Educadores e alunos de Cascavel/CE recebem oficina de Rádio Escolar e Cidadania na Escola

Outras notícias

NotíciasEducadores e alunos de Cascavel/CE recebem oficina de Rádio Escolar e Cidadania...

“Dando continuidade as atividades de Educomunicação em Cascavel/CE, os educadores e alunos receberão uma semana de formações com foco em Rádio Escolar e Cidadania na Escola”

Mais uma etapa de oficina prática de Educomunicação do Instituto Brasil Solidário em Cascavel/CE! Os educadores e alunos da região começam uma nova fase de formações em Rádio Escolar, que acontece dos dias 22 a 24 de outubro, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE. Na mesma semana, nos dias 25 e 26 de outubro, a turma participa ainda de uma formação em Cidadania na Escola, uma continuidade das atividades do Programa de Cidadania desenvolvido pelo pesquisador Diogo Salles, que assim como na primeira etapa realizada em abril, pretende trazer uma abordagem diferenciada sobre os direitos civis, políticos e sociais dos estudantes, dando espaço para o protagonismo dos alunos.

O tema cidadania também estará presente nas atividades da Rádio Escolar. Apresentando um conteúdo com atividades envolvendo desde a parte técnica e operacional dos equipamentos da rádio até o conhecimento teórico da história da rádio no Brasil, os alunos terão muitas oportunidades para colocarem a criatividade em prática na produção de vinhetas e organização da grade de programação semanal na escola, que será acompanhada pelos próprios estudantes.

Junto com a formação, a escola está recebendo todo o equipamento de rádio escolar doado pelo Instituto para assegurar a continuidade das atividades dentro da escola. A oficina pretende introduzir aos alunos os conceitos e programas básicos que os auxiliem a consolidar o meio de comunicação na escola como ferramenta de difusão de notícias, com um conteúdo criativo e crítico para a montagem da programação.

O módulo inclui ainda a capacitação em programas de edição para rádio, formação musical e atividades dinâmicas com produção textual e debates sobre jornalismo e Fake News, ressaltando sobre o importante papel e responsabilidade de quem assume o compromisso de fazer parte de uma ação de comunicação.

A turma escolherá um monitor para acompanhar e auxiliar na construção dos conteúdos da rádio, além do suporte na parte operacional dos programas de edição de áudio. “A rádio é um poderoso instrumento de transformação, inclusive para o mercado de trabalho. Nas formações do Instituto é muito comum jovens se identificarem com a rádio ao ponto de encontrarem localmente uma profissão, além de auxiliarem projetos pedagógicos na escola em que a rádio está instalada. Esperamos que o mesmo aconteça em Cascavel”, conclui Luis Salvatore, do IBS.

 

SERVIÇO

OFICINA DE RÁDIO ESCOLAR

De 22 a 24 de outubro – 08h às 17h

CIDADANIA NA ESCOLA

25 e 26 de outubro – 08h às 17h

Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares