Projeto do Instituto Brasil Solidário transforma o São João em grande festa literária

Outras notícias

NotíciasReleasesProjeto do Instituto Brasil Solidário transforma o São João em grande festa...

“Trabalhando com sequências didáticas voltadas ao incentivo à leitura durante todo o mês em que se comemora os festejos juninos, escolas públicas de várias regiões do Nordeste, participam do Projeto São João Literário mobilizando toda a comunidade escolar”

O mês de junho é marcado pelos sabores e cores das festas juninas que se espalham por todo o Brasil, com seus pratos típicos, bandeirinhas, chapéus de palha, e, diante de toda essa riqueza cultural surge uma excelente oportunidade para integrar ações literárias!

As escolas que fazem parte do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, trabalham todos os anos uma sequência didática durante o mês de junho, agregando a literatura em cada atividade que resultará na grande festa de São João. A ação ocorre desde 2013, e, consegue mobilizar municípios inteiros, mesclando aprendizado, estímulo e comemoração com foco no livro e no incentivo à leitura.

Este ano, as atividades já foram confirmadas em escolas da rede pública de ensino dos municípios de Cascavel, Ubajara e Tianguá, no Estado do Ceará, além de Iraquara e Boquira, na Bahia e Cabaceiras, localizado na Paraíba.

A última semana de junho reserva várias atividades, já com as apresentações das quadrilhas, que acontecem de forma gratuita e aberta para toda a comunidade. No dia 27, quinta-feira, serão realizados os festejos na Escola Humberto Ribeiro Lima, em Ubajara/CE e também no município de Cascavel/CE, na Escola Luis Pacheco do Amaral (LUPAM), Escola Jacarecoara e Escola Júlia de Melo, com temas voltados para a valorização da cultura nordestina e autores locais, como Raquel de Queiroz, Ariano Suassuna, Luiz Gonzaga e uma homenagem a obra literária “Iracema”, de José de Alencar.

Já no dia 28 de junho, está prevista as atividades em Tianguá/CE, na Escola Família Agrícola Antônia Suzete de Olivindo, que separou para os preparativos toda a caracterização e barracas literárias dentro do tema “Patativa do Assaré”. No dia 29, tem São João Literário em Cabaceiras, na Paraíba! A Escola Maria Neuly Dourado, escolheu como tema “A Roliude Nordestina canta e encanta com Jackson do Pandeiro”.

Além da ambientação dos espaços e as ações pedagógicas que começam desde as atividades em sala de aula, a proposta inclui ainda um concurso de quadrilha, intitulado “Arrasta Pé da Educação/IBS”, reservando uma premiação em duas categorias, divididas em Fundamental I e II, para as escolas que se destacarem na mobilização das atividades de incentivo à leitura, trazendo para a apresentação das quadrilhas juninas toda a criatividade e originalidade na abordagem do tema.

Figurinos bem elaborados com utilização de materiais recicláveis, ressaltando o conceito de sustentabilidade, além do momento de leitura e homenagem às obras literárias, seja na dança, na música ou na caracterização, são alguns dos elementos fortemente presentes durante a festa, que são critérios importantes para a avaliação das primeiras colocações.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore, as atividades que envolvem desde adivinhas, trava-línguas, receitas, quadrinhas e muita poesia, permitem um rico diálogo entre a escola e a comunidade. “O objetivo pedagógico do Projeto, é manter viva as raízes da festividade do São João, com toda a sua riqueza e tradição, incorporando o cunho literário desde os preparativos, até as apresentações das quadrilhas juninas, a ideia é engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira e este é um ótimo momento para trabalhar a arte literária”, ressalta Salvatore.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas, Cagece e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

 

CALENDÁRIO DO SÃO JOÃO LITERÁRIO 2019 

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES (DE 27 A 29 DE JUNHO)

 

CEARÁ

  • Cascavel/CE:

EEF Luis Pacheco do Amaral (LUPAM)

Data: 27/06 às 17h.

Tema: “Arraiá dos brilhantes, na seca do sertão vem Raquel de Queiroz para fazer chover emoção”

 

EEF Jacarecoara

Data: 27/06 às 18h.

Tema: “Arraiá do Gonzagão”

 

EEF Júlia de Melo

Data: 27/06 às 19h.

Tema: “Não sei, só sei que foi assim, Ariano Suassuna”

 

  • Ubajara/CE:

EEF Humberto Ribeiro Lima

Data: 27/06 às 19h.

Tema: “Iracema, tua história virou poesia”

 

  • Tianguá/CE:

EFA Antônia Suzete de Olivindo da Silva

Data: 28/06 às 18h.

Tema: “Patativa do Assaré”

 

PARAÍBA

  • Cabaceiras/PB:

EEF Maria Neuly Dourado

Data: 29/06 às 18h.

Tema: “A Roliude Nordestina canta e encanta com Jackson do Pandeiro”

 

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação do Instituto Brasil Solidário

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares