MINHA HISTÓRIA IBS – Marilândia Pereira de Souza: ajudando a reinventar a leitura de Lençóis (BA)

Outras notícias

NotíciasMINHA HISTÓRIA IBS - Marilândia Pereira de Souza: ajudando a reinventar a...

Antes de o Instituto Brasil Solidário entrar na vida de Marilândia Pereira de Souza, não havia dúvida sobre a sua vontade de ser professora. “Foi a profissão que me escolheu. Apesar do árduo trabalho e das muitas lutas, faço tudo com a esperança de estar contribuindo com a sociedade, formando pessoas não apenas para os conhecimentos didáticos, mas também para a vida”, esclarece. 

A vocação a levou a ter seu primeiro contato com o Instituto numa formação presencial de Mediação de Leitura em 2012. Dali em diante, projetos de leitura foram se estabelecendo: “Aos poucos, fomos enriquecendo nossas práticas, sobretudo quando mais professoras da escola passaram também a participar dessas formações.” 

Essa convicção se ampliou quando ela foi apresentada ao EaD do Instituto. “O IBS me apresentou um universo pedagógico possível, ajudando-me a compreender que o espaço da escola pode e deve ser um lugar de trocas, onde os alunos percebam que o aprender está presente em seu cotidiano” afirma. 

Ao conhecer o EaD, não teve dúvidas em escolher o curso de Incentivo à Leitura. “Zenaide demonstra o tempo todo sua paixão ao manusear, ler, interpretar e nos inspirar. Ela não faz por fazer, faz porque ama, e isso encanta! Foi assim que me apaixonei pelo projeto”, pontua. 

A partir daí, ela realizou outros cursos, sempre levando consigo colegas de escola: Cantinhos da Leitura, Oficinas Criativas, Planejamento Pedagógico, Primeira Infância, Educação Financeira, Alfabetização Matemática, entre outras. “Posso afirmar que cada curso contribuiu de forma significativa para o meu fazer como professora e, ainda mais, como coordenadora. Os conteúdos aprendidos nos ajudaram a dar sentido à prática pedagógica da escola. Passamos a refletir sobre a intencionalidade pedagógica, com orientações didáticas mais elaboradas e significativas para os estudantes. Hoje, temos clareza sobre o que ensinar, como ensinar e por que ensinar, sempre com propósito social e didático bem definido”, explica. 

Além disso, Marilândia foi a responsável por colocar Lençóis no mapa de projetos de Leitura, como 30 Minutos pela Leitura e São João Literário, em que ficaram entre as dez melhores escolas e alcançaram o 2º lugar neste ano na votação popular (fora o Dia D da Educação Financeira). 

Em 2025, o IBS retornou ao município para mais uma ação presencial na Escola Municipal Maria Isabel da Silveira. “Nossa escola viveu um verdadeiro sonho com a realização de oito oficinas incríveis, que encantaram alunos e também seus pais. Para nós, educadores, foi como entrar em um laboratório vivo de práticas inovadoras, provando o quanto é possível reinventar o fazer pedagógico com intencionalidade, amor e propósito”, celebra ela. 

Considerando sua paixão pela leitura, era de se esperar que reservasse um lugar especial no coração para a nova biblioteca da escola. “Foi impossível conter as lágrimas ao ver aquele espaço renovado, recheado com 500 livros, todos títulos selecionados entre os mais lidos. Um presente que fortalece ainda mais nosso compromisso com a leitura literária como prática cotidiana na escola”, emociona-se. 

Tanta emoção fica resumida em suas palavras finais: “A todos do Instituto, nossa mais profunda gratidão! Vocês não nos trouxeram apenas oficinas: nos trouxeram possibilidades, sonhos e ferramentas que continuarão reverberando em cada criança, em cada sala de aula, em cada história que nascer daqui. Obrigada por tantos presentes pedagógicos. Seguimos juntos!” 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares