Arraial literário acontece no São João da Bahia!

Outras notícias

NotíciasReleasesArraial literário acontece no São João da Bahia!

pe

 

O programa Amigos do Planeta na Escola, financiado pela Casas Bahia e coordenado pelo Instituto Brasil Solidário, idealizou e apoia uma festa junina inusitada na Bahia. Com o tema “São João Literário”, a tradicional comemoração da cidade de Palmeiras, que acontecerá entre 20 e 24 de junho, trará barracas temáticas, prendas literárias e decoração com bandeirolas em formato de livro.

“A cidade, que recebe desde 2011 as atividades educacionais do programa Amigos do Planeta na Escola mostrará como a leitura pode ser divertida e prazerosa em meio à maior e mais tradicional festa popular do Nordeste”, conta Luis Salvatore, presidente do IBS.  A cidade de Palmeiras faz parte dos seis municípios beneficiados pelo Amigos do Planeta na Escola com atividades de Educação, Meio Ambiente, Saúde, Comunicação e Artes.

A iniciativa faz parte dos programas de incentivo à leitura do IBS que, ao lado de outras iniciativas, têm mobilizado nos seus mais variados projetos o estímulo à formação de novos leitores e mediadores, além da formação de bibliotecas em todo país.

Brincadeiras juninas – Estão previstas barracas com brincadeiras típicas, desde argolas literárias à pescaria de livros. Já as prendas serão especiais, como a “compota literária”, onde além da cocada também terão poesias redigidas pelos próprios alunos da cidade que participaram das oficinas do programa nos últimos anos.

Outra prenda importante e com forte cunho social serão os doces da Casa de Biscoitos de Quixaba, cooperativa de mulheres na Chapada Diamantina mantida pelo Amigos do Planeta e responsável pela renda de diversas famílias na região. Parte das embalagens das prendas também estão sendo produzidas a partir dos conhecimentos das oficinas de educação ambiental.

As novidades da festa serão a Barraca de Fotografia, com alunos das oficinas de foto, e a “Barrateca”, cantinho com pufes para leitura em meio ao São João. “Esta é uma forma de agregar cultura aos ensinamentos de nosso trabalho, trazendo a leitura como tema principal da festa junina e movimentando toda cidade em prol da leitura”, acrescenta Salvatore.

O centro da cidade de Palmeiras também contará com quadrilhas com inspiração em personagens de livros do escritor Monteiro Lobato.

Sobre o Amigos do Planeta na Escola
Em cinco anos, o Amigos do Planeta na Escola atendeu 18 municípios, entre eles, as cidades com o mais baixos IDH do Brasil. Os resultados dos dois biênios comprovam a grandeza do projeto: 12 Estados; 256 escolas apoiadas (direta ou indiretamente); mais de 240 mil livros doados e construção de 120 bibliotecas. Na área da saúde, foram mais de 5,5 mil atendimentos (entre clínica geral, ginecologia, oftalmologia e odontologia), além da construção de escovódromos e um público total beneficiado projetado em mais de 1,2 milhão de pessoas.

A ideia do projeto é atuar em várias vertentes de educação, desde a implantação de bibliotecas e atividades de educação até a plantação de árvores, coleta seletiva e reciclagem de lixo, passando por palestras e atendimentos voltados à saúde bucal.

Sobre o Instituto Brasil Solidário
O Instituto Brasil Solidário (IBS), criado a partir de um trabalho de reconhecimento cultural que percorreu o país em 2000, vem ajudando comunidades carentes dos lugares mais remotos do Brasil.

Nos últimos doze anos, estima-se que o IBS beneficiou cerca de 3.939.889 pessoas com a realização de 51 expedições, 76 visitas técnicas de acompanhamento, capacitação de 11.295 professores, doação de mais de 743. 207 livros, 127.222 kits escolares, entre outros. Suas ações atenderam diretamente, 488 escolas em 149 municípios.

O IBS é uma organização sem fins lucrativos – OSCIP- que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades socialmente desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A entidade tem como objetivo promover programas de continuidade e de desenvolvimento territoriais sustentáveis voltados à educação, saúde, preservação do meio ambiente e inclusão social, tornando-os uma referência no Brasil e no mundo pela excelência, seriedade, qualidade e confiabilidade de seus resultados comprovados.
Mantenedor: Amigos do Planeta na Escola– Casas Bahia
Co-patrocínio: Palmeirinha Ação Social
Apoio/doações: Casas Bahia, Van Moorsel Gráfica e Editora, Olsen, Cristófoli, Consuldent, Colgate, Condor, Artfix, Instancolor, Cine Sertões, Fundação Itaú Social, Fundação DPaschoal, Editora DCL, Fundação Volkswagen, Editora Abril, Editora Melhoramentos, Credeal, Readers’ Digest Brasil, Mundo Mirim e Embalagens Jaguaré.
Apoio logístico: Collection Motors, Tegma Logística e Mitsubishi.

Assessoria de Imprensa Instituto Brasil Solidário
Ana Carolina Vieira
Fones: (11) 2574.3391 / (11) 9 8336.3391
E-mail: 
[email protected]
www.brasilsolidario.org.br

OUTRAS NOTÍCIAS

Populares