Oficinas práticas de Arte e Cultura chegam a Catalão (GO)

Outras notícias

NotíciasOficinas práticas de Arte e Cultura chegam a Catalão (GO)

Retomando as atividades do Plano Bienal Brasil Solidário neste segundo semestre, a equipe IBS desembarcou em Catalão (GO), para mais uma jornada intensa de oficinas práticas presenciais de Arte e Cultura, com participação ativa de toda a comunidade escolar. As ações mobilizadas no município, a partir da parceria com a John Deere, foi realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, na Escola Municipal Nilza Ayres Pires.  

A programação contou com oficinas de Desenho e Pintura, Teatro, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, Música, Fotografia e Incentivo à Leitura, incluindo a doação de um acervo de 500 livros catalogados e integrados à biblioteca da escola sede, que também recebeu uma pintura especial em uma de suas paredes, além de móveis para a disposição de livros. 

O acervo, envolveu várias obras e gêneros literários minuciosamente selecionados e categorizados pela equipe pedagógica IBS, com foco em fortalecer as ações de incentivo à leitura e ampliar as oportunidades de mediação em sala de aula. Numa primeira etapa de capacitação com os educadores, foi entregue ao município a doação de 7 mil livros, que foram distribuídos entre 14 bibliotecas das escolas municipais. Para as ações de Educomunicação, a escola sede das oficinas, recebeu ainda 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades. 

Para a aluna Gabriele dos Santos, que integrou a turma de Teatro, a oficina foi uma descoberta de sentimentos e habilidades para as artes que ela pretende seguir aprimorando e participando mais na escola. “Foi muito divertido aprender um pouco sobre teatro. Dançamos muito, brincamos e passei a gostar mais de artes”, destacou. 

A Oficina de Música também encantou os alunos com a proposta inovadora de fazer os próprios instrumentos na escola com materiais reaproveitados. “Aprendi muita coisa legal sobre música. Inclusive que é possível construir um instrumento musical usando garrafas de vidro. Foram três dias inesquecíveis”, disse o aluno Kauan Mariano. Já para o estudante Eduardo Ferreira, a formação foi uma oportunidade única que possibilitou ter seu primeiro despertar na música, “tive contato pela primeira vez com um instrumento musical. É muito emocionante aprender sobre música e ainda se apresentar tocando para toda a escola” disse. 

Vale ressaltar que o trabalho em Catalão acontece em rede municipal, através do EaD que chega a 100% da rede com 13 cursos formativos, contando com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, com as escolas dando um show de participação e multiplicação das atividades em rede. É através desse trabalho integrado entre formações EaD e oficinas presenciais que seguimos reforçando nossas parcerias com os municípios.

Confira o vídeo das Oficinas Práticas realizadas em Catalão (GO):

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação IBS

Telefone: (85) 9 99227266

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares