Educadores de Ubajara/CE recebem capacitação gratuita em Mediação de Leitura e Educação Ambiental

Outras notícias

NotíciasEducadores de Ubajara/CE recebem capacitação gratuita em Mediação de Leitura e Educação...

“As ações, que envolvem desde atividades práticas de construção de forno solar, filtro de águas cinzas e papel reciclado até uma visita de sensibilização no Lixão do município, serão realizadas entre os dias 07 e 11 de outubro”

Começa no próximo dia 07 de outubro, uma semana intensa de atividades gratuitas de mediação de leitura e educação ambiental com vagas abertas para educadores de toda a rede pública de ensino dos municípios de Tianguá e Ubajara. A proposta que faz parte de uma iniciativa da Echoenergia, com realização do Instituto Brasil Solidário, é uma ação continuada na região, que levará o passo a passo do desenvolvimento das atividades do “Kit Práticas de Educação Ambiental IBS”, doado no início do ano para todas as escolas dos dois municípios, levando soluções acessíveis e replicáveis utilizando materiais reaproveitados e de fácil acesso na escola e em toda a comunidade.

Os primeiros dias serão dedicados a realização de um Seminário de Educação Ambiental, já apontando o desenvolvimento de sequências didáticas para o currículo escolar, promovendo a mesma programação nos dois municípios: Dia 07, no Auditório da Prefeitura de Tianguá/CE e dia 08, no Auditório Municipal Avani Guimarães, em Ubajara/CE. Entre os temas que serão abordados, será reforçada a proposta do Projeto LEVE – Local de Entrega Voluntária Escolar, uma tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil, que já foi apresentada na região e possibilita que a escola seja um ponto chave para a coleta seletiva no município.

Entre os dias 09 e 11 de outubro, os educadores poderão escolher entre a Oficina de Mediação de Leitura, que acontece na Casa de Cultura (Ubajara/CE), ou participarem da Formação em Educação Ambiental, que será realizada na EEIEF Maria Madalena Holanda Soares (Ubajara/CE). As formações pretendem alcançar mais de 100 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e os técnicos da Secretaria de Educação do município.

 

Educação Ambiental

No eixo de Educação Ambiental, as oficinas prometem ser muito interativas com ações práticas, envolvendo desde a construção de forno solar, filtros de águas cinzas e o papel reciclado até a instalação de uma caixa de decomposição que ficará exposta para acompanhamento dos educadores e estudantes da escola. A programação inclui ainda uma visita ao Lixão do município, com o objetivo de sensibilizar para a temática dos cuidados com o meio ambiente e a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

A formação, levará a oportunidade dos professores acompanharem de perto o desenvolvimento das tecnologias socioambientais, apresentadas através do “Kit Práticas de Educação Ambiental – IBS”, que foi doado para as escolas, e reúne toda a parte teórica, com modelos de planos de aula e sequências didáticas para a inclusão das atividades de forma interdisciplinar no currículo escolar.  A coletânea, foi desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto, baseada em anos de formações práticas exitosas em escolas públicas brasileiras, em conjunto com especialistas na área de educação ambiental.

 

Oficina de Mediação de Leitura

Durante os três dias de oficina, as atividades serão desenvolvidas aproveitando o acervo literário já doado para o município, e que estará em fácil acesso para aproveitamento das ações de leitura nas escolas da região. A formação, envolve desde capacitação técnica de organização da biblioteca e manutenção do acervo, até atividades práticas de contação de histórias e mediação de leitura, utilizando obras da literatura infanto-juvenil, com contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional e a poesia, que podem ser trabalhados tanto com a turma do fundamental I e II, como estudantes do ensino médio.

Motivando a implementação das ações de forma interdisciplinar, os professores receberão sacolas literárias e aventais para mediação de leitura e demais atividades lúdicas e criativas que podem ser promovidas dentro e fora da biblioteca.

 

SERVIÇO

TIANGUÁ/CE

  • SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dia: 07/10, de 08h às 12h

Local: Auditório da Prefeitura de Tianguá/CE

 

UBAJARA/CE

  • SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dia: 08/10, de 08h às 12h

Local: Auditório Municipal Avani Guimarães

 

  • Oficina de Mediação à Leitura

Dia: 09 até 11/10, 08h às 16h30

Local: Casa de Cultura de Ubajara/CE

 

  • Oficina de Educação Ambiental

Dia: 09 até 11/10, 08h às 16h30

Local: EEIEF Maria Madalena Holanda Soares

 

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares