Instituto Brasil Solidário lança projeto de bate papo virtual com especialistas e voluntários dos projetos de Arte, Cultura, Educação e Saúde na escola

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário lança projeto de bate papo virtual com especialistas e...

Lançado o “Diálogos IBS”, um bate papo virtual que será realizado toda semana com especialistas de diversas áreas, abordando temas como sustentabilidade, artes, incentivo à leitura, cidadania, educação financeira, empreendedorismo e saúde!

Com a proposta de fortalecer uma corrente de solidariedade e apoio em tempos de quarentena em todo o país, o Instituto está mobilizando a equipe de formadores e voluntários das ações do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS para participar desse encontro semanal, que será gravado e compartilhado nas redes sociais do Instituto, onde os educadores poderão interagir, mandar perguntas e tirar suas dúvidas sobre o temática da semana.

A ideia é criar um canal aberto de diálogo com a comunidade, dando a oportunidade de mediar assuntos importantes da educação, num intercâmbio de conhecimento que pode ser compartilhado com amigos, familiares, alunos, educadores e todos que possuam interesse nas temáticas apresentadas.

Os profissionais convidados são grandes educadores, referência em diversas áreas e já são parceiros de longa data das ações do Instituto em todo o Brasil. Tem profissionais do Teatro, do Audiovisual, Mediação de Leitura, Artesanato, Xilogravura, Fotografia, Teatro de Sombras, Música e até um time de especialistas da área de Saúde, com clínicos gerais, dermatologistas, dentistas, protéticos, enfermeiros e cardiologistas que promovem as ações de saúde na escola nos projetos desenvolvidos pelo Instituto.

 

ACOMPANHE OS TEMAS JÁ ABORDADOS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE IBS

 

  • Ep.1: SAÚDE – Falando sobre COVID-19/Coronavírus

Confira: www.youtube.com/watch?v=9HQmVJkOunk&feature=youtu.be

Convidados:

– Dr. Marcelo Fabrício (Médico cardiologista do Hospital Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro, com MBA em Serviços de Saude – IBMEC -RJ)

– Dr. Wolber Campos (Cirurgião Dentista formado pela Faculdade de Odontologia da USP. Fundador da Clínica Bonsorriso onde trabalha e atende também no consultório Sontak de Campos, junto ao irmão, também dentistaO

– Dr. Paulo Henrique Sousa (Cirurgião, membro da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Felowship no Instituto Javier de Benito, Barcelona – Espanha)

Sobre o tema:

Abrindo a programação do “Diálogos IBS” numa conversa aberta e de muitos esclarecimentos, o bate papo com os médicos especialistas, teve como foco as questões de saúde e prevenção a COVID-19, destacando os cuidados com as Fake News e o excesso de informações sendo compartilhadas sem verificação das fontes confiáveis, sendo um alerta importante para alcançar os melhores resultados no combate a infecção em todo o Brasil. O contexto global, com um panorama da organização mundial de saúde e as medidas que podem ser tomadas de forma segura dentro do nossa própria casa e comunidade, também foram pautas desse primeiro bate papo virtual com a família #juntosconstruímos.

 

 

  • Ep.2: FOTOGRAFIA – Como utilizar os equipamentos digitais como aliados nas atividades pedagógicas

Confira: www.youtube.com/watch?v=ekEWvU0xNXw 

Convidados:

– Gilmar Silva, fotógrafo profissional mais seguido do Brasil no Instagram, com quase 1 milhão de seguidores.

– Luís Salvatore, fotógrafo profissional há 25 anos, Diretor Presidente do IBS e responsável pelas formações de Educomunicação nas escolas.

– João Vitor Macul, estudante de fotografia, produtor de curta-metragem e faz parte de nossa equipe do IBS com diversas produções no seu currículo.

– Professor Jefferson Maciel, mestre em educação, coordenador pedagógico e Educomunicador na cidade de Irecê na Bahia, parceiro do IBS.

Sobre o tema:

Para os apaixonados pela fotografia, o Diálogos IBS preparou um bate papo sobre enquadramento, conceitos de iluminação, criatividade na composição das imagens e até dicas de ações pedagógicas utilizando a tecnologia como um aliado da educação! Convidamos um time de profissionais da área do audiovisual, que compartilharam sobre algumas técnicas que eles utilizam para alcançar o melhor resultado na hora de fazer aquele registro fotográfico, com dicas simples que podem ajudar desde o profissional da área, um apaixonado pela fotografia ou só o curioso que adora conhecer sobre tecnologia.

 

  • Ep.3: EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Práticas pedagógicas de Educação Ambiental e sua relação com Saneamento Básico e a Saúde Pública

Confira: youtu.be/YY1waHceOAw

Convidados:

– Professor Wanderley Marques (Ciências da Natureza, ex Secretário de Meio Ambiente em Crateús, Educador Ambiental e parceiro do Instituto Brasil Solidário)

– Márcia Cristina Andrade (Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Gestão Ambiental , ex Secretária de Meio ambiente de Crateús, atualmente Superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos dos Sertões de Crateús 1 e Voluntária do Instituto Brasil Solidário na área de Educação Ambiental)

Sobre o tema:

Existe relação da Educação Ambiental com o Saneamento Básico e a Saúde Pública? Como eles estão interligados? O Diálogos IBS trouxe essa pauta para nosso bate papo virtual com especialistas nessa temática, esclarecendo sobre os principais eixos que fazem a ponte entre todos esses assuntos, e quais as práticas e soluções que podem ser realizadas por cada cidadão, dentro do seu lar e com sua família.

 

  • Ep.4: COMPORTAMENTO FINANCEIRO – Dicas sobre planejamento financeiro nesse período de quarentena

Confira: https://youtu.be/t5UgeQqQfVs 

Convidados:

– Andy de Santis, autora de oito livros sobre o tema de educação financeira, consultora em finanças pessoais, sustentabilidade e consumo consciente, parceira das ações do Instituto Brasil Solidário.

– Nacir Garcia Junior, professor, gestor financeiro e consultor empresarial na área de educação financeira.

Sobre o tema:

O Diálogos IBS trouxe para o debate da semana, dicas e pontos fundamentais para o bom planejamento financeiro! O tema destaca sobre os conceitos do comportamento financeiro e quais os principais grupos influenciadores que geram impacto direto nas nossas ações frente ao consumo consciente e com a moderação necessária.

 

  • Ep.5: INCENTIVO À LEITURA – A importância da leitura em tempos de isolamento social

Confira: https://youtu.be/-_9dMqLhwUY

Convidados:

– Goreth Albuquerque: Narradora oral, pedagoga, arte terapeuta e gestora cultural. Atualmente Coordenadora de Livro, Leitura e Bibliotecas da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Atuou como coordenadora geral e co-curadora da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, em 2019.

– Carmélia Menezes: pedagoga, coordenadora pedagógica, contadora de histórias e atualmente compõe nossa equipe de coordenação pedagógica IBS.

– Zenaide Campos: professora, voluntária do IBS na área de Incentivo à leitura literária há mais de 10 anos e amante da arte literária.

Sobre o tema:

Um Diálogo de aconchego, com um convite aberto para visitar outros universos através da leitura! A live interativa do #DiálogosIBS, ressaltou a importância da literatura nesse período de isolamento social, reforçando as muitas linguagens artísticas que podem ser fomentadas para a mediação de leitura, junto ao carinho e cuidado de uma atividade em família.

 

  • Ep.6: O TEXTO E A ILUSTRAÇÃO – como envolver e apaixonar o leitor

Confira: https://youtu.be/wEmILAZhFFM 

Convidados:

– Mailson Furtado: Escritor cearense. É autor, dentre outras obras, de “à cidade”, obra independente vencedora do 60º Prêmio Jabuti 2018 – categoria Poesia e livro do Ano. Em Varjota|CE, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte, em atividades desde 2006, onde realiza atividades de ator, diretor e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr.

– Eduardo Azevedo: ilustrador, cearense e com dezenas de livros infantis ao longo de sua carreira, incluindo capas de cordel para a Editora Tupynanquim, ilustrações para coleções de livros do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e para a Editora IMEPH.

Sobre o tema:

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, O Diálogos IBS reservou um bate-papo cheio de dicas e interação sobre o tema “O Texto e a Ilustração: como envolver e apaixonar um leitor”. O momento contou com a participação de um escritor e um ilustrador, apontando várias dicas sobre a mediação de leitura, a relação entre a imagem e a produção textual no momento de produção dos livros e até referências que são inspiração para o trabalho que os dois desenvolvem com muita dedicação e reconhecimento nacional.

 

  • Ep.7: CHARGE – Processo de criação e finalização de uma Charge

Confira: www.youtube.com/watch?v=cN3ejNEtp_M

Convidado:

– Diogo Salles: Formado em Publicidade pela FAAP (SP), atua como cartunista, ilustrador, designer e escritor. Publicou dois livros de charges políticas, foi chargista do Jornal da Tarde, colunista do Digestivo Cultural e colaborou com o Caderno2 (Estadão) e o portal ESPN FC. Atualmente em projetos educacionais e de cidadania junto ao Instituto Brasil Solidário.

Sobre o tema:

Você sabe a diferença entre uma charge, uma caricatura e um meme?! E, como funciona o processo de criação das charges tão presentes em livros paradidáticos e nas páginas dos jornais! Nosso parceiro IBS, Diogo Salles, autor do livro “Trágico e Cômico – os protestos em charges”, que possui 15 anos de experiência na imprensa brasileira como chargista, abordou várias dicas com o passo a passo desde a elaboração das ideias antes de começar a ilustração, até a finalização que pode ser feita de forma digital no computador.

 

  • Ep.8: DEBATE COM GESTORES: Educação em tempo de isolamento social

Confira: www.youtube.com/watch?v=QSfP3vOZb50&t=644s

Convidados:

– Herbert Lima: Secretário de Educação de Sobral/CE

– Agnaldo Freitas: Secretário de Educação de Irecê/BA

– Susenilda Fernandes: Secretária de Educação de Ubajara/CE

Sobre o tema:

Na semana em que comemoramos do Dia da Educação, o Diálogos IBS, trouxe para o nosso bate-papo um tema muito importante sobre a atuação das escolas e dos gestores municipais nesse período de isolamento social! Abrindo o debate da semana, conversamos com o Secretário de Educação de Sobral/CE, Herbert Lima; Secretário de Educação de Irecê/BA, Agnaldo Freitas e a Secretária de Educação de Ubajara/CE, Susenilda Fernandes, relatando sobre as medidas adotadas pelas gestões municipais para a continuidade das atividades de educação em cada região, envolvendo desde cursos de capacitação para os educadores até o uso da tecnologia para atividades digitais com a comunidade escolar.

 

  • Ep.9: DEBATE COM GESTORES 2: Educação em tempo de isolamento social

Confira: www.youtube.com/watch?v=uHvgQBEhDzk&t=656s

Convidados:

– Thiago Bastos: Secretário de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE

– Paulo Rogério: Secretário de Educação de Cabaceiras/PB

– Milane de Oliveira Azevedo: Secretária de Educação de Serra do Mel/RN

Sobre o tema:

Mais um Diálogos IBS em comemoração ao Dia Mundial da Educação, trazendo um debate cheio de boas iniciativas com os gestores municipais de diferentes regiões do Brasil! Fechando a semana do nosso bate-papo, contamos com a participação do Secretário de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE, Thiago Bastos, o Secretário de Educação de Cabaceiras/PB, Paulo Rogério e a Secretária de Educação de Serra do Mel/RN, Milane de Oliveira Azevedo, levantando questões importantes sobre como os Secretários estão lidando com os desafios do presente, de que forma a família tem sido um papel importante nesse vínculo e parceria com as ações pedagógicas e como os educadores estão desenvolvendo alternativas didáticas que atendem a realidade de cada região.

 

  • Ep.1o: EDUCAÇÃO FINANCEIRA – vivência dos jogos com os alunos

Confira: https://youtu.be/JUPw6_1G-tY

Convidados:

– Vitória Beatriz de Melo: aluna da escola de Ensino Profissional Raimundo Saraiva Coelho de Juazeiro de Norte/CE

– Matheus Lima, aluno da escola de ensino Profissional Edson Queiroz de Cascavel/CE

– Vitória Pyêtra, aluna da escola Igardene Fonteles de Araújo de Jijoca de Jericoacoara/CE

– Ivana Soto, aluna do Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo

– Enzo Frisoli, aluno também do Colégio Miguel de Cervantes de São Paulo

Sobre o tema:

Vamos falar de Educação Financeira com nossos jovens prodígios que participam do Projeto com os jogos Piquenique e Bons Negócios?! Aproveitando que essa semana marca o nosso calendário do Dia de Mobilização dos Jogos de Educação, o #DiálogosIBS trouxe uma proposta bem diferente, dando espaço para os alunos das ações do projeto relatarem suas experiências e até darem dicas de como aplicar no dia a dia os conceitos trabalhados de forma lúdica e criativa através dos jogos entregues nas escolas.

 

  • Ep.11: EDUCAÇÃO FINANCEIRA 2 – vivência dos jogos com os alunos

Confira: https://youtu.be/5YRX1mf3ilY 

Convidados:

– Vitória Beatriz de Melo, aluna da escola de Ensino Profissional Raimundo Saraiva Coelho, de Juazeiro de Norte/CE;

– Kauan Silva, aluno da escola Francisco Sales de Carvalho, de Jijoca de Jericoacoara/CE;

– Waillan Ferreira, aluno da escola de Ensino Médio Padre Arimatéia Diniz, de Cascavel/CE;

– Felipe Janowitzer, aluno do Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo, – Pedro Nunes, aluno do Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo.

Sobre o tema:

Mais um Diálogos IBS com muita interação com os alunos do Projeto Jogos de Educação Financeira apontando suas experiências já colocadas em prática para além dos muros da escola!! Comemorando o Dia de Mobilização dos Jogos de Educação Financeira, reunimos uma turma ativa nas atividades em sua cidade, com propostas incríveis de engajamento e apresentação dos conceitos para um bom planejamento financeiro produzido pelos próprios alunos, com vídeo aulas e até perfis nas redes sociais criados especialmente para tirar dúvidas de outros alunos e também da comunidade!

 

  • Ep.12: ACESSIBILIDADE – Os desafios nesse período de quarentena e a importância de iniciativas de inclusão

Confira: https://youtu.be/ZJv6iDo7A44

Convidados:

– Neto Oliveira: Intérprete CODA, cursando bacharelado em Letras Libras, atualmente trabalha como intérprete nas áreas da educação e da tecnologia;

– Eliane Miada: Administradora de empresas, especialista em administração do terceiro Setor, atualmente dedica-se de forma exclusiva a administração da ADD;

– Silênio Santos: Doutorando e Mestre formado em Educação Física, pesquisador na área de Ciências da Saúde com Ênfase em Educação Física e Esporte adaptado, atua como coordenador de programas esportivos e técnicos de basquete em cadeira de rodas.

Sobre o tema:

O Diálogos IBS trouxe um debate importante sobre acessibilidade! Nosso bate-papo convidou especialistas na área, que atuam com projetos em diversas áreas, para falarem sobre os desafios desse período da quarentena e a importância de promover iniciativas de inclusão em vários setores sociais.

 

  • Ep.13: MÚSICA E LITERATURA – Como a trilha sonora pode influenciar no encantamento ao público leitor

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=HGIxvp_djAo&t=1s

Convidados:

– Júlio Hermann: escritor e cronista brasileiro, autor dos livros Até onde o amor alcança (2019) e Tudo que acontece aqui dentro (2018), produz conteúdo literário, ministra palestras e acredita que todo rosto pode contar uma história interessante. Foi um dos palestrantes da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018. No mesmo ano, foi apontado pela livraria Saraiva como autor de um dos livros mais queridos do Brasil.

– Pollyana Lima: escritora, professora, graduada em letras e mediadora de leitura em Irecê/BA, sua primeira obra foi “Coisa de Adolescente”.

– Renata Dourado Matos: Coordenadora de Estudos literários da Secretaria Municipal de Irecê/BA e Coordenadora pedagógica da Escola Antônio Carlos Magalhães, no município.

Sobre o tema:

Numa conversa descontraída e de muitas referências literárias sobre como a trilha sonora pode influenciar no encantamento ao público leitor, o escritor e cronista brasileiro, Júlio Hermann, apontado pela livraria Saraiva como autor de um dos livros mais queridos do Brasil, falou sobre sua última obra “Até Onde O Amor Alcança” (2019), onde os textos começam com a indicação de uma canção e algumas crônicas duram exatamente o tempo da música na qual foi inspirada. O momento teve ainda a participação da educadora, escritora e mediadora da leitura em Irecê/BA, Polyana Lima e a educadora e a coordenadora de Estudos Literários, Renata Matos.

 

  • Ep.14: COVID-19: Saúde bucal – mitos e verdades sobre cuidados odontológicos

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=6y2NsRdF6JA&t=14s

Convidados:

– Flavia Bachim, Graduada em Odontologia, Especialista em implantodontia e Especialista em Reabilitação

– Cairo Marcondes Luz, Graduação em Odontologia e Especialista em Cirurgia, Periodontia e implantologia.

– Aline Gonçalves, Graduada em Odontologia, Especialista em endodontia, Ortodontia, harmonização facial.

Sobre o tema:

Buscando esclarecer algumas dúvidas frequentes e, algumas que surgiram principalmente nesse período importante de prevenção à COVID-19, o Diálogos IBS, convidou um time de especialistas na área odontológica para falar sobre mitos e verdades relacionadas a saúde bucal.

 

  • Ep.15: EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Consórcio e gestão integrada de resíduos sólidos

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=9Zs3zVwIOr0&t=6s

Convidados:

– Alceu de Castro Galvão Junior: Engenheiro Civil, Mestre em Hidráulica e Saneamento e Doutor em Saúde Pública, Analista de Regulação da ARCE – Agência Reguladora do Estado do Ceará. Ganhador do Prêmio Jabuti 2012 (3º lugar na categoria ciências exatas). Autor e editor de livros sobre planejamento e regulação do setor de saneamento básico e Parceiro IBS em ações de Educação Ambiental no Estado do Ceará.

– Carlos Vangerre de Almeida: Tecnólogo em Recursos Hídricos/ Saneamento Ambiental, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Atualmente, Secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos sólidos – Vale do Jaguaribe, aqui no Ceará.

– Luciano Pereira: membro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Nova/RN, que recebeu formação do Instituto Brasil Solidário com a Echoenergia em 2019, incluindo a construção completa da Unidade de triagem de materiais recicláveis da cidade.

Sobre o tema:

O Diálogos IBS realizado na Semana do Meio Ambiente, trouxe vários esclarecimentos sobre a organização e a importância dos consórcios que unem vários municípios em prol das ações de educação ambiental, ressaltando ainda o essencial papel da sociedade e da união entre a gestão pública e organizações como a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, para alcançar resultados de impacto efetivo, à exemplo, do trabalho fomentado em Lagoa Nova/RN, pelo Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário.

 

  • Ep.16: Diálogos Especial: GESTÃO PÚBLICA – Secretaria de Educação do Município de Esperança/PB

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=CsYO62F9m3o&t=127s

Convidado:

– Michael Lopes: Secretário de Educação do Município de Esperança/PB. Pedagogo e pós-graduado em Psicopedagogia.

Sobre o tema:

Vamos falar de experiências e boas práticas da educação?! Esse é o espaço! Abrindo nossa série ESPECIAL – GESTÃO PÚBLICA, convidamos o Secretário de Educação de Esperança/PB, Michael Lopes, para falar um pouquinho do Plano Estratégico elaborado com foco na retomada das aulas de forma virtual no município, que traz vários pontos importantes de apoio e suporte aos educadores, envolvendo desde um estúdio montado na Secretaria para ajudar nas vídeo aulas, até um planejamento de entrega do material impresso as turmas da zona rural, incluindo apoio dos motoristas dos ônibus escolares para alcançar os alunos que mais precisam desse material.

 

  • Ep.17: Questões jurídicas em tempos de pandemia

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=-LL5nsTFW-c&t=523s

Convidados:

– Lior Pinsky: sócio no Veirano Advogados, com mais de 20 anos de experiência, reconhecido como advogado líder no Brasil em áreas como Advocacia empresarial, Bancário e Financeiro e Mercado de Capitais, incluindo publicações nacionais e internacionais.

-Sílvia Araújo: sócia no Veirano, possui mais de 15 anos de experiência em consultoria e contencioso trabalhista, para clientes brasileiros e internacionais. E, ampla experiência para assuntos trabalhistas relacionados à executivos, políticas de remuneração, benefícios, bônus e participação em lucros.

-Priscilla Villa Nova de Oliveira: associada do Veirano Advogados, com mais de 10 anos de experiência em disputas judiciais e arbitrais. Especializada em processo civil e arbitragem, certificada em direito internacional público e privado pela Academia de Direito Internacional de Haia.

Sobre o tema:

Você sabe como ficaram as regras e os direitos trabalhistas para o serviço Home office? E, será que aconteceram mudanças e algum legado de “desburocratização” nos serviços e processos jurídicos? Com um time de especialistas nessa área, convidamos nossos parceiros da Veirano Advogados para responder essas e outras questões para esclarecer como está sendo o impactos da pandemia nas resolução de disputas judiciais (ou até arbitrais) no Brasil.

 

  • Ep.18: Diálogos Global: COVID-19 – Famílias brasileiras pelo Mundo

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=TocUZ6gLpmY&t=1380s

Convidados:

– Márcia Hermann: Tradutora, e mora em Nova Délhi, capital da Índia, há 3 anos.

– Lucila Gomes: Veterinária, mora no Oriente Médio há 8 anos, depois de ter passado por México e Estados Unidos. Atualmente, mora em Abu Dabi, a capital do Emirados Árabes.

– Helena Athayde: Designer estratégica, mora há 10 meses na Europa e em um dos países que foi um dos mais afetados pela Covid-19. Atualmente, mora em Barcelona, na Espanha.

– Jorge Almeida: Médico, PHD em neurociências, e professor no departamento de Psiquiatria na Universidade do Texas em Austin, a capital do Texas, nos Estados Unidos.

Sobre o tema:

Um #DiálogosIBS Internacional! Você imagina como foi o “lockdown” e as medidas de prevenção e combate à COVID-19 em países como a Índia, Emirados Árabes, Espanha e Estados Unidos?! Convidamos famílias que são aqui do Brasil, mas vivem em território internacional, com diferentes fusos horários, culturas e rotinas, para compartilhar como está sendo esse período de quarentena mundo afora.

 

#juntosconstruímos

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares