Estreia do curso de Introdução à Educação Inclusiva mira políticas públicas e cria sinergia com o curso de Cidadania

Outras notícias

NotíciasEstreia do curso de Introdução à Educação Inclusiva mira políticas públicas e...

Tanto as oficinas do Instituto quanto suas formações EaD têm em comum a interdisciplinaridade não só com o currículo regular, mas também entre si, criando diálogos que conectam um curso a outros. 

Foi exatamente isso que aconteceu com o curso de Introdução à Educação Inclusiva, que fazia sua estreia neste segundo ciclo. As discussões sobre a carência de regulamentações para tornar o ensino mais inclusivo em sala de aula ultrapassaram as aulas interativas e tiveram repercussão no curso de Cidadania e Políticas Públicas. 

Juliana Santos, formadora do curso de Introdução à Educação Inclusiva, trouxe importantes esclarecimentos sobre capacitismo, esclareceu dúvidas sobre autismo e ampliou o debate sobre o longo caminho que educação brasileira ainda tem pela frente, no sentido de ser mais inclusiva de fato, e não apenas receber alunos com deficiência e deixá-los soltos na escola, sem ajuda de profissionais capacitados para promover o aprendizado. 

Acontece que Juliana era também aluna do curso de Cidadania e Políticas Públicas e ela foi responsável por esse link entre os cursos: “Considerando que vivemos em uma sociedade amplamente heterogênea, falar de inclusão social, diversidade e o elo necessário com a Educação em uma perspectiva cidadã, requer um debate reflexivo acerca da ampliação de Políticas Públicas. Assim, a intersecção entre os cursos, foi possível considerar os avanços existentes através dos marcos históricos e legais sem, contudo, desconsiderar o processo de inclusão que vigora no Brasil, ou seja, políticas públicas que oferecem garantias para a efetivação do direito à Educação Especial, mas carecem de uma estrutura que as retirem do papel e as coloquem nas práticas institucionais”, definiu. 

Corroborando tudo o que Juliana destacou em seu depoimento o curso de Cidadania e Políticas Públicas, Rosilei Machado, que acompanhava tudo através de um tradutor da linguagem de sinais (Libras), deu seu depoimento emocionado, dizendo-se acolhida pelo IBS, e trazendo seu exemplo de vida. Rosilei terminou agora o seu 14o curso em nosso EaD e contamos toda sua trajetória na seção Minha História desta edição.

O curso de Introdução à Educação Inclusiva foi aprovado pelos cursistas e será ofertado em todos os ciclos a partir deste próximo ciclo. “A segunda aula interativa de Cidadania e Políticas Públicas foi incrível! Além de considerar a importância do tema, propiciou aos cursistas um pequeno spoiler da proposta de discussão construída pelo IBS com relação ao mais novo curso de Introdução a Educação Inclusiva“, destacou Juliana Santos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares