Instituto Brasil Solidário participa da jornada pedagógica de Cerro Corá/RN para apresentar as ações de Leitura e Educação Ambiental que serão promovidas em novo projeto com a Echoenergia

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário participa da jornada pedagógica de Cerro Corá/RN para apresentar...

“A equipe do Instituto Brasil Solidário estará na jornada pedagógica de Cerro Corá/RN apresentando as atividades de Leitura e Educação Ambiental para rede municipal”

Arte, cultura, incentivo à leitura e educação ambiental são só algumas das temáticas que agregam os projetos sócio ambientais da Echoenergia com realização do Instituto Brasil Solidário!

A iniciativa que já foi promovida no município de Tianguá e Ubajara, no Ceará, expande atuação e agora chega a mais um complexo eólico da empresa, no município de Cerro Corá, localizado no Rio Grande do Norte, levando formações em mediação de leitura e sustentabilidade, com distribuição do Kit Práticas de Educação Ambiental/IBS para todas as escolas do município.

Com o objetivo de apresentar aos educadores as principais atividades que serão desenvolvidas na região, a equipe do Instituto Brasil Solidário, participa da programação da jornada pedagógica de Cerro Corá, com uma palestra que será realizada no próximo dia 13 de fevereiro, às 08h30, no Centro de Convivência do Idoso. As atividades chegam ao município como proposta de ação social e sustentável para os moradores da região, considerando que o município abriga o complexo eólico “Echo 1”, da Echoenergia.

A ideia é aproveitar esse momento de acolhida, que contará com participação do público alvo das ações do projeto, entre eles, os educadores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação, para mostrar a proposta das oficinas práticas, incluindo exemplos de sucesso e mobilização escolar em outras regiões do Brasil, e que hoje, seguem multiplicando essas atividades com engajamento de toda a comunidade escolar.

Somando outras ações que vem sendo desenvolvidas na região de Cerro Corá, como a reforma do Centro Municipal de Ensino Rural, a primeira etapa de formações já tem data prevista para o final do mês de março, com foco em abrir as atividades voltadas para a educação, no mesmo período de entrega das reformas estruturais no Centro, que também tem seus espaços renovados via financiamento do projeto com a Echoenergia.

O local sediará as oficinas práticas de Mediação de Leitura e Educação Ambiental, que serão realizadas pelo Instituto Brasil Solidário, agregando junto as atividades um espaço de biblioteca que será organizado dentro das atividades de incentivo à leitura e já aproveitando o acervo doado pelo projeto para acesso a toda a comunidade da região. O material inclui ainda a entrega de sequências didáticas para a implementação de projetos de leitura permanentes nas escolas, como o Anjos da Leitura, 30 Minutos pela Leitura, São João Literário, Concursos de Leitura e Escrita, além de pôsteres educativos sobre a temática de leitura e materiais de referência para catalogação do acervo.

Para as atividades de contação de histórias, que podem ser realizadas de forma interdisciplinar, os professores receberão fantoches, sacolas literárias, aventais para mediação de leitura e uma tela para o teatro de fantoches e demais atividades lúdicas e criativas que podem ser promovidas dentro e fora da biblioteca.

No eixo de Educação Ambiental, as oficinas prometem ser muito interativas e com ações intensas de aprendizado prático, envolvendo desde técnicas de compostagem, construção de forno solar, filtros de águas cinzas, lâmpadas solares, até a implementação de uma horta, incluindo uma composteira com minhocário e também uma caixa de decomposição que ficará exposta para acompanhamento dos estudantes.

Para tanto, será utilizado o material do IBS Práticas de Educação Ambiental” que será entregue a todas as escolas. Desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto, baseada em anos de formações práticas exitosas em escolas públicas brasileiras, em conjunto com especialistas na área de educação ambiental, a coletânea reúne um valioso material que servirá às mais diversas realidades brasileiras no sentido de proporcionar um conhecimento contextualizado sobre as questões ambientais dentro do universo escolar e pedagógico.

Também será feito um trabalho de formação digital, a fim de capacitar a gestão pública para o uso de instrumentos tecnológicos que auxiliem o trabalho de organização de dados do município.

Segundo o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, a ação traz sinais importantes de expansão para 2019. “O trabalho em Cerro Corá traz duas importantes sinalizações. A primeira, acerca do método do IBS, que tem por meio dessa ação escala para mais um município brasileiro, e a segunda, a confiança da Echoenergia, que nos coloca em mais um parque eólico, agora no Rio Grande do Norte, com a importante tarefa de promover formações no sentido de contribuir com a educação local. Estamos muito felizes em mais uma ação ligada a investimentos de energia renovável no Nordeste”, conclui.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares