Israel Diniz: trajetória de amor pela educação

Outras notícias

NotíciasIsrael Diniz: trajetória de amor pela educação

O educador Israel Diniz, de Barreirinhas, no Maranhão, representa muitas coisas nas quais o IBS acredita. Aos 36 anos, Israel dedica seu cotidiano ao fomento da leitura entre crianças e jovens da região. Além de trabalhar junto à Secretaria Municipal de Educação em Barreirinhas, Israel também atua com ONGs para amplificar ainda mais o alcance dos projetos nos quais se envolve. 

“Conheci o Instituto Brasil Solidário em 2016 e foi paixão à primeira vista”, recorda-se o educador. “Aprendi somar a prática de mediação de leitura à questão do acervo, de como é importante adquirir e cultivar uma boa coleção de livros. Também me chama a atenção o cuidado do IBS com a questão do afeto, do aconchego do local de leitura.” 

Para o educador, que tem licenciatura em Matemática e é especializado em Gestão Pública, outro fator marcante das passagens do IBS por Barreirinhas é a característica duradoura dos ensinamentos. “O IBS traz empoderamento, traz conhecimentos e materiais importantes. Mas traz também conhecimentos para a vida toda”, analisa. “A partir das formações, adquirimos ferramentas e ideias para desenvolver projetos e planos de aula para um ano inteiro.” 

Ao longo desses 6 anos de contato direto com o Instituto, Israel já fez diversas formações presenciais e EaD. “Além do Incentivo à Leitura, fiz Educação Financeira, Educação Ambiental, entre outras. Todas me ajudam a desenvolver trabalhos com as escolas, a levar conhecimento para os alunos, seus familiares e comunidades.” 

Recentemente, o IBS passou por Barreirinhas com seu PDE e Intercâmbio Solidário (leia reportagem nessa edição). Israel participou das atividades na comunidade de Atins, uma das mais tradicionais da região. “Gosto demais dessa atividade do intercâmbio. Nós, dessas regiões mais tradicionais, estamos sendo enxergados, reconhecidos pela população do Centro-Sul, e estamos conscientes de estar ensinando muita coisa a esses jovens. As questões de subsistência, da importância dos nossos alimentos, da Natureza e da cultura regional, por exemplo. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares