Instituto Brasil Solidário
Instituto Brasil Solidário
English Version Site em Português Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Área Restrita Área Restrita
Como Ajudar
20/08/2018

Educadores participam de Oficina de Mediação de Leitura com atividades práticas e novo acervo literário para as ações na escola

“A formação realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, abriu as atividades com um Seminário de Leitura e seguiu para oficinas práticas sendo trabalhadas já dentro da escola sede em Cascavel/CE”

Uma semana dedicada ao incentivo à leitura, ao diálogo e a troca de conhecimento sobre as muitas oportunidades de mediação de leitura junto aos alunos e a toda comunidade escolar! Abrindo as atividades das oficinas práticas do Instituto Brasil Solidário, o município de Cascavel/CE, recebeu no dia 14 de agosto, um Seminário de Leitura que lotou o auditório do Hotel Jangadas da Caponga, contando com a presença de educadores, técnicos das secretarias de educação, coordenadores pedagógicos, e gestores das bibliotecas públicas e comunitárias de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

Um palco tomado por livros, fantoches, cantinho da leitura e tapete literário trazia o primeiro contato do que estava por vir na semana de oficinas práticas, que tinha a proposta principalmente de demonstrar que o incentivo à leitura é multidisciplinar e permite explorar muitas possibilidades pedagógicas para fazer uma ponte entre o leitor e o livro. As apresentações dos projetos de leitura do IBS, foram realizados em meio a todo esse cenário, e logo no primeiro dia, já permitindo conhecer ações que são replicadas em escolas de várias regiões do Brasil.

“Quando o IBS chegou em Cabaceiras/PB, em 2009, nossa escola tinha como biblioteca uma sala escura, com livros empilhados, e a primeira coisa que aprendemos foi a organizar esse espaço junto com atividades que passaram a atrair a atenção dos alunos para a leitura. Nosso IDEB era 2,6 e hoje, o índice alcançou a marca de 6! 100% das escolas do município trabalham com as ações do Instituto Brasil Solidário, tivemos um salto importante da qualidade da educação a partir da continuidade dessas ações dentro da escola”, ressaltou Silvia Sampaio, diretora da EMEF Neuly Dourado, em Cabaceiras/PB, durante as apresentações do Seminário. O evento contou ainda com representantes da secretaria de educação de Tracuateua/PA, que trouxeram toda a bagagem e experiência de multiplicação das ações de incentivo à leitura, num grande intercâmbio de conhecimento para semana de oficinas em Cascavel/CE.

O que estava sendo apresentado em números, ganhou forma e vida nas atividades das oficinas práticas, que deram início ainda no mesmo dia, no período da tarde, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel. Os educadores saíram do seminário, direto para a sala de aula para começarem a produzir e conhecer de perto como tornar estantes de livros em espaços literários, como fazer da escola um espaço interativo, participativo e motivado pelos próprios alunos a serem nossos “Anjos da Leitura” dentro e fora de sala de aula.

A programação, envolveu desde os conceitos teóricos e técnicos de catalogação do acervo e organização da biblioteca, até atividades práticas, aproveitando o dia do 30 Minutos pela Leitura, para fazer uma demonstração de ações criativas, com contação de histórias, teatro de fantoches e muita poesia para atrair a atenção dos alunos para a leitura. Segundo a professora da oficina, Zenaide Campos Farias, os educadores esbanjaram criatividade nas apresentações e demonstraram motivação para dar continuidade as atividades em suas escolas.

“Nós tivemos 64 professores participando, e nos três dias de oficinas, não teve nenhum esvaziamento, estavam todos ativos e motivados a produzirem o conteúdo dado em sala, já colocando em prática lá mesmo na escola que fizemos a oficina, conversamos muito sobre a importância do professor como mediador, e como despertar no aluno esse bichinho da leitura que se movimenta e aí nasce o prazer pela busca, pela obra literária e o gosto pela descoberta de novos livros, principalmente no acervo da escola”, ressaltou Zenaide.

Para encerrar as oficinas proporcionando estrutura e material de continuidade das atividades, o Instituto Brasil Solidário entregou um kit literário para cada município participante com obras da literatura infanto-juvenil, incluindo desde contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional, até a poesia, que pode ser trabalhada também com a turma do fundamental II e ensino médio. A biblioteca da escola sede das oficinas, recebeu a doação de 500 livros para o acervo da escola!

De acordo com o Secretário de Educação de Cascavel, Fábio Pereira, as ações realizadas durante as oficinas serão multiplicadas por pólo em cada região do município, com expectativa de alcançar os 7 pólos onde estão localizadas as escolas municipais.

“Mais importante do que esse momento que está acontecendo agora em nosso município através das ações do IBS, é o que virá depois desse momento, é o impacto que isso gera a longo prazo dentro das escolas. O Instituto trouxe o simples de maneira efetiva, uma simples ação que poder fazer algo grandioso, é esse jeito de fazer que encantou nossos educadores, e nós queremos dar continuidade a todas essas atividades, assim como já iniciamos com o 30 minutos pela Leitura, o São João Literário, são propostas que só vem agregar o ensino aprendizagem nas escolas”, enfatiza Fábio.

 

PRÓXIMA ETAPA DE OFICINAS PRÁTICAS

A segunda etapa de oficinas práticas do Instituto Brasil Solidário já está com calendário agendado para ser realizada entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, com participação de profissionais que são multiplicadores das atividades do PDE/IBS em várias regiões do Brasil e estarão ministrando as formações de Teatro de Sombras e de Bonecos (Nado Rohrmann – Companhia de Inventos/MG), Fotografia (João Macul/SP e Jefferson Maciel/BA), Xilogravura (Carolina Lopes/RJ), Oficina de Artesanato/ Materiais para Montagem da Biblioteca (Levina Borges/BA), Mediação de Leitura (Zenaide Farias/BA), Construção de espaços literários (Rociania Barreto/CE).

Enriquecendo as oficinas com ações que valorizam e ressaltam a identidade e os potenciais da própria região, as formações ganharam um reforço importante de parcerias e apoiadores locais como a participação do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro e de artistas plásticos que trabalham com a cerâmica e o cipó da comunidade de Bica e Moita Redonda. A oficina, que será realizada com produção de vários materiais artesanais, além do conhecimento técnico, permitirá aos educadores o contato com tradições ancestrais do município de Cascavel, que é um dos principais polos de produção da cerâmica artesanal.

No eixo de incentivo à leitura, a Oficina de Contação de Histórias, será ministrada pela atriz Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, e atualmente, é produtora cultural e diretora da companhia de teatro itinerante – InConto Marcado. A formação promete uma semana de muita produção criativa e interativa, com técnicas de postura, controle da voz, além do estudo sobre o vasto acervo da biblioteca e as muitas possibilidades de contação de histórias e aprendizado dentro de cada gênero literário.

O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma realização do Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além do apoio das Prefeituras Municipais dos Municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

A ação em Cascavel e região também está sendo financiada com recursos incentivados – Lei Rouanet.

 

 

SERVIÇO

PRÓXIMA ETAPA DE OFICINAS PRÁTICAS

Oficinas de Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias.

Data: 30/08 a 01/09;

Horário: 08 às 17h

Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

gabrielamartins.jornalismo@gmail.com

  • Nossas fotos no Flickr Siga-nos no Twitter Curta nossa página no Facebook
Instituto Brasil Solidário - IBS
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.