascavel/CE.

As ações ainda reservam uma Oficina de Rádio Escolar e mais uma etapa de formação em Mediação de Leitura, que serão realizadas na Escola Deputado Raimundo de Queiroz até o final deste ano.

 

IBS no Ceará

Com 20 anos de estrada e tradicionalmente forte atuação no eixo norte-nordeste, o Instituto Brasil Solidário, é reconhecido pelo empreendedorismo social de seus fundadores pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, Rede Folha de Líderes e Empreendedores Sociais e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Somente em 2017, em seu primeiro ano com sede fixa no Eusébio/CE, o IBS alcançou mais 100 ações multiplicadas nas escolas da rede pública de ensino do Ceará. Nos últimos 8 anos, mais de 25 municípios em todo o Brasil vem multiplicando as ações com o método PDE/IBS.

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, e de forma intersetorial, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

No Ceará, o IBS já conta com o apoio de organizações como a Faculdades Nordeste – FANOR, Associação Caatinga e o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF. O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma realização do Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além do apoio das Prefeituras Municipais dos Municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares