MINHA HISTÓRIA IBS – Priscilla Andrade: do intercâmbio dos filhos ao PDE

Outras notícias

NotíciasMINHA HISTÓRIA IBS - Priscilla Andrade: do intercâmbio dos filhos ao PDE

Outubro é o mês do Intercâmbio Solidário, então nossa personagem desta edição tem suas raízes com o IBS em 2015, quando este projeto estava apenas em seu segundo ano. 

Foi quando Priscilla Andrade decidiu, junto a seu marido Juca Andrade, que seu filho primogênito Gustavo iria desbravar o Brasil Profundo com o IBS. Quando Guga voltou do Maranhão, sua vida havia mudado – e isso mudou também a dinâmica da família. Aquele seria apenas o primeiro de seus três intercâmbios. O segundo filho, Bruno, seguiu o mesmo roteiro: acompanhou o Intercâmbio nos três anos em que cursou o Ensino Médio. 

Mas afinal, o que tinha de tão especial nesse tal de IBS, que foi capaz de mudar a vida dos jovens dessa forma? – essa era a grande questão. Independente da explicação encontrada, Priscilla e Juca sempre estiveram próximos do IBS. 

Mas Priscilla queria mais e, em 2023, decidiu que cairia na estrada com o IBS, trabalhando como voluntária. Formada em Gastronomia, ela comandou oficinas de culinária em dois PDE’s deste semestre, em Catalão (GO) e Santarém (PA). “Conseguimos produzir essa oficina de culinária não só para fazer doces e por a mão na massa de uma forma divertida, mas também de uma forma em que a gente conseguisse explicar para as crianças que existe um valor naquilo que elas estão fazendo”, explica. 

Por esta razão, ela considera que, antes de ir à cozinha, era vital trabalhar a parte teórica, com metodologia. “Eu iniciava a aula explicando quanto custa um brownie, como eu fazia a conta para chegar nesse custo e explicava por quanto – e por que – eu tinha que multiplicar, para vender este produto e ter um lucro”, diz. 

Depois, na parte prática, o importante era, além de se divertir, entender o ponto de cada receita, observar as regras de higiene e considerar a beleza do produto final. “A participação da turma foi muito ativa, eles adoraram fazer. Mas também era importante que eles entendessem que aquilo é algo que eles podem levar para suas casas. A culinária pode ser entendida como diversão, mas também como uma outra fonte de renda para muitas famílias e para a comunidade”, finaliza. 

Para Priscilla, 2023 foi um ano de conclusões e de reinício em relação ao IBS. Conclusão, pois seu terceiro filho, Zé, está finalizando o Ensino Médio e acabando de voltar do intercâmbio, tendo tido a mesma experiência que seus irmãos tiveram; e de reinício, pois, agora que os meninos estão todos criados, quem quer seguir na estrada agora é ela, que pretende levar sua experiência empreendedora a mais regiões do Brasil. Quem agradece é a equipe IBS que, além de ter o prazer de sua companhia, ainda vai poder degustar muitos brownies e cupcakes. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares