São João Literário é destaque no Prêmio Jovem Brasileiro 2025

Outras notícias

NotíciasSão João Literário é destaque no Prêmio Jovem Brasileiro 2025

O Instituto Brasil Solidário marcou presença no Prêmio Jovem Brasileiro 2025! Com o propósito de celebrar o protagonismo juvenil, a cultura e a literatura, o São João Literário ganhou espaço dentro de um dos prêmios mais prestigiados do Brasil, que valoriza jovens talentos e iniciativas transformadoras. 

Realizada em São Paulo, a premiação levou pela primeira vez a categoria “Educador Destaque”, dando reconhecimento nacional aos nossos educadores parceiros: 

  • Simone Carvalho Vieira de Andrade e Ana Alice Ferreira Batista estiveram lá para representar a Escola Ernane Ayres Satyro, de São José de Piranhas (PB); 
  • Wellington de Castro Santana e Cláudia Maria de Sousa Dias Lopes compareceram para representar a Escola Nilza Baldoíno de Castro, de São Raimundo Nonato (PI). 

Além do reconhecimento, as escolas premiadas pelo conjunto da obra no São João Literário receberam um acervo de 500 livros cada, fortalecendo ainda mais o compromisso com a leitura e a cultura. A emoção tomou conta dos educadores homenageados, que expressaram gratidão e orgulho pela conquista. 

Para a professora Simone Carvalho, de São José de Piranhas (PB), o momento foi inesquecível. “Fiquei muito emocionada por ver meu trabalho sendo reconhecido e por estar ao lado de tantos jovens inspiradores. Esse prêmio representa todo o esforço e o amor pelo que fazemos. Saio dessa experiência ainda mais motivada a continuar sonhando grande e fazendo a diferença. Obrigado ao IBS pelo convite, reconhecimento e receptividade”, agradeceu. 

Já Cláudia Maria Lopes, de São Raimundo Nonato (PI), destacou o impacto do projeto na realidade da escola e de seus alunos. “Agradeço imensamente pela oportunidade de participar de um concurso tão importante e significativo. Nossa escola enfrenta muitas vulnerabilidades e desafios socioemocionais, mas o IBS criou caminhos e soluções que mudaram nossa realidade. Nossos alunos não tinham acesso a livros que pudessem alavancar o nível de leitura. Graças ao São João Literário, tivemos essa oportunidade de enriquecer o nosso acervo. Essa conquista será registrada com muito orgulho!”, comemorou. 

 

IBS marca presença em eventos realizados em São Paulo 

Os últimos meses foram movimentados na agenda do Instituto Brasil Solidário (IBS). Além de todas as ações presenciais e das exibições do filme Virando o Jogo e dessa cerimônia do Prêmio Jovem Brasileiro, a equipe IBS esteve presente em diversos eventos com finalidades diferentes. 

No dia 30 de setembro a equipe IBS compareceu à 21ª edição do Prêmio Empreendedor Social, que trazia a temática central “Soluções socioambientais e inspiradoras para um futuro sustentável e inclusivo”, uma causa que apoiamos e em que atuamos. Sendo o Instituto um dos vencedores do prêmio na edição de 2015, foi um prazer ver novos projetos sendo premiados e se juntando à rede criada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab. 

Um dos premiados da noite foi uma organização que já é nossa parceira, o Instituto Mandaver, que mantém educadores ativos em nossas formações e incentiva o uso dos jogos de Educação Financeira em suas atividades, especialmente na nova biblioteca que inauguraram. Inclusive, o projeto da moeda social própria, chamada “Sururote”, traz inspirações em experiências bem-sucedidas de criação de moedas sociais a partir do projeto Jogar e Aprender do IBS. 

E dias depois, em 3 de outubro, foi a vez de marcar presença no Encontro Nacional de Educação Cidadã 2025 (ENEC25), promovido pela Rede Nacional de Educação Cidadã. Como se não bastasse a urgência do tema, o evento ganhou ainda mais peso após a portaria 642 publicada pelo Ministério da Educação, que institui no país o Programa Educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade. 

Ocorrido no Teatro Cultura Artística em São Paulo, o evento apresentou três painéis que debateram temas relevantes, reforçando o compromisso político pela Educação Cidadã, bem como a governança e possíveis caminhos para sua implementação, que ocorrerá a partir de 2026, com adesão voluntária de estados e municípios. 

Como o Instituto Brasil Solidário defende essa pauta e já vem desenvolvendo ações nesse sentido, com oficinas presenciais e com o curso EaD (Ensino à Distância) de Cidadania e Políticas Públicas, a inclusão formal nessa rede não durou mais do que algumas semanas. O IBS tem expertise para fortalecer esse debate e ajudar nossos professores a inserir essa temática dentro do currículo de forma transversal e dinâmica. 

Nesses 25 anos de Instituto Brasil Solidário, tem sido uma satisfação e uma honra poder celebrar essas conquistas ao lado de quem ajuda a construir uma educação de qualidade. Fazemos votos para que sigamos em 2026 o lema do Juntos Construímos! 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares