IBS volta ao México para Feira Internacional do Livro

Outras notícias

NotíciasIBS volta ao México para Feira Internacional do Livro

Após realizar um Intercâmbio Cultural em julho, com formações e doação de 300 livros de escritores brasileiros para bibliotecas do México, o IBS foi convidado para participar da XXIII Feria Internacional del Libro, como único representante do Brasil. 

A Feria Internacional del Libro, promovida pela Secretaria de Cultura do Governo da Cidade do México, é um evento anual que reúne editores, autores, intelectuais, artistas, criadores, promotores e amantes da leitura. 

Com diversas atividades, o evento aconteceu na Praça de Constituição, conhecida como “el Zócalo”, a quarta maior praça do mundo. Foi ali que o IBS levou sua experiência com educação interdisciplinar em escolas públicas de todo o país. Além disso, tivemos oficinas com participação do escritor Ilan Brenman que, no dia 20/10, conversou com promotores de leitura da região, falando sobre práticas pedagógicas e suas obras, que já somam mais de 80 livros infantis e juvenis. Já no dia 21/10, Ilan promoveu uma nova oficina, dessa vez voltada ao público infantil. 

Desde então, foram apresentados projetos mobilizados nas 5 regiões do Brasil, todos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais da BNCC. Envolvendo práticas trabalhadas de forma transversal no currículo escolar, programas como o 30 Minutos pela Leitura, São João Literário, Foto Escrita, Anjos da Leitura e até a plataforma EaD de Incentivo à Leitura já inspiraram políticas públicas com forte impacto social nas escolas atendidas. 

A proposta, que faz parte das ações do Plano Bienal Brasil Solidário, com apoio da Lei Rouanet, tem mobilizado uma programação intensa pela América Latina, que começou em junho, tendo passado também por Chile, Colômbia e El Salvador. Para 2024, o plano é ampliar o alcance e chegar a mais países.  

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares