Barreirinhas recebe Oficinas Práticas e celebra 23 anos de parceria

Outras notícias

NotíciasBarreirinhas recebe Oficinas Práticas e celebra 23 anos de parceria

Na programação das ações presenciais do Plano Bienal Brasil Solidário, a equipe IBS voltou ao Maranhão para mais uma ação em Barreirinhas, município que abriga os Lençóis Maranhenses e também diversos povoados, que vivem distantes do centro da cidade. A programação, realizada entre os dias 9 e 13 de outubro, contou com oficinas de Desenho e Pintura, Teatro, Oficinas Criativas e Fotografia. 

As atividades tinham como proposta trazer a comunidade escolar para explorar diversos espaços da escola, para além das salas de aula. “Acredito que tivemos mais aprendizados nesse dia do que um mês de sala de aula. Aqui eles estão tendo a troca de conhecimento e estão tendo a prática, que é algo que ainda falta muito nas nossas salas de aula”, afirmou Lucinha Rocha, diretora da Escola Municipal Socorro Gonçalves, de Barreirinhas. Já Ribamar Dias, gestor da Escola João Rezende, situada no povoado de Mandacaru, vai além: “Para nós o IBS traz realmente aquilo que a gente gostaria que a educação de Barreirinhas fosse”. 

Ezequias Ramos foi um aluno que se descobriu na Oficina de Fotografia: “Eu não gostava de nada. Só de ficar em casa, fazer logo meu dever e dormir. Aí, na hora que eu peguei a câmera… eu gostei demais. Eu me reencontrei com ela. Uma coisa que eu senti, que eu gostei… primeira vez”, disse ele. Outro destaque foi a doação do acervo de livros arrecadados numa campanha massiva feita por voluntários desde o início do ano, que foram triados e catalogados por nossa equipe pedagógica para, finalmente, serem distribuídos nos novos espaços literários que foram pintados dentro das bibliotecas (veja mais na página 5). 

“Barreirinhas é um território que trabalhamos há 23 anos, trazendo o desenvolvimento socioemocional, o desenvolvimento humano e – por que não? – humanitário. A maior troca, o maior amor que nós podemos trazer para as escolas vêm com literatura, com arte, cultura, desenho, pintura, fotografia, teatro, música. Tudo de melhor que podemos preparar nessa troca, onde nós nos encontramos e nos reconectamos com pessoas muito especiais na história do Instituto”, disse Luis Salvatore, presidente do IBS. 

Vídeo das Oficinas Práticas em Barreirinhas (MA)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares