Ação solidária em praça na Praia do Cumbuco movimenta o Dia de Doar com doação de livros, formação do Projeto Jogos de Educação Financeira e construção de um espaço literário para a comunidade

Outras notícias

NotíciasReleasesAção solidária em praça na Praia do Cumbuco movimenta o Dia de...

“Contando com participação dos próprios moradores da comunidade, a ação foi realizada no dia 03 de dezembro, numa parceria do Instituto Brasil Solidário e a ONG Cumbuco Bom de Bola”

Um espaço literário sendo construído com caixotes, sofás de paletes e pufes de pneus que foram coletados na própria comunidade! No último dia 03 de dezembro, data em que foi mobilizada a campanha mundial do Dia de Doar, a praça São Pedro, na Praia do Cumbuco, recebeu uma ação solidária que pretende deixar um legado de educação ambiental, incentivo à leitura e até educação financeira com jogos educativos para os moradores da região.

Levando uma intervenção de arte, pintura e construção de um cantinho literário todo sustentável com materiais reaproveitados, a programação em praça pública contará com apoio dos moradores e grupos sociais da comunidade, para a entrega de um ambiente acolhedor e criativo, que poderá ser utilizado em livre acesso para as crianças e jovens do entorno. A praça ganhará novas cores, prateleiras com livros e materiais para ações de leitura e contação de histórias que está sendo doada pelo Instituto Brasil Solidário, numa ação conjunta com a ONG Cumbuco Bom de Bola.

A educação financeira também estará presente no dia de mobilização, unindo diversão e aprendizado com os jogos Piquenique e Bons Negócios, onde serão formados um grupo de monitores para seguir promovendo as atividades com os jogos educativos que já estão disponíveis de forma gratuita para os alunos do Cumbuco Bom de Bola.

 

Corrente solidária que inspira gerações

A ação que chega hoje em praça pública no Cumbuco, nasce de uma corrente de solidariedade que começou em 2004, numa oficina de arte e pintura dentro de sala de aula. O jovem de 24 anos, Daniel Rocha, idealizador do Cumbuco Bom de Bola, tinha 09 anos de idade quando participou das primeiras oficinas do Instituto Brasil Solidário e, desde então, não quis mais se afastar de trabalhos sociais que pudessem ajudar a sua comunidade.

Após esse primeiro contato, Daniel passou a acompanhar todas as ações sociais promovidas pelo Instituto em sua cidade e região do entorno, onde logo se sentiu motivado a criar seu próprio espaço de atuação em prol da comunidade, promovendo iniciativas de educação ambiental, com mutirão de limpeza nas praias do Cumbuco, além da escolinha de Futsal, que exige entre os critérios de participação, boas notas e frequência na escola do bairro.

“Posso dizer, que o Instituto foi como se fosse uma árvore, que dessa árvore caiu uma sementinha, que agora está germinando junto a outros alunos, num modelo de esporte e sustentabilidade, e que pretende também ser fonte de inspiração para muitas outras iniciativas que ajudem a construir um Brasil mais solidário e sustentável”, ressalta Daniel, que também é instrutor de Kitesurf na região.

Sempre acompanhando a evolução desse empreendedor social, que veio ao Instituto ainda tão pequenino, retornamos ao município deixando um legado para os seus alunos e familiares que são beneficiários de toda essa corrente do bem.

 

Sobre o Dia de Doar

Em resposta ao consumismo da Black Friday, foi criado o Dia de Doar, um movimento global que desde 2012 mobiliza milhões de pessoas com o propósito de fazer o bem.

O dia 03 de dezembro foi a data marcada para a mobilização deste ano, numa campanha que atualmente já conta com 55 países participando oficialmente.

No Brasil o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012.  Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, acontecendo logo em seguida a datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday.

 

Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e atividades promovidas nas 5 regiões do Brasil, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade no ensino público, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Os programas desenvolvidos pelo Instituto Brasil Solidário, permitem à comunidade agir com autonomia e multiplicar as ações vivenciadas em eixos relevantes para seu desenvolvimento, como: incentivo à leitura, educação ambiental, educomunicação, saúde, valorização da arte e cultura local, educação financeira e geração de renda. Por dois anos consecutivos, foi eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, em premiação promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia.

Ao longo desse caminho, já foram 1.032 escolas trabalhadas, 47.255 alunos beneficiados diretamente e 16.122 professores capacitados em formações presenciais. São 270 bibliotecas montadas e mais de 180 municípios impactados com ações diretas em todo o Brasil, apontando que é possível acreditar na transformação social e sustentável por meio da educação.

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

[email protected]

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares