Sabrina Manoela Ribeiro de Alencar Teixeira teve seu primeiro contato com o Instituto Brasil Solidário quando foi firmada a parceria com a Secretaria de Educação de Catalão (GO) em 2023. A instituição em que trabalha, Escola Municipal Alba Mathias Mesquita, foi indicada para receber um dos sete acervos literários que chegaram ao município.
Sendo assim, nada mais natural que o primeiro curso de Ensino à Distância (EaD) que ela faria seria o de Incentivo à Leitura. Ávida leitora desde a adolescência, logo se encantou pelo curso e pelo acervo. “Foi paixão à primeira vista”, garante ela. “Logo me envolvi com os projetos e me inscrevi nos cursos de Educação Ambiental, Educação Financeira, Desenho e Pintura, Contação de histórias. Em 2024 o Instituto foi fundamental para o meu trabalho pedagógico. Foi o meu norte”, descreve ela, que planejou o ano letivo baseado no projeto de Educação Financeira.
Segunda ela, esse trabalho conjunto a permitiu aprofundar noções fundamentais para que as crianças se desenvolvam plenamente como seres humanos e cidadãos. “Quando se tem um objetivo e metas traçadas, o trabalho em sala de aula se torna muito mais leve e prazeroso. Com os direcionamentos dos mentores dos cursos e as trocas de experiências, foi possível realizar muitos momentos de leitura, produção e execução de projetos que tiveram total participação dos alunos. As obras literárias trabalhadas vieram do acervo recebido pela escola. Escolhemos Ricardo Azevedo e fizemos um trabalho incrível de conscientização ambiental com as crianças, reforçando a importância do cerrado goiano para o bioma e a necessidade de preservá-lo”, afirmou.
Além de ampliar o conhecimento literário, foi possível também expandir a consciência ambiental e noções de empreendedorismo e finanças por meio do que ela chama de “pedagogia dos projetos”. “Foi gratificante perceber crianças de seis anos envolvidas com o ato de pesquisar, calculando valores monetários, produzindo artes, valorizando a própria cultura e debatendo sobre o meio ambiente! Sem o incentivo e apoio do IBS, talvez não teríamos motivação para tais realizações”, reconhece ela.
E 2025 já começou com mais aprendizados para Sabrina, que está inscrita no curso de Teatro de Bonecos. Sua trilha de aprendizagem tem deixado a equipe do EaD do Instituto pensando qual será o curso que ela irá escolher no próximo ciclo. Façam suas apostas!