O Dia Internacional da Mulher no Acervo Literário IBS

Outras notícias

NotíciasO Dia Internacional da Mulher no Acervo Literário IBS

> por Carolina Lopes 

Sabemos que tanto as mulheres como pessoas que se identificam como mulheres ainda sofrem preconceitos na sociedade brasileira e enfrentam diariamente enormes desafios. Disparidade salarial, pouca representatividade, sobrecarga de trabalho, violência, falta de reconhecimento, tudo isso afeta a população feminina. 

Na escola, o cenário é um pouco diferente no que diz respeito à representatividade: a maioria das equipes escolares é composta por mulheres. Diretoras, professoras, coordenadoras, merendeiras entre outras funções. Arrisco dizer que esse fato se deve à função de cuidar, historicamente delegada à mulher. 

Apesar dos dados alarmantes, não estamos aqui para apontar o dedo para nenhuma ala da sociedade, até porque a cultura na qual estamos inseridos é uma responsabilidade coletiva. Mas sim, mostrar como é importante que meninas e jovens em formação tenham a segurança de que são igualmente capazes e se sintam empoderadas para enfrentar tamanhos desafios se munindo de repertório crítico. 

Para tanto, apontamos aqui alguns caminhos pedagógicos para promover o pensamento crítico em relação ao papel das mulheres na sociedade. São livros literários com os quais podemos O Dia Internacional da Mulher no acervo literário IBS nos aproximar das trajetórias de mulheres incríveis e inspiradoras. Todas essas sugestões ampliam as possiblidades para o desenvolvimento de pesquisas, debates, ações e criações sobre o tema dentro da escola.

Confira seis livros do acervo IBS para trabalhar o tema

  1. 101 Mulheres incríveis que mudaram o mundo (Editora Pé da Letra)

Nesse livro é possível conhecer a vida de 101 mulheres pioneiras e as coisas notáveis que elas conquistaram. O livro está repleto de biografias curtas de cientistas, ativistas, líderes, atletas, artistas, exploradoras e muitas, muitas mais. Da famosa à esquecida, essas mulheres e suas histórias certamente inspirarão os jovens leitores e os encorajarão a sonhar grande. De Julia Adams com ilustrações de Louise Wright.

2. Wangari Maathai: a mulher que plantou milhões de árvores (Editora Galerinha)

Uma árvore vale mais que sua madeira. Essa frase norteou toda a vida da queniana Wangari Mathaai. Ativista ecológica quando o termo ainda nem havia sido inventado, ela lutou para replantar as florestas devastadas de seu país, Quênia. A história dessa ganhadora do Prêmio Nobel é contada aqui em páginas tão vivas quanto um pôr do sol na savana. Como num safári fotográfico, cada imagem caçada, cada palavra contada convidam ao encantamento, à alegria e à sustentabilidade. De Frank Prévot, com ilustrações de Aurélia Fronty.

3. Plantando árvores no Quênia (Editora SM)

Um outro livro que conta a história de Wangari Maathai, que começou a plantar poucas mudas e conseguiu mobilizar toda a população a plantar mais de 30 milhões de árvores no Quênia. A autora e ilustradora estadunidense Claire Nivola conta os principais momentos dessa história: a forte ligação de Wangari com a natureza, o choque ao retornar a seu país depois de passar cinco anos estudando nos Estados Unidos e o desejo e a luta para mudar a vida. Uma história por dois olhares diferentes!

4. O ônibus de Rosa (Editora SM)

Um senhor leva o neto para conhecer o Museu Ford, em Detroit, com a intenção de mostrar ao menino um velho ônibus, dentro do qual testemunhou algo extraordinário. Esse é o pretexto para ele rememorar a história da segregação racial no sul dos Estados Unidos. Sentado novamente ali, emociona-se ao contar a história de Rosa Parks, que desafiou a ordem preestabelecida quando se recusou a ceder seu assento a um homem branco. De Fabrizio Silei, com ilustrações de Maurizio Quarello.

5. Mulheres incríveis (Editora Astral Cultural)

Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou a maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro. São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 a.C. e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antarctica, o livro conta a história de jovens e adultas transgressoras que lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós. Escrito por Kate Schatz e outros autores e autoras, com ilustrações de Miriam Klein Stahl.

6. Enreduana (Editora Companhia das Letrinhas)

Neste belo livro narrado sob a perspectiva de um grão de areia de um deserto na Mesopotâmia, os leitores vão conhecer a história de Enreduana, uma poetisa e filósofa que nasceu em 2300 a.C e é considerada a primeira escritora do mundo. Enreduana registrava seus textos em placas de argila e era apaixonada pela deusa Inanna. Foi expulsa do próprio reino pelo seu irmão, mas voltou para assumir seu cargo de alta sacerdotisa não muito tempo depois. Roger Mello, o autor, e Mariana Massarani, a ilustradora, se reúnem nesta poesia para mostrar aos pequenos e grandes leitores a história dessa mulher que eternizou suas palavras – e sua importância – na argila.

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares