Barreirinhas e Santo Amaro (MA) recebem oficinas práticas

Depois da jornada de ações em Pernambuco, agora foi a vez do Maranhão! Além de fazer a sua parada anual “obrigatória” em Barreirinhas, o Plano Bienal de Atividades Brasil Solidário incluiu um novo município no roteiro: Santo Amaro. Ambos receberam oficinas das mais variadas: Desenho e Pintura, Teatro, Fotografia, Leitura, além de Oficinas Criativas, que trabalham a arte com sustentabilidade. Além das oficinas, as bibliotecas de ambas ganharam uma pintura especial, homenageando os Lençóis Maranhenses.
Em Barreirinhas, as atividades aconteceram no dia 26/05 numa escola velha conhecida do IBS: a Escola Domingo Carvalho, que tinha sediado as oficinas práticas do nosso PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação) em 2012. “Foram mais de 300 alunos, contando manhã e tarde, com oficinas de Fotografia, Desenho e Pintura, entre outras. Foi uma troca de experiências que trouxe muita alegria e entusiasmo para a nossa escola”, afirmou o secretário de educação Antonio Carlos Lisboa.
Esse retorno à escola aconteceu na esteira da inauguração da sala de robótica, ocorrida em novembro de 2024 e que iniciou 2025 com duas turmas (veja detalhes no box abaixo).
Já em Santo Amaro, tudo era novidade. No dia 30/05, a Escola Municipal Ângelo Pereira da Silva abrigou o início dessa parceria que promete ser longeva. “Posso afirmar que foi um dia gratificante e de muito aprendizado não só para os alunos, mas para todos da escola. Foi uma experiência transformadora. Nossos alunos desconheciam a profundidade e a beleza da fotografia como forma de arte e expansão, ficaram maravilhados”, resumiu a diretora da escola Jovanira Lisboa.
Curso de robótica trabalha com duas turmas no contraturno
Em novembro de 2024, o IBS esteve na Escola Domingos Carvalho para inaugurar uma nova sala de robótica, após um ano de arrecadações que envolveram uma vaquinha virtual (crowdfunding), rifas e até um sorteio para o show da Taylor Swift (conheça a história completa na edição de novembro/dezembro de 2024).
Entregue a sala, em 2025 seria o tempo de levar para a prática dos alunos todo esse esforço para montar a sala. Além dos kits de robótica, os computadores também estão em pleno uso pelas duas turmas do professor Wellington Augusto Costa Ramos, que trabalha no contraturno às quintas-feiras com 20 alunos por turno, sendo 2h30 de aula para cada turma. “Os alunos têm demonstrado grande interesse pelo curso. Produzimos uma apostila em que estruturamos as partes de eletrônica, robótica e programação, trabalhando como sequência didática, de forma transversal com o currículo regular”, afirmou o professor.
Confira as fotos da ação em Barreirinhas (MA):
Confira as fotos da ação em Santo Amaro (MA):


