Animação e Criatividade marcam noite de São João Literário em Beberibe

Outras notícias

NotíciasAnimação e Criatividade marcam noite de São João Literário em Beberibe

Alunos, professores e comunidade se divertem no I Arraiá Literário da Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe.

O mês de junho já se despede e junto com ele, o período mais colorido e animado do Nordeste: as grandes festas de São João. Encerrando com maestria o grande ciclo de apresentações do São João Literário, proposta do Instituto Brasil Solidário que une ações de Literatura durante as festas e comemorações do período, a Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz realizou na noite do dia 28 de junho, sua primeira edição do “Arraiá Literário”. Alunos, professores e a comunidade lotaram o espaço reservado na frente da escola que revelava em cada detalhe todo o capricho e dedicação que trazia a Literatura como temática principal do festejo junino.

Barracas literárias, pescaria de livros, correio elegante com poesias e um espaço especial com molduras para fotografias foram alguns dos ambientes montados especialmente para o Arraiá da escola. A aluna do 6º ano, Elisa Barbosa, de 11 anos, disse ter se surpreendido com a temática desse ano e se sentiu motivada a participar de várias atividades. “Gostei muito do tema, achei bem diferente, este ano estou em muitas atividades, ajudei na montagem da barraca literária, na parte da escolha dos livros e estou também nas apresentações de dança, a do Cordel e a que acabamos de apresentar, com o tema “O Remelexo do Boi”, enfatiza a estudante.

Além da decoração que apontava para um cenário criativo com foco no incentivo à leitura, a programação refletiu um importante trabalho pedagógico realizado durante todo o mês de junho dentro de sala de aula. A abertura do evento teve declamação de poesias, produzida pelos próprios alunos e com direito a um concurso literário e ainda a apresentação da turma do 7º B, ganhadora do concurso de Paródias, que arrebatou a primeira colocação, e todo o público que assistia, com uma rima divertida sobre o Projeto 30 minutos pela Leitura.

“O concurso de Paródias teve 100% de participação das turmas do turno da tarde, que costumam ser bem agitadas aqui na escola, foi muito divertido, os alunos realmente se envolveram, para o próximo ano já estamos pensando em aprimorar algumas atividades, escolher um autor ou uma obra literária específica para homenagearmos”, ressaltou a Coordenadora Pedagógica da Escola, Ana Patrícia Castro.

Para o Secretário de Educação de Beberibe, Diogo Freire, a festa consegue aproximar a comunidade da escola. “Estou muito feliz em ver essa festa tão bonita e com tanta participação da comunidade, vejo alunos, professores e familiares envolvidos e entusiasmados com o que foi preparado dentro dessa temática da literatura, o IBS trouxe uma inovação que enriquece muito a proposta já tradicional e cultural do São João”, aponta Diogo.

O regional e a tradição na dança e na música também não deixaram de marcar presença no festejo, a noite de apresentações contou com toda a riqueza da cultura popular, com a animação das quadrilhas, a irreverência do casamento matuto e ainda uma apresentação de dança e instrumentos feitos a partir de materiais recicláveis em homenagem aos 70 anos da Música Asa Branca.

 

Sobre o Projeto São João Literário

O São João Literário, faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário e envolve todas as escolas que participam das ações do Programa, em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. Com sua primeira edição realizada em 2013, o projeto tem como objetivo promover uma grande mobilização com foco no livro e no incentivo à leitura dentro das festividades juninas.

Uma lista de atividades são elaboradas para serem desenvolvidas com todas as turmas do Fundamental I ao Fundamental II – organização da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio e distribuição dos convites. O objetivo pedagógico do Projeto, é conseguir engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira, aproveitando esse período para trabalhar a arte literária.

No Projeto São João Literário – IBS além de desenvolver e incentivar o estudo das tradições e da cultura popular, trabalha-se com sequências didáticas que estimulam a produção e o estudo literário que resultam em aprendizagens significativas e a apresentação das muitas culminâncias que acontecem através da parceria com muitas escolas do nosso país.

As atividades do Projeto São João Literário podem ser realizadas com todos os segmentos escolares. O que diferencia a proposta em cada ano/ciclo é o gênero trabalhado e o seu desenvolvimento pelos diferentes professores.

 

Arrasta Pé da Educação

Parte das atividades da grande festa do São João Literário, está o “Arrasta Pé da Educação”, num enredo que consegue sensibilizar as quadrilhas juninas a incorporarem as temáticas e conceitos trabalhados no Programa de Desenvolvimento da Educação, do Instituto Brasil. São elas: incentivo à leitura, educação ambiental, uso de tecnologias em sala de aula e como instrumento ao protagonismo, valorização das artes regionais, prevenção e saúde e empreendedorismo.

Toda a criatividade e originalidade contam como pontos fortes na escolha das quadrilhas que se destacam no momento do Arrasta Pé da Educação. Figurinos bem elaborados com utilização de materiais recicláveis, ressaltando o conceito de sustentabilidade, além do momento de leitura e homenagem à obras literárias, seja na dança, na música ou na caracterização, são alguns dos elementos fortemente presentes durante a festa, que resulta, em várias regiões, em um grande concurso com premiação para as primeiras colocações.

“Foi uma noite encantadora onde pudemos observar no olhar das crianças e educadores o encantamento na realização de uma proposta diferente de São João, que une Literatura, artes cênicas, música e teatro, e garante espaço também às tradicionais quadrilhas locais. Foram momentos muito emocionantes, que reuniram diferentes gerações e alunos em uma causa: o resgate da festa tradicional de São João unida a causa da educação!”, concluiu Luis Salvatore, do IBS.

As ações do Instituto no Ceará e no Nordeste, no ano de 2017, contam com financiamento de: Instituto Samuel Klein, Palmeirinha Ação Social, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

 

Mais informações para a imprensa:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

OUTRAS NOTÍCIAS

Artigo anterior
Próximo artigo
Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares