Cascavel/CE recebe o Programa de Desenvolvimento da Educação do Instituto Brasil Solidário com Seminário de Leitura e formações gratuitas em Educomunicação, Arte e Cultura

Outras notícias

NotíciasCascavel/CE recebe o Programa de Desenvolvimento da Educação do Instituto Brasil Solidário...

“As formações serão realizadas em duas etapas durante o mês de agosto na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE, com vagas abertas para educadores da região e todo o entorno, incluindo escolas em Pindoretama e Beberibe”

Uma jornada intensa de oficinas práticas com atividades para além da sala de aula, despertando um novo caminho de ensino-aprendizagem com o lúdico, a cultura, a arte e o incentivo à leitura fazendo parte do cotidiano da escola! Com uma programação dinâmica e interativa com toda a comunidade escolar, o Programa de Desenvolvimento da Educação do Instituto Brasil Solidário, avança para mais uma etapa no Ceará, levando para o município de Cascavel/CE, seminários, oficinas e formações gratuitas em eixos como Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias.

Dividida em duas etapas durante o mês de agosto, a iniciativa pretende alcançar mais de 400 participantes, entre educadores, alunos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de educação dos municípios de Cascavel, Pindoretama e Beberibe, no Ceará. O projeto já está com inscrições abertas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (85) 9 9646.2474

 

SEMINÁRIO DE LEITURA

Abrindo as atividades, o município de Cascavel/CE, recebe no dia 14 de agosto, um Seminário de Leitura, que será realizado no auditório do Hotel Jangadas da Caponga – Águas Belas/CE, pela manhã, de 08h às 12h. Na mesma semana, entre os dias 15 e 17 de agosto, começam as primeiras oficinas práticas de mediação de leitura, na Escola Deputado Raimundo de Queiroz, que acontece de 08h às 17h. As ações incluem desde técnicas de organização e montagem da biblioteca, conteúdo teórico e prático para atividades de contação de histórias, até a doação de um acervo de mais 1000 livros para a biblioteca da escola.

Enriquecendo o intercâmbio literário entre os educadores, a semana de oficina de leitura contará também com participação de representantes das escolas e secretaria de educação dos municípios de Cabaceiras/PB e Tracuateua/PA, regiões que já receberam as oficinas do IBS e são exemplos de continuidade das ações nas escolas sendo motivadas pelos próprios alunos e educadores do município, com grupos que foram criados a partir das oficinas e hoje mobilizam toda a comunidade.

 

II ETAPA DE OFICINAS PRÁTICAS

A segunda etapa de oficinas práticas acontece entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro, de 08h às 17h, na Escola Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE. As formações serão realizadas por profissionais que são multiplicadores das atividades do PDE/IBS em várias regiões do Brasil e estarão ministrando oficinas de Teatro de Sombras e de Bonecos (Nado Rohrmann – Companhia de Inventos/MG), Fotografia e Audiovisual (João Macul/SP e Jefferson Maciel/BA), Xilogravura (Carolina Lopes/RJ), Oficina de Artesanato/ Materiais para Montagem da Biblioteca (Levina Borges/BA), Mediação de Leitura (Zenaide Farias/RN), Construção de espaços literários (Rociania Barreto/CE) e Teatro (Daniele Yanes Rodrigues/CE).

Promovendo ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas em mais de 25 municípios em todo o Brasil através da metodologia do PDE, a proposta está sendo fomentada de modo a alcançar 100% das escolas dos três municípios participantes, garantindo representantes de cada escola envolvida. “O IBS já tem alcançado resultados muito positivos nas escolas do Ceará, os educadores percebem que o projeto consegue utilizar de recursos e linguagens simples, aproveitando o que a escola e a comunidade já oferecem dentro do seu contexto cultural, e passam a mobilizar ações ainda maiores, com participação das famílias, da comunidade, dando espaço para o protagonismo dos próprios alunos. Além deles, termos participantes de outros Estados como Paraíba e Pará, que também estarão se deslocando para as formações”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

Segundo o Secretário de Educação de Cascavel/CE, Fábio Pereira, os educadores estão recebendo as ações do Instituto Brasil Solidário com muito entusiasmo e disposição para dar continuidade em sala de aula. “Nós estamos multiplicando atividades do Instituto Brasil Solidário desde o ano passado, tem escolas com ações de Educação Ambiental, educação financeira e de incentivo à leitura só com as ideias coletadas na formação que aconteceu em Beberibe, agora que estamos tendo essa oportunidade das oficinas serem realizadas diretamente na escola do município, a ideia é potencializar ainda mais essa iniciativa. Pela secretaria, estamos dispostos a garantir multiplicação em pelo menos 10 escolas da região”, ressaltou Fábio.

 

REGIONALISMO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

Para esta edição, as formações ganharam um reforço importante de parcerias e apoiadores locais que vão contribuir para enriquecer as oficinas com ações que valorizam e ressaltam a identidade e os potenciais da própria região, como a participação do Grupo Uirapuru – Orquestra de Barro e de artistas plásticos que trabalham com a cerâmica e o cipó da comunidade de Bica e Moita Redonda. A oficina, que será realizada com produção de vários materiais artesanais, além do conhecimento técnico, permitirá aos educadores o contato com tradições ancestrais do município de Cascavel, que é um dos principais polos de produção da cerâmica artesanal.

No eixo de incentivo à leitura, a Oficina de Contação de Histórias, será ministrada pela atriz Daniele Yanes Rodrigues, que iniciou sua carreira como Narizinho, do Sítio do Picapau Amarelo, na Rede Globo, e atualmente, é produtora cultural e diretora da companhia de teatro itinerante – InConto Marcado. A formação promete uma semana de muita produção criativa e interativa, com técnicas de postura, controle da voz, além do estudo sobre o vasto acervo da biblioteca e as muitas possibilidades de contação de histórias e aprendizado dentro de cada gênero literário.

 

IBS no Ceará

Com 20 anos de estrada e tradicionalmente forte atuação no eixo norte-nordeste, o Instituto Brasil Solidário, é reconhecido pelo empreendedorismo social de seus fundadores pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, Rede Folha de Líderes e Empreendedores Sociais e RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. Somente em 2017, em seu primeiro ano com sede fixa no Eusébio/CE, o IBS alcançou mais 100 ações multiplicadas nas escolas da rede pública de ensino do Ceará. Nos últimos 8 anos, mais de 25 municípios em todo o Brasil vem multiplicando as ações com o método PDE/IBS.

Sabendo a importância de fortalecer um elo de solidariedade em cada região que atua, o Instituto Brasil Solidário procura reforçar o conceito “Juntos Construímos” buscando apoio de instituições que agregam a sua missão nessa longa trajetória pela educação. Trabalhar em rede, mantendo assim uma “rede social” do bem com troca de experiências e parcerias, e de forma intersetorial, tem permitido que as ações sigam o modelo de multiplicação e construção do saber dentro e fora do ambiente escolar.

No Ceará, o IBS já conta com o apoio de organizações como a Faculdades Nordeste – FANOR, Associação Caatinga e o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza – IBLF. O Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma realização do Instituto Brasil Solidário, em parceria com empresas e fundações privadas como: Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch, além do apoio das Prefeituras Municipais dos Municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, entre outras.

A ação em Cascavel e região também será financiada com recursos incentivados – Lei Rouanet.

 

SERVIÇO

 

  • Seminário de Leitura – dia 14/08;

Horário: 08 às 12h

Local: Hotel Jangadas da Caponga

(Endereço: Av. Ipanema, s/n – Praia de Águas Belas, Cascavel – CE)

 

  • I Etapa de Oficinas práticas

Oficina de Mediação de Leitura – de 15 a 17/08;

Horário: 08 às 17h

Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

 

  • II Etapa de Oficinas práticas

Oficinas de Fotografia, Teatro de Sombras, Xilogravura, Música, Produção de Materiais para Biblioteca, Mediação de Leitura e Contação de Histórias –  de 30/08 a 01/09;

Horário: 08 às 17h

Local: Escola Deputado Raimundo de Queiroz, em Cascavel/CE

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares