Projeto 30 Minutos pela Leitura inicia o ano com alta adesão das escolas

Outras notícias

NotíciasProjeto 30 Minutos pela Leitura inicia o ano com alta adesão das...

O projeto 30 Minutos Pela Leitura iniciou o ano com grande adesão de diversos municípios, com destaque no Ceará. Um fator de grande influência foram as recentes visitas presenciais do IBS tanto em etapas do PDE quanto em Jornadas Pedagógicas. 

No Ceará, as recentes formações presenciais e visitas técnicas foram determinantes. Em Beberibe e Cascavel houve o retorno das atividades na biblioteca e, portanto, a participação no 30 minutos, com incentivo ao empréstimo dos livros do acervo. Nova Russas também marcou presença, puxado em grande parte pela recente formação presencial e doação do acervo literário IBS ao município. Já em Em Tamboril, foi realizado um evento de abertura das ações do 30 minutos, o que já prevê mais participações no calendário do ano. 

Em São Paulo e Minas Gerais também tivemos municípios participando. Em Cachoeira Dourada (MG), que recebeu o Plano Bienal em novembro, já estão utilizando a minibiblioteca, o acervo literário IBS e os suportes para ambientação. Tudo desdobramento da ação presencial. 

Em São Roque (SP), foi realizado um momento de formação do leitor, tendo o professor como modelo. A professora Luana Fernandes organizou um momento de roda de leitura no auditório com a turma do 3º ano, onde os alunos tiveram contato com vários livros. Depois foi feita a leitura da obra “O Reizinho Mandão”, de Ruth Rocha. 

“Somos muitos, espalhados nos nossos recantos, sejam nas nossas casas, escolas, municípios. Cada mês é sempre uma alegria, com das memórias coletivas que estamos construindo. Nossa ação se inicia bem antes do dia do evento. Acontece através da partilha, do planejamento e das ações de muitas mãos que se transformam nessa corrente de professores/leitores/mediadores. É nessa união poderosa que a formação do leitor acontece. Nossa palavra é sempre de gratidão a todos que estiveram junto conosco neste dia”, diz Zenaide Campos, da equipe pedagógica do IBS. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares