10ª edição do São João Literário mobiliza mais de 100 escolas em todo o Brasil

Outras notícias

Notícias10ª edição do São João Literário mobiliza mais de 100 escolas em...

O mês de junho foi marcado por uma verdadeira festa de criatividade e aprendizado nas escolas públicas de diferentes estados brasileiros. Em sua 10ª edição, o projeto São João Literário 2025 mobilizou alunos e educadores de várias regiões do país, transformando a tradicional celebração junina em um espaço de protagonismo estudantil, valorização da cultura popular e incentivo à produção literária com foco nas temáticas socioambientais. 

Entre abril e agosto, estudantes de todas as etapas de ensino mergulharam em atividades que uniram arte, literatura e fotografia. As produções variaram entre quadrinhas fotográficas, livros de foto poema, fotojornalismo e publicidade, além de apresentações culturais como quadrilhas juninas, danças folclóricas, performances teatrais e mostras culturais. 

Com o tema “25 anos juntos pela educação: construindo um Brasil Solidário”, o projeto alcançou números expressivos nesta edição, com participação de 103 escolas públicas de 38 municípios, em 10 estados do país, mobilizando ainda 122.692 votos populares na fase final para escolha dos vencedores. 

Com o apoio do parceiro Cais Impactaê, startup educacional de impacto social que leva educação de qualidade e inclusiva aos estudantes de escolas públicas, foram realizados quatro Encontros Formativos on-line, para orientação dos participantes, além do suporte técnico pedagógico por meio de grupos de WhatsApp. 

Mais do que uma competição, o São João Literário se consolidou como um momento de valorização da identidade cultural e de diálogo com os desafios atuais. Os estudantes mostraram suas habilidades de leitura, escrita e expressão artística a partir dos jogos PICs BIO e PICs BIO+, trazendo reflexões sobre sustentabilidade e cidadania. 

A premiação incluiu troféus pelo júri técnico e pelo júri popular, além dos Prêmios Especiais Conjunto da Obra, envolvendo a entrega de um acervo de 500 livros para uma escola urbana e uma rural, que se destacaram pelo engajamento e qualidade das produções literárias e culturais. 

Prêmio Especial Conjunto da Obra 

A criatividade, protagonismo e o trabalho coletivo foram os grandes vencedores do São João Literário 2025. Neste ano, o Prêmio Especial Conjunto da Obra reconheceu duas escolas que transformaram a cultura popular em inspiração para leitura, escrita e sustentabilidade: a Escola Nilza Baldoíno de Castro, de São Raimundo Nonato (PI), que conquistou 26.476 votos e a Escola Ernane Aires Sátyro, de São José de Piranhas (PB), com 8.996 votos.  

Além do título, as instituições foram contempladas com um acervo de 500 livros e terão a oportunidade de indicar um(a) professor(a) para receber o Troféu Educador Destaque no Prêmio Jovem Brasileiro, que será realizado no dia 23 de setembro, em São Paulo. 

 

Celebração no Piauí com carreata na cidade 

Em São Raimundo Nonato (PI), a conquista da Escola Nilza Baldoíno de Castro foi marcada por uma grande festa popular. A comunidade escolar realizou uma carreata pelas ruas da cidade, com ônibus cedidos pela prefeitura, carros de professores, funcionários, pais e alunos, além de um carro de som que animou a celebração com fogos de artifício e discursos de comemoração. O cortejo percorreu os bairros, passando em frente a cinco escolas municipais, e terminou no centro da cidade. De volta à escola, todos foram recebidos com um lanche e música na quadra de esportes. 

Para a educadora Cláudia Maria Lopes, o reconhecimento é fruto de um trabalho coletivo de engajamento. “Estamos todos radiantes! Gritamos, pulamos, soltamos fogos! Foi muito interessante mostrar ao Brasil práticas que já fazíamos em nossa região, como o reaproveitamento do óleo na produção de sabão, a sustentabilidade nas roupas da quadrilha e a mobilização intensa dos alunos e famílias. O projeto trouxe ânimo e força interior para todos nós”, destacou. 

  

Mobilização na Paraíba envolveu 13 localidades rurais 

Na Escola Ernane Aires Sátyro, em São José de Piranhas (PB), o prêmio também foi recebido com grande entusiasmo. A comunidade escolar abraçou o São João Literário, mobilizando professores, alunos e famílias de 13 localidades rurais. 

De acordo com a professora Simone Carvalho, a experiência foi transformadora. “Envolvemos do Pré ao 5º ano em sequências didáticas que incentivaram leitura, produção de textos e atividades culturais. As famílias participaram ativamente, inclusive na coleta de materiais recicláveis usados em sala de aula. Foi um processo que ultrapassou os muros da escola, fortalecendo identidade, cultura e aprendizagem”, ressaltou. 

  

MELHOR QUADRILHA LITERÁRIA 

Educação Infantil 

ESCOLA ERNANE AIRES SATYRO – São José de Piranhas (PB), com 4.308 votos  

A quadrilha da escola fez todo mundo dançar, com o Xote Ecológico da Educação Infantil. 

Anos Iniciais 

ESCOLA ARMINDA ROSA DE MESQUITA – Catalão (GO), com 5.094 votos 

A Quadrilha “Na Trilha da Educação”, homenageou os 25 Anos com o IBS, com muita música e coreografia envolvendo toda a turma. 

Anos Finais 

ESCOLA NILZA BALDOÍNO DE CASTRO – São Raimundo Nonato (PI), com 19.461 votos 

A Quadrilha “Por um Nordeste e um Brasil Mais Solidário”, envolveu toda a comunidade com a trilha “Viva os 25 anos do IBS”. 

EJA – Educação Jovens e Adultos 

ESCOLA IDELFONSO MANUEL DO NASCIMENTO – Monte Horebe (PB), com 31 votos 

Fez uma homenagem aos 25 anos do IBS com muitas danças e a leitura de um cordel. 

  

MELHOR PRODUTO LITERÁRIO – JÚRI POPULAR 

Educação Infantil 

ESCOLA ERNANE AIRES SATYRO – São José de Piranhas (PB), com 4.688 votos. 

A escola conquistou o título da Melhor Quadrinha com uma produção textual focada na Educação Ambiental. 

Anos Iniciais 

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ SEBBA – Catalão (GO), com 12.562 votos. 

Com o tema “Transformação”, a escola conquistou o título de “Melhor livro de Foto Poema”, com uma produção textual sobre a importância da reciclagem. 

Anos Finais 

ESCOLA NILZA BALDOÍNO DE CASTRO – São Raimundo Nonato (PI), com 7.015 votos 

A escola conquistou o título de “Melhor livro de fotojornalismo”, trabalhando o tema da produção de sabão caseiro, com reaproveitamento do óleo de cozinha. 

EJA – Educação Jovens e Adultos 

ESCOLA JOSÉ DIAS GUARITA – Monte Horebe (PB), com 58 votos 

A turma produziu um livro de foto publicidade, trazendo o tema sobre “Plástico no Mar e em Rios”. 

  

MELHOR PRODUTO LITERÁRIO – JÚRI TÉCNICO 

Educação Infantil (Empate) 

ESCOLA MUNICIPAL DÁRIO PIRES – Catalão (GO)  

A turma produziu a Quadrinha “Conscientização que Gera Transformação”, trazendo o tema sobre sustentabilidade e reaproveitamento. 

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL IVANY ALCÂNTARA DE SOUZA – Lençóis (BA)  

Os alunos produziram a Quadrinha “O planeta que temos e o planeta que queremos”, abordando atividades que a turma participou em campo sobre a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente. 

Anos Iniciais 

ESCOLA ARMINDA ROSA DE MESQUITA – Catalão (GO)  

A turma produziu um livro de Foto Poema com o tema “Pequenos Poetas, Grandes Cuidados”. 

Anos Finais 

ESCOLA SÃO ZACARIAS – Catunda (CE)  

A escola produziu um livro de fotojornalismo trabalhando o tema “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares