Catalão (GO) marca sua estreia no 30 Minutos inaugurando o novo acervo

Outras notícias

NotíciasCatalão (GO) marca sua estreia no 30 Minutos inaugurando o novo acervo

Em seu primeiro 30 Minutos pela Leitura, as escolas de Catalão (GO) nos presentearam com vários registros dos alunos e educadores aproveitando o acervo literário doado ao município. O projeto, que entregou 5 mil livros a 10 escolas da região, já reflete resultados que podem ser conferidos no olhar atento e no sorriso dos estudantes. 

Na Escola Municipal Santa Inês, a área externa foi tomada pelas almofadas, pufes e as capas coloridas dos livros, que foram expostos com fácil acesso para os alunos e funcionários da escola. “Os cursos do IBS são maravilhosos, já estou pensando em estudar Rádio escolar. É algo que tenho curiosidade e muita vontade de conhecer. Eu não tinha o hábito de ler e estou encantada com todas as descobertas que estou fazendo. Depois que comecei a fazer o curso, já estou no 5º livro. Estou tentando incentivar as professoras que são novatas na escola. Já falei que vou aposentar e vou ser contadora de histórias”, ressaltou Dílis Aparecida Cardoso, diretora da escola. 

Para a educadora Sandra Stoduto, da Escola Municipal Gleice Martins do Nascimento, o projeto trouxe, além do acervo, muitas ideias de envolver os alunos na leitura desde os primeiros passos. “Trabalhei com o acervo na minha turma do 1º ano. O IBS nos ensinou o caminho, agora vamos florir literatura”, destacou. A escola preparou salas decoradas, caixotes coloridos e muitos livros para as turmas. 

Na Escola CAIC São Francisco de Assis, a turma do 4° ano trabalhou com a obra “O Cabelo de Lelê”, de autoria de Valéria Belém, com ilustrações de Adriana Mendonça. Após a roda de leitura, as crianças participaram de uma dinâmica e um debate reflexivo sobre o tema, onde todos tiveram a oportunidade de se olharem no espelho e de procurarem traços familiares, partilhando suas histórias e origens. 

Na Escola Municipal Patotinha, a mediação de leitura teve a presença de uma contadora de histórias, trabalhando a obra “O abraço do ouriço”, da escritora Adriana Barretta Almeida, com toda a turma interagindo na atividade.  

Já na Escola APROV, as atividades de leitura tiveram as produções autorais dos próprios alunos, com exposição nos corredores, paredes, bancos e estantes das áreas comuns da escola. Cartazes sobre a obra “Gente de cor, cor da gente” foram parar num pilar com pinturas e desenhos de rostos retratados em vários formatos. Em outros espaços, artes penduradas e patos de rolinho de papel higiênico foram colocados sobre a mesa, inspirados na obra “A escola do pato poliglota”, outra referência mostra “A mancha” com pinturas de mãos. 

E assim foi a estreia de Catalão no 30 Minutos. Com alunos nos corredores, no pátio, deitados no tapete com livros nas mãos, concentrados em explorar os muitos universos e histórias encantadoras que só a literatura consegue nos proporcionar. Já estamos aguardando os próximos 30 minutos! 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares