Escolas em Serra do Mel ganham montagem de espaço literário e formação para os educadores em incentivo à leitura, educação ambiental e educação financeira

Outras notícias

NotíciasEscolas em Serra do Mel ganham montagem de espaço literário e formação...

Uma biblioteca acolhedora, com tapetes, pufes e uma árvore literária composta por livros em fácil acesso para alunos de todas as idades. Esse é o cenário que está sendo viabilizado e motivado nas escolas da rede pública de ensino de Serra do Mel, com alguns espaços já instalados para o acolhimento das turmas nesse início de ano letivo.

A proposta do espaço literário sustentável, com caixotes, paletes e materiais reaproveitados, faz parte de uma das iniciativas do Projeto Ventos que Transformam, da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, que teve suas primeiras atividades sendo mobilizadas na semana da jornada pedagógica, realizada entre os dias 04 a 14 de fevereiro, para os educadores de Serra do Mel.

Segundo a formadora de leitura do projeto, Zenaide Campos, as escolas da Vila Rio Grande do Norte, Vila Sergipe e Vila Piauí receberam a intervenção da equipe para a instalação dos cantinhos de leitura com a proposta de permitir um espaço “modelo” que pode ser replicado dentro e fora do ambiente escolar.

“Todo o material utilizado faz parte do kit de incentivo à leitura que será doado para as 15 escolas do município, então a ideia é que eles possam se inspirar e ver que é possível transformar um cantinho da escola num espaço lúdico, criativo e atrativo para a mediação de leitura com os alunos”, ressalta.

Como parte da programação da jornada pedagógica, o projeto promoveu ainda três formações, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, com participação de mais de 100 professores da rede municipal e estadual, onde foram divididas em salas temáticas, abordando os temas incentivo à leitura, educação ambiental e educação financeira com os jogos educativos Piquenique e Bons Negócios.

O momento permitiu um diálogo com os professores sobre o desenvolvimento de aulas dinâmicas e interativas, com participação ativa dos alunos, dando a oportunidade das crianças e jovens da comunidade serem protagonistas do processo de aprendizagem. As escolas receberam um Kit “Práticas de Educação Ambiental IBS” e os jogos Piquenique e Bons Negócios, com todo o material de apoio para a continuidade das atividades praticadas durante as oficinas.

Além de exemplos de ações que podem ser mobilizadas com o material doado, as formações incluíram como módulo e conteúdo, um dia dedicado as orientações sobre as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e como desenvolver sequências didáticas que agregam essas atividades dentro das disciplinas que fazem parte da rotina da escola.

Para a Diretora da Escola da Vila Rio Grande do Norte, Íris Azevedo, as ações do projeto terão impacto direto no desempenho e aprendizado dos alunos, principalmente, com a organização da biblioteca e o novo acervo literário.

“Às vezes acho que estou vivendo um sonho, imaginem as nossas crianças quando chegarem no colégio e virem a nova biblioteca nesse modelo, com certeza nossa educação de Serra do Mel vai melhorar muito, os nossos alunos vão ter um olhar diferente para a leitura e os educadores estão muito motivados para darem continuidade ao aprendizado visto nas oficinas”, enfatiza a gestora.

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares