Instituto Brasil Solidário promove nova etapa de Oficinas Práticas em Cascavel/CE com formações gratuitas em Fotografia, Teatro, Xilogravura, Artesanato, Música e Contação de Histórias

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário promove nova etapa de Oficinas Práticas em Cascavel/CE com...

“As oficinas práticas serão realizadas entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro para educadores da rede pública de ensino de Cascavel, Beberibe e Pindoretama”

Dando continuidade as atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário, professores da rede pública de ensino dos municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama recebem mais uma etapa de oficinas práticas com formações gratuitas de arte, cultura, educomunicação e incentivo à leitura dividido em vários eixos temáticos!

Contando com a participação de profissionais que são multiplicadores das atividades do PDE/IBS em várias regiões do Brasil, o projeto está ofertando oficinas de Teatro de Sombras e de Bonecos (Nado Rohrmann – Companhia de Inventos/MG), Fotografia (João Macul/SP e Jefferson Maciel/BA),Xilogravura (Carolina Lopes/RJ), Oficina de Artesanato/ Materiais para Montagem da Biblioteca (Levina Borges/BA), Mediação de Leitura (Zenaide Farias/BA), Construção de espaços literários (Rociania Barreto/CE).

As formações serão realizadas entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE, com inscrições abertas para educadores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação dos três municípios participantes, os interessados podem entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (85) 9 9646.2474.

Durante a primeira etapa de formações, que contou com uma programação envolvendo um Seminário de Leitura e Oficinas Práticas de Mediação de Leitura, a escola sede em Cascavel/CE, recebeu a doação de 500 livros para o acervo da biblioteca, que darão suporte para todas as formações voltadas para o incentivo à leitura, incluindo a organização e catalogação dos livros para os espaços literários que serão construídos durante as oficinas e com materiais produzidos pelas mãos dos próprios alunos e educadores.

Para a oficina de Contação de Histórias, a formação será ministrada pela atriz Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, e atualmente, é produtora cultural e diretora da companhia de teatro itinerante – InConto Marcado. A formação promete uma semana de muita produção criativa e interativa, com técnicas de postura, controle da voz, além do estudo sobre o vasto acervo da biblioteca e as muitas possibilidades de contação de histórias e aprendizado dentro de cada gênero literário.

Promovendo ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em mais de 25 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE, a proposta está sendo fomentada de modo a alcançar 100% das escolas dos três municípios participantes, garantindo representantes de cada escola envolvida. “O IBS já tem alcançado resultados muito positivos nas escolas do Ceará, os educadores percebem que o projeto consegue utilizar de recursos e linguagens simples, aproveitando o que a escola e a comunidade já oferecem dentro do seu contexto cultural, e passam a mobilizar ações ainda maiores, com participação das famílias, da comunidade, dando espaço para o protagonismo dos próprios alunos”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

REGIONALISMO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

O regionalismo e a valorização da identidade e os potenciais culturais da própria região, serão o ponto alto do conteúdo das oficinas práticas em todos os eixos temáticos!

Na música, as oficinas serão integradas com atividades junto ao Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro, permitindo que os estudantes conheçam de perto o trabalho realizado por músicos e artesãos, que tiram do barro uma sonoridade única e instrumentos orgânicos que dão vida a tradições ancestrais no município de Cascavel/CE, que é considerado um dos principais polos de produção da cerâmica artesanal.

O trabalho de produção e artesanato de barro, também estará entre as oficinas que serão realizadas na escola! Contando com a participação do artesão Otávio Muniz (Cascavel/CE), a formação levará a proposta de apresentar aos alunos a matéria prima bruta como é retirada da natureza, sua textura e explanar sobre o seu processo de preparação para a confecção de peças como quartinhas, jarros, panelas e miniaturas de brinquedos (animais, flores, casinhas).

O artesanato de cipó, será ministrado pelas mãos do Mestre Bobô, onde os alunos vão aprender a confeccionar peças simples como casinhas e janelas para suporte de flores, peixes e luminárias. Um momento de aprendizado, resgate cultural e valorização dos costumes e tradições que fazem parte do cotidiano de muitas famílias da região, com gerações inteiras que são referência na comunidade.

De acordo com o Secretário de Educação de Cascavel, Fábio Pereira, as ações realizadas durante as oficinas serão multiplicadas por polo em cada região do município, com expectativa de alcançar os 7 polos onde estão localizadas as escolas municipais.

“Mais importante do que esse momento que está acontecendo agora em nosso município através das ações do IBS, é o que virá depois desse momento, é o impacto que isso gera a longo prazo dentro das escolas. O Instituto trouxe o simples de maneira efetiva, uma simples ação que poder fazer algo grandioso, é esse jeito de fazer que encantou nossos educadores, e nós queremos dar continuidade a todas essas atividades, assim como já iniciamos com o 30 minutos pela Leitura, o São João Literário, são propostas que só vem agregar o ensino aprendizagem nas escolas”, enfatiza Fábio.

 IBS no Ceará

Com 20 anos de estrada e tradicionalmente forte atuação no eixo norte-nordeste, o Instituto Brasil Solidário, é reconhecido pelo empreendedorismo social de seus fundadores pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, Rede Folha de Líderes e Empreendedores Sociais e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Somente em 2017, em seu primeiro ano com sede fixa no Eusébio/CE, o IBS alcançou mais 100 ações multiplicadas nas escolas da rede pública de ensino do Ceará. Nos últimos 8 anos, mais de 25 municípios em todo o Brasil vem multiplicando as ações com o método PDE/IBS.

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, e de forma intersetorial, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

No Ceará, o IBS já conta com o apoio de organizações como a Faculdades Nordeste – FANOR, Associação Caatinga e o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF. O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma realização do Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além do apoio das Prefeituras Municipais dos Municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

A ação em Cascavel e região também será financiada com recursos incentivados – Lei Rouanet.

SERVIÇO

OFICINAS PRÁTICAS PDE/IBS

Oficinas de Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias.

Data: 30/08 a 01/09;

Horário: 08 às 17h

Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected] 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares