IBS participa do 5º Encontro Literário de Irecê (BA)

Outras notícias

NotíciasIBS participa do 5º Encontro Literário de Irecê (BA)

Uma viagem intercultural e inclusiva! Com este tema a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Prefeitura, realizou de 05/10 a 07/10 o 5º Encontro Literário da Rede. O evento aconteceu na Praça Chico Mendes (antiga Requintes) e é a culminância dos projetos que foram realizados em todas as unidades escolares como parte da Proposta Curricular por Ciclo de Formação Humana da Rede Municipal. 

Nos três dias do evento ocorreu lançamentos e venda de livros, bate-papos com escritores e sessão de autógrafos, recitais, oficinas, espetáculos de dança, música e teatro, ambiente gastronômico e agroecológico etc. A Rádio Web TV Barriguda, comandada por nosso formador em Educomunicação Jefferson Maciel fez a cobertura completa, com transmissão ao vivo entrevistando artistas, escritores e autoridades. 

O Encontro Literário de Irecê já se consolidou como um evento importante para a reunião de pessoas em torno da leitura, da arte, da música, da cultura e vem se afirmando como ação sociocultural que visa potencializar a formação do leitor, num encontro para além das palavras. Com a proposta de homenagear um cidadão ilustre a cada edição, esse ano foi a vez do escritor ireceense e membro da Academia de Letras de Irecê, Jackson Rubem Alves, autor pioneiro de vários livros sobre Irecê e região, referência de pesquisa para alunos e estudiosos. 

Através da parceria entre a Secretaria de Educação e o IBS, o artista plural, Tino Freitas, considerado um dos maiores expoentes da literatura infantil contemporânea – escritor premiado nacional e internacionalmente, com mais de 40 livros publicados, apresentou seu trabalho “Palavra também é brinquedo” no segundo dia do evento. O Ambiente “Barracão Literário” se encheu de alegria ao ver e ouvir o escritor contando suas histórias. Na véspera do evento, o escritor nos presenteou com uma oficina intitulada “A mediação de leitura como instrumento de formação do leitor na comunidade”, na Escola Municipal Marcionílio Rosa, que teve como público professores dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação, que atuam no Eixo de Estudos Literários. 

Com um bate-papo leve e descontraído, o autor apresentou experiências de mediação de leitura realizadas em outras partes do país, o que inspirou os professores que estiveram presentes a pensar na ambientação, musicalização e preparação para a mediação de leitura. Na formação, Tino apresentou um pouco de seu processo criativo, contou histórias e realizou sessão de autógrafos. Tudo foi acompanhado de perto pela professora Zenaide Campos, que representou o Instituto no evento. 

Além de ambientes agroecológicos para exposição da produção orgânica das escolas, o Encontro Literário também disponibilizou espaços para doação de roupas, sapatos, acessórios e não poderia faltar: livros de todos os gêneros e gostos. E o Cermult também se fez presente no evento, com atendimento especializado e para quem estava atrasado com o calendário vacinal, no Ambiente da Saúde, houve campanha de vacinação, acompanhado do Zé Gotinha. 

 “Como coordenadora da rede eu me arriscaria a dizer que a vinda de Tino em nossa escola, pra uma oficina de leitura, foi uma das etapas mais encantadoras do Instituto. Com um trabalho antes, durante e depois de Tino. A vinda de um autor contribuiu significativamente com o nosso trabalho pedagógico. Estão de parabéns!” – Euclebia de Sousa Pereira, coordenadora da Escola Marcionílio Rosa.

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares