Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar

Portal CNEWS

Publicação: Portal CNEWS
Tipo: Internet
Data: 2017
Clique aqui para abrir o link no site de origem.



Texto da Publicação:

Projeto de Educação alcança mais três municípios no CE

Com nova sede no município do Eusébio, o Instituto Brasil Solidário amplia sua atuação no Estado

Um método de ensino para além da sala de aula, provocando temáticas chave como Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola, essas são as principais vertentes trabalhadas no Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE do Instituto Brasil Solidário – IBS e que no Ceará já vem dando muito certo em municípios como Crateús e Tamboril. Com o slogan “Juntos Construímos”, o Instituto se instala com nova sede no Ceará, trazendo a proposta de promover transformação social e sustentável por meio da educação.

O método, que tem reconhecimento nacional e já está aplicado e consolidado em 25 municípios somente nos últimos 8 anos, chega a mais três municípios do Ceará. São eles: Beberibe, Pindoretama e Cascavel. Para consolidar e apresentar todo o processo de formação desse novo método “fora da caixa” de ensino-aprendizagem, o IBS promove entre os dias 03 e 06 de abril, uma jornada intensa de formação, com seminários, palestras, workshops e oficinas práticas com temáticas que serão continuadas durante todo o ano de aplicação do programa nessas cidades, entre elas, oficina de fotografia, rádio escolar, formação musical, teatro de sombras, construção de forno solar, confecção de instrumentos musicais, criatividade e reciclagem, dentre muitos outros. No último dia da primeira formação prevista, haverá um grande evento de encerramento com o resultado de todas as oficinas, onde cada aluno poderá apresentar para o público um pouco do que foi visto em sala de aula.

“Os educadores poderão conhecer toda a ideia do projeto de mobilizar e somar, utilizando recursos e linguagens simples, aproveitando o que a escola e a comunidade já oferecem no contexto cultural, educacional e político, e terão a oportunidade de ver na prática tudo que estamos colocando como possível nesse caminhar de transformação, através das oficinas e workshops”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luís Salvatore.

Segundo o Presidente do IBS, os programas são estabelecidos inicialmente em âmbito municipal, favorecendo um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, e logo desenvolve-se um processo de multiplicação no território, atingindo municípios vizinhos. “Por meio do PDE, temos acompanhado resultados comprovados de curto, médio e longo prazo, incluindo aumentos de frequência escolar e IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional. A ideia é que seja um processo efetivo de multiplicação, que as redes de ensino entendam a importância dessas ações e continue perpetuando e aprimorando essas atividades dentro das escolas locais”, pontua Luís Salvatore.

 

SERVIÇO

Seminário “Práticas e Experiências do Programa de Desenvolvimento da Educação” – dia 03/04; Horário: 08 às 18h Local: Hotel Parque das Fontes (Beberibe-CE) (Auditório Nautilus Hall)

Oficinas práticas – de 04 a 06/04; Horário: 08 às 18h Local: Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz (Rua: José Bessa, 561 – Centro – Beberibe – CE)



  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.