Instituto Brasil Solidário fomenta série de postagens no Blog IBS com dicas de atividades lúdico pedagógicas para serem realizadas em casa

Outras notícias

NotíciasInstituto Brasil Solidário fomenta série de postagens no Blog IBS com dicas...

Fortalecendo a proposta do #juntoconstruímos com toda a família IBS na ativa, o Blog do Instituto Brasil Solidário, aberto para contribuições de educadores de todo o Brasil, já começou uma série de postagens dedicadas a dicas e sugestões de atividades lúdico pedagógicas que podem ser realizadas em casa.

A proposta está sendo fomentada com auxílio dos formadores e voluntários que participam das atividades do Instituto Brasil Solidário nas escolas beneficiadas, dentro de várias temáticas importantes de educação, envolvendo desde atividades de artes, pintura, incentivo à leitura, educação ambiental, educação financeira, artesanato, produção audiovisual até saúde com orientações de higiene e cuidados nesse período de prevenção a transmissão do COVID-19.

A equipe, composta por profissionais de diferentes regiões do Brasil, pretende mobilizar uma corrente de solidariedade e união através da educação, apresentando de forma simples e didática, as muitas opções de se manter bem, saudável e produtivo no aconchego do nosso lar, com a oportunidade ainda de interagir em família e expandir conhecimento seguindo a mesma proposta mobilizada nas escolas, com ações sustentáveis e de reaproveitamento de materiais.

 

Ficou curioso?

Não deixe então de acompanhar as redes sociais do IBS e todas as dicas que estão sendo compartilhadas no nosso Blog!

Já tem material disponível, confira abaixo:

  1. Tema:  Atividades de Arte para fazer em casa – Preparação de tintas de terra, tinta de beterraba e tinta comestível 🎨🖌

Numa postagem de muito carinho da nossa artista Carolina Lopes, parceira responsável por várias oficinas artísticas e de Xilogravura nas escolas de atuação do Instituto, separamos um passo a passo de como preparar tintas caseiras, com materiais reaproveitados e facinhos de encontrar com o que já temos dentro de casa!

2. Tema: Artesanato – Jogo das 5 Marias

A dica veio direto da Bahia, da nossa querida Levina Borges, que promove as oficinas de artesanato, corte e costura nas escolas de atuação do IBS e preparou um vídeo super didático com o passo a passo para a produção do joguinho das 5 Marias, que pode divertir a criançada desde a preparação na montagem das bonequinhas! O jogo é bem fácil e uma ótima oportunidade de se divertir em família!

Confira: Portal Costura Criativa

 

3. Tema: Artesanato – Peixinho de Garrafa Plástica

Vamos de dica de artesanato pra divertir a criançada em casa?! 
Nossa parceira artesã Levina Borges, preparou um vídeo mostrando o passo a passo para fazer um peixinho com garrafa plástica, aproveitando materiais que seriam descartados no lixo em #arte e #educaçãoambiental 🍃 É facinho, divertido e ainda ajuda a preservar o meio ambiente! 

Confira: www.facebook.com/306136489494330/posts/2830430920398195/

 

4. Tema: Leitura – Mediação de Leitura em Família

Leitura + família = convivência e amor! ❤️🥰

Separamos uma dica de mediação de leitura em casa! A leitura é um legado para a vida e, sentar-se com sua família e ler um livro para eles é uma experiência que reforça os laços afetivos e estimula a conexão emocional entre vocês. Não é apenas o ato de ler que é importante, mas principalmente as diferentes formas de interação entre você e o seu filho enquanto leem juntos.

A experiência da literatura não se limita à história nas páginas. Mais do que tudo, é um estímulo para explorar e descobrir novos mundos de ideias e opiniões uns dos outros. Então, trouxemos alguns pontos importantes sobre a importância de cultivar esse hábito de leitura, e o prazer de compartilhar desses momentos com quem nós amamos!

 

5. Tema: Artesanato – Boneca Ecológica

Vamos de dica de artesanato com materiais recicláveis?! 
Hoje vamos fazer uma boneca ecológica!

Complementando a dica da semana passada, que mostramos como fazer um peixinho com garrafa plástica, nossa parceira artesã Levina Borges, preparou um passo a passo para a construção de uma boneca sustentável aproveitando aquela parte da garrafa que não foi utilizada para o peixinho!!
A ideia é não desperdiçar, aproveitar todo o material disponível em casa e ainda se divertir em família com nossos brinquedos ecológicos! 🍃

Confira: www.facebook.com/306136489494330/videos/1492786094214155/

 

6. Tema: Artesanato – Porta-moeda sustentável

Tem mais dica de artesanato com materiais recicláveis, facinho de encontrar em casa e que pode ser muito útil sendo reaproveitada!!

Lembra da boneca ecológica? Nossa parceira artesã Levina Borges, preparou um outro vídeo mostrando como utilizar o mesmo recipiente de plástico que foi retirada a tampa para fazer a cabeça da boneca, agora se transforma numa bolsinha de moedas super criativa que você pode usar no seu dia a dia.

Confira: www.facebook.com/306136489494330/videos/818164208694168/

 

7. Tema: Artesanato – Sofá Ecológico

Nossa Dica de Artesanato da semana, chega para compor o cenário da nossa boneca ecológica! Aprenda como fazer um sofá com materiais recicláveis, que pode ser parte da ambientação das brincadeiras com a criançada, não vai faltar oportunidade de criar e soltar a imaginação.

A nossa parceira artesã Levina Borges, preparou um passo a passo para fazer um conjunto bem estiloso de sofás, que pode ser montado com qualquer caixa de papel e alguns pedacinhos de papelão. É simples, criativo e ajuda a conversarmos com os pequenos sobre o reaproveitamento de materiais e como promover a sustentabilidade.

Confira: www.facebook.com/306136489494330/videos/271479683862933/

 

#juntosconstruímos

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares