Escola da Vila em Jericoacoara/CE tem espaço transformado com ações sustentáveis de arte, cultura e incentivo à leitura mobilizadas pelas Oficinas Práticas do Instituto Brasil Solidário

Outras notícias

NotíciasEscola da Vila em Jericoacoara/CE tem espaço transformado com ações sustentáveis de...

“A ação que faz parte do Plano Bienal Brasil Solidário, levou uma semana intensa de formações, além da construção de espaços literários e um escovódromo sustentável feito com materiais reutilizados”

1 Dia de Oficinas Práticas PDE_4

Arte, cultura e educomunicação sendo trabalhadas de forma multidisciplinar e com participação ativa de alunos e educadores em todos os processos!

O Instituto Brasil Solidário levou para o município de Jericoacoara/CE uma semana intensa de Oficinas Práticas do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE/IBS, realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, envolvendo desde formações em xilogravura, produção audiovisual, pintura e desenho, teatro de sombras, oficina de patchwork, música, teatro, até atividades de educação ambiental, incluindo montagem dos espaços literários e um escovódromo sustentável, sendo implementado com materiais reaproveitados e de fácil acesso na comunidade.

Mobilizando cerca de 400 participantes durante toda a semana de atividades, a Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação, localizada na vila de Jericoacoara, foi escolhida como sede das atividades e em poucos dias de formação, se tornou um cenário de transformação que surpreendeu todos os envolvidos até o último dia de encerramento das oficinas práticas. Os olhares ansiosos e curiosos que tomaram o pátio da escola na abertura das ações, mostraram um fôlego de aprendizado que se refletiu em cada cantinho da escola.

Oficinas Práticas PDE_13.09 1Com uma programação dinâmica e interativa, a proposta permitiu uma vivência prática com impacto para além da sala de aula. Desde os banquinhos das áreas comuns aos muros da escola que ganhavam novas cores, até o teatro, a fotografia, a xilogravura com cordéis feitos em sala, todas as formações ressaltaram o talento e protagonismo dos estudantes com sede de aprender, colorir, interpretar, fotografar e se apropriar dos espaços da escola de forma efetiva e sendo construída com participação de todos.

A biblioteca construída com paletes, pufes de pneus e prateleiras reaproveitadas, ganhou também uma árvore literária, que serviu de pano de fundo para os mais de 600 livros doados para o acervo da escola permitindo um espaço lúdico e criativo para as atividades de incentivo à leitura.  Nesse mesmo ambiente, foi implementada uma Rádio Escolar completa com equipamentos de comunicação, também inaugurado durante as oficinas, com condução e produção de spots produzidos pelas mãos dos próprios alunos.

A educadora Genilza Barbosa, que atua na Biblioteca Municipal de Jericoacoara/CE, disse ter ficado encantada com o trabalho das oficinas e a interação de todo o aprendizado que pode ser trabalhado dentro de várias disciplinas.

“Fiquei fascinada com todas as Oficinas, inclusive trouxe meu filho para participar das atividades também e eles saíram daqui muito felizes e encantados. Para as ações que desenvolvo na biblioteca municipal, todo o aprendizado visto aqui será de extrema importância para a mediação de leitura, além da oficina de Patchwork que complementa ainda mais o trabalho da contação de histórias, com o avental e o tapete literário, tenho certeza que todos os educadores que estão participando já vão querer transformar os espaços da biblioteca das escolas num ambiente mais lúdico, seguindo esse modelo das oficinas”, enfatizou Genilza.

A temática central das ações promovidas em Jericoacoara/CE teve como ponto principal ressaltar sobre a conscientização do uso racional e a importância da água, sendo trabalhada em todas as atividades promovidas na escola. Na formação de Teatro, os alunos apresentaram uma peça com o tema “Pensando Verde”, reforçando sobre os cuidados com o meio ambiente, já na Oficina de Música e no Teatro de Bonecos, todo o material utilizado nas apresentações foi construído com materiais recicláveis.

 

Encerramento em evento aberto na Praça de Jericoacoara

Em evento aberto ao público, na Praça principal de Jericoacoara, o encerramento das Oficinas Práticas foi realizado na noite de sábado, dia 14, com apresentações artísticas e culturais desenvolvidas dentro das formações.

O espetáculo levou como parte da programação, uma produção inovadora de ações sustentáveis junto a atividades de arte e cultura, que logo chamou a atenção de quem circulava na praça, que pôde acompanhar uma sinfonia inusitada saindo de instrumentos musicais construídos com garrafas, canos de PVC e pedacinhos de vidro pelas mãos de alunos e educadores da Oficina de Música. A proposta surpreendeu também nas apresentações do Teatro de Bonecos, com personagens que ganharam vida utilizando PET, bandejas de isopor, tampinhas de garrafa, que em poucos minutos contava uma história sobre a importância da água e dos cuidados com o meio ambiente.

“Participar dessa Oficina de Música foi uma coisa mágica, porque eu estou acostumada a tocar instrumentos mais comuns dentro da Orquestra aqui de Jericoacoara, mas ver uma percussão com um instrumento de cano de PVC, por exemplo, é mágico, eu tinha uma ideia de que poderia ser feito instrumentos com materiais recicláveis, mas eu não tinha certeza, acho que é algo que com certeza pode ser multiplicado no município, todos amaram”, enfatizou Roane Souza, estudante do 9º ano da Escola Nossa Senhora da Consolação.

 

Em rede, construindo de forma interdisciplinar!

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos, construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

O Instituto Brasil Solidário conta com parceria de empresas e fundações privadas como Cagece/Governo do Estado do Ceará, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch.

A ação em Jijoca de Jericoacoara foi viabilizada com ajuda e apoio de vários parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Hotel Vila Kalango, Pousada Capitão Thomaz, Restaurante Pimenta Verde, Movimento Abraço Jeri, Tintas Fortex, entre outros.

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares