MINHA HISTÓRIA – In memoriam: Raimundo Nunes (*10/08/1967 †28/08/2021)

Outras notícias

NotíciasMINHA HISTÓRIA - In memoriam: Raimundo Nunes (*10/08/1967 †28/08/2021)

O Minha História é uma homenagem póstuma. Desde que Barreirinhas passou a sediar o Intercâmbio Solidário, em 2016, Raimundo Nunes era o anfitrião do IBS no povoado de Bar da Hora, que se tornou um lugar muito especial tanto para a equipe quanto para os intercambistas. 

Na U. I. Zizina Oliveira ocorria não apenas a entrega os prêmios “Foto Escrita”, mas também a leitura destes textos, feitas pelos próprios alunos premiados. Por trás de tudo isso estava sempre Raimundo, que tinha na leitura e na preocupação com o meio ambiente duas de suas maiores bandeiras, as quais ele carregou até o final da vida, interrompida, infelizmente, pela covid-19. 

Em 2022, quando as atividades presenciais voltaram às escolas – e, com elas, o Intercâmbio –, Raimundo não estava mais na escola em Bar da Hora para nos receber, mas seu legado seguiu 

Para o Intercâmbio de 2023, o IBS queria – na verdade precisava – deixar algo mais para elas, para a escola e também para a comunidade. Então, já que o IBS já havia se comprometido em pintar murais em todas as escolas visitadas, por que não mudar a logística para que Bar da Hora também recebesse uma parede pintada e decorada? 

Dito e feito. Além desta homenagem a Raimundo, Bar da Hora recebeu mais dois murais, um com a árvore e os caixotes, e outro na parede do corredor, deixando a escola Zinina Oliveira mais colorida e lúdica.  

“Seria mais fácil entregar apenas a árvore, mas era preciso fazer essa homenagem ao Raimundo, pela sua importância para a escola e para a comunidade. A ideia era retratá-lo logo na entrada da escola, como se estivesse convidando a todos para as atividades”, disse Diogo Salles, responsável pela edição do livro e pela caricatura. 

A pintura teve grande repercussão na comunidade. “Ter a caricatura dele no local que ele mais gostava de estar foi algo que nos deixou muito emocionados, nos dá uma sensação de que ele está sempre pertinho. Em nome de toda a família, agradecemos por todo carinho “, disse Djalma Sousa Neto, filho de Raimundo. Já Ivanete, atual responsável pela Escola Zizina lembrou da liderança comunitária que ele representava. “O Raimundo foi uma pessoa muito importante. Fundou a Associação de Moradores em 2008 e sempre lutou pela comunidade, pela escola, ajudando quem precisava. Antes as modalidades de ensino eram só do Jardim I ao 3° ano. Ele lutou e trouxe até o 5º ano. Depois organizou o caixa escolar. Mesmo não estando mais aqui, seu Raimundo continua ajudando”, lembrou. 

 

Depoimento – Djalma F. Sousa Neto (Filho do Raimundo) 

É difícil falar de você, Raimundo Nunes Sousa, mas ao mesmo tempo me dá um orgulho, perdemos um grande homem e eu perdi o melhor ser humano que conheci e que tive a felicidade de poder chamá-lo de pai. Meu pai era um sonhador, filósofo, professor, pai, avô, filho, tio e um irmão espetacular.  

Sua trajetória foi marcada por muitas realizações, suas contribuições deixaram um grande legado de conhecimento, foram muitos os ensinamentos. 

Se hoje sou alguém na vida, é porque tive o exemplo de um pai batalhador, mas também de um pai conquistador e persistente. Tenho muito do seu jeito e gosto quando percebo alguns gestos meus que puxei dele. É uma forma de senti-lo mais perto de mim. 

Anualmente ele esperava as ações do IBS com muito entusiasmo. Era uma programação bem calorosa feita por ele e sua equipe. Ele multiplicava as ações deixadas, sempre preocupado em levar o melhor para a comunidade. 

Receber a pintura em homenagem a ele na escola Zizina Oliveira, foi algo que nos deixou muito emocionados, isso nos dá uma sensação de que ele está sempre pertinho de todos nós. Ter a caricatura dele no local que ele mais gostava de estar é um presente valioso para mim para toda minha família e para toda comunidade escolar. Em nome de toda a família, agradecemos por todo carinho. 

 

Depoimento – Ivanete, professora responsável pela escola Zizina Oliveira 

Trabalhei 9 anos junto com Raimundo na escola Zizina Oliveira. Entrei em 2012, ano que a escola recebeu do IBS a biblioteca. Recebemos também o rádio escolar, além de vários livros e brinquedos, então é de suma importância para todos essa parceria do IBS, até hoje a gente vem recebendo, este ano recebemos também então é muito importante para as crianças e também para a comunidade, traz sabedoria, aprendizado, aventuras. Os livros trazem histórias novas, os alunos ficam muito contente com os brinquedos que recebem, tudo é muito significativo para eles. Já temos esse laço muito grande com o Luis, que conheço desde 2000. Na primeira visita aqui no Bar da hora, ele se hospedou na minha casa e a gente tem esse carinho por ele, que faz parte da família. Também temos muito carinho pelos alunos que fazem o intercâmbio. 

O Raimundo foi uma pessoa muito importante, não só para a escola, como também para toda comunidade bardahorense, Ele fundou a Associação de Moradores em 2008 e sempre lutou pela comunidade, pela escola, ajudando quem precisava. Raimundo foi assim, um herói, uma pessoa muito importante, se você perguntar para outro morador, ele vai dizer essas mesmas palavras. 

Quando ele chegou aqui na escola, só tinha uma sala, o refeitório, dois banheiros e a cantina, que foi reformada em 2012. Foi construído o muro do quintal e teve essa ampliação. As modalidades de ensino aumentaram que era só do Jardim I ao 3° ano, então ele lutou e trouxe até o 5º ano, trouxemos de volta os alunos que já estavam lá em Mandacaru, organizou o Caixa Escolar, hoje temos mais de 10 programas no caixa escolar, eu já estou a frente da escola desde 2021, ano que ele pediu transferência para a escola João Resende, e eu fiquei de responsável da escola.  Ele deixou tudo organizado, todos os programas, ano passado, recebemos um bônus de $ 800,00 uma das prestações mais organizadas, das primeiras a serem entregues, então isso é muito bom, é muito importante, o pessoal da secretaria ainda falou, “mesmo não estando mais aqui, seu Raimundo continua ajudando”, muito obrigada Raimundo ❤️. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares