IBS chega ao Panamá e Costa Rica e amplia atuação na América Latina

Outras notícias

NotíciasIBS chega ao Panamá e Costa Rica e amplia atuação na América...

O Instituto Brasil Solidário tem consolidado sua atuação internacional como referência na educação, por meio de uma agenda que vem ganhando força em diversos países da América Latina. Em junho, o projeto chegou ao Panamá, com uma programação intensa de apresentações institucionais, oficinas em escolas, reuniões com lideranças culturais e educativas. 

Essa série de encontros estratégicos fortaleceu parcerias e incluiu reuniões com a Embaixada do Brasil no Panamá, a Câmara Panamenha do Livro e a Biblioteca Nacional, que selaram a participação do IBS na Feira do Livro em agosto, com estimativa de alcançar mais de 600 professores e 100 bibliotecários, além da articulação para a doação de 200 livros à rede panamenha. 

Dois meses depois, a equipe IBS retornou ao país, para uma participação oficial na Feira Internacional do Livro do Panamá. Acompanhada do ilustrador brasileiro André Neves, que produziu oficinas gratuitas sobre leitura, técnicas narrativas e processo criativo. Esse roteiro de agosto incluiu uma escala na Costa Rica, que também recebeu as oficinas e palestras de André Neves em suas bibliotecas, enquanto o IBS apresenta metodologias próprias bem-sucedidas de incentivo à leitura em escolas públicas, que já beneficiaram mais de 2 milhões de estudantes no Brasil. 

Se as agendas presenciais seguem intensas, o mesmo podemos dizer da agenda virtual, onde o Instituto também celebra os avanços do seu ciclo internacional da Formação do Ensino à Distância (EaD) em Educação Financeira, abrangendo educadores da Colômbia, El Salvador, Peru, Uruguai, México e Costa Rica. Com uma abordagem mais próxima e inclusiva, esta formação trouxe melhorias importantes, como o aumento da frequência das aulas ao vivo e a inclusão de participantes com deficiência visual e auditiva, com o suporte de intérpretes e adaptações pedagógicas. 

“Levar a nossa literatura e experiência para além do território nacional é uma forma riquíssima de mostrar ao mundo o potencial que temos. Ao mesmo tempo, é uma via de mão dupla. Também aprendemos muito sobre educação a partir de outras realidades, e isso faz com que o IBS aprimore a sua atuação para transformar ainda mais realidades Brasil e ao redor do mundo”, comemorou Luis Salvatore. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares