Naiane Angélica Borges e seu novo Cantinho da Leitura em Catalão (GO)

Outras notícias

NotíciasNaiane Angélica Borges e seu novo Cantinho da Leitura em Catalão (GO)

A educadora Naiane Angélica Borges, de Catalão (GO), teve seu primeiro contato com o IBS em agosto de 2023, quando ocorreu a ação presencial na Escola Municipal Nilza Ayres Pires. “Ao abordarem sobre o EaD do instituto, a equipe gestora da escola nos sugeriu que conhecêssemos melhor os cursos disponíveis. Eu, particularmente, me interessei pelos cursos voltados para a Leitura, e fui fazer o curso de Incentivo à Leitura”, diz. A experiência foi tão boa, que ela seguiu fazendo outros cursos onde enxergava a interdisciplinaridade com a leitura. “Fiz o curso de Oficinas Criativas com intuito de adaptar e tentar criar ideias no trabalho com a leitura”, conta. 

Em 2025, com tantas novidades surgindo, ela seguiu com as formações de forma híbrida. Primeiro com a Oficina de Teatro de Sombras, na ação presencial que marcou a volta do IBS ao município em janeiro, durante a jornada pedagógica. “Ao final desta formação, apresentamos para todos os participantes da jornada o nosso teatro de sombras, com uma das lendas de Catalão, sobre ‘A louca do Morro da Saudade'”, comemora. 

Mas as novidades também chegaram ao EaD, mais especificamente na área da leitura, com o curso de “Cantinhos de Leitura”. Com as novas ideias e inspirações que surgiram no curso, Naiane conseguiu idealizar um espaço literário que fosse mais do que um local com livros: um verdadeiro convite ao encantamento pelas palavras. 

“A ideia era criar um espaço onde a leitura fosse um deleite, provocando o gosto e o incentivo à leitura. Nosso cantinho ainda é simples, mas por meio do curso estamos buscando novas formas de aproximar e tornar os livros ainda mais atraentes para as crianças”, explica. 

A resposta dos alunos não demorou a aparecer. “As crianças adoram terminar as atividades e já pedem para ir ao cantinho, escolhem seus livros, ficam à vontade, compartilham com os colegas, falam sobre o livro, criam histórias para os livros de imagem, dão sua opinião, indicam para os colegas”, relata a educadora. Além disso, a turma participa de uma atividade literária com troca dos livros a cada quinze dias, mantendo o acervo sempre renovado e instigante para os pequenos leitores. 

“Sou suspeita para falar sobre leitura, pois é um tema que me interessa muito, tanto que foi tema das minhas pesquisas de graduação e mestrado. Através do curso do IBS pude aprofundar e relacionar o conteúdo com minha área de interesse, podendo mais uma vez comprovar a importância da mediação na formação do aluno”, finaliza. 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares