Minha História IBS: Marivaldo Lopes, de Irecê (BA), encontrou nas Formações EaD do IBS o caminho para criatividade e inovação nas aulas remotas

Outras notícias

NotíciasMinha História IBS: Marivaldo Lopes, de Irecê (BA), encontrou nas Formações EaD...

Um novo olhar sobre as propostas pedagógicas que migravam para o ensino remoto e traziam muitos desafios dentro e fora do ambiente escolar!

Refletindo uma realidade que impactou milhares de educadores em todo o Brasil, o educador Marivaldo Lopes, de Irecê (BA), passou por momentos difíceis de adaptação do novo formato de ensino com o distanciamento social, mas conseguiu se reinventar e encontrar alternativas criativas e inovadoras para suas aulas, após participar das formações EaD do Instituto Brasil Solidário.

“O IBS apareceu na minha trajetória profissional justamente num momento muito difícil para mim com a pandemia, que era a dificuldade e um bloqueio que eu estava tendo em usar esses recursos tecnológicos para dar aulas, pensei inclusive em deixar a educação e fazer uma outra atividade. Mas, as formações do IBS foram decisivas para a superação desse bloqueio, com certeza, o apoio que recebi dos colegas e participar das oficinas foi uma motivação muito grande e me fez naquele momento desviar o foco do problema”, ressalta o educador.

Marivaldo relata que já conhecia sobre as ações promovidas pelo IBS em seu município, que tem projetos multiplicados nas escolas desde 2011, e já sentia muita vontade de conhecer e participar das atividades que eram sempre mencionadas pelos colegas da região, alguns, já atuando como parte da equipe de formadores do IBS.

“Participar pela primeira vez de um curso promovido pelo IBS, foi a realização de um desejo antigo. Eu via meus colegas falando sobre as formações, alguns até viajando com a equipe do IBS, e eu sentia que precisava conhecer e participar dessas ações, então, assim que soube da abertura das inscrições, eu quis agarrar com unhas e dentes essa oportunidade”, enfatiza.

O educador participou não só de uma, mas de três oficinas seguidas do calendário das Formações EaD, participando inicialmente da capacitação em Introdução à História da Arte, depois expandindo ainda mais conhecimento nas atividades de artes com a Oficina de Pintura e Desenho e, este mês, segue na Formação de Teatro de Bonecos.

“Está sendo incrível participar das formações e o que mais me chamou a atenção é a forma leve como o curso é conduzido, a metodologia utilizada, o acolhimento, o estímulo e incentivo constante por parte dos professores durante o curso, a facilidade de navegar na plataforma, e percebo que qualquer professor que não tem formação específica na área de Artes, com as atividades  do curso ele consegue ter segurança e propriedade para desenvolver as propostas pedagógicas tranquilamente com os alunos”, reforça.

Marivaldo que possui um histórico de muita dedicação e referência nas atividades de Artes no município, com um currículo que envolve atuação em galeria de Artes, destaque em premiações de nível nacional como professor, em 2011, com o projeto “Sou professor, faço a diferença” e até aulas ministradas na TV Irecê, conseguiu ampliar ainda mais sua percepção das propostas pedagógicas e disse já ter planos e novas ideias que surgiram a partir das formações que participou do IBS.

“O curso me ajudou a rever minha prática em sala de aula, que é algo que devemos fazer sempre, me deu algumas dicas e possibilidades de estratégias que irão agregar valor ao que já faço nas atividades e me ajudou a despertar para algumas ideias que já tinha em mente e comecei a colocar em prática numa escola que trabalho. Estou criando lá o ATELIÊ DE PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO CRIATIVA – APEC, um espaço onde iremos discutir, estudar, propor e executar diversas ações a partir da Arte”, pontuou.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares