A volta da Oficina de Jornal Escolar, fechando a trilha de aprendizagem da Educomunicação

Outras notícias

NotíciasA volta da Oficina de Jornal Escolar, fechando a trilha de aprendizagem...

Além do retorno do IBS a Iraquara, o PDE também trouxe na bagagem outro retorno: o da Oficina de Jornal Escolar, uma oficina que foi bastante trabalhada até dez anos atrás e que não teve continuidade em função das limitações tecnológicas da época. 

Nos três dias de oficina, o desafio era criar um jornal que expressasse a identidade da escola Zélia Ribeiro Coutinho. O primeiro dia foi mais teórico, com fundamentos básicos de como um jornal deve funcionar. Os métodos de apuração, a construção de um lide, como entrevistar as fontes, etc. Além de definir o nome do jornal e criar suas editorias, houve tempo também para um papo sério sobre redes sociais e algoritmos. 

Já no segundo dia os alunos, todos do 8o e 9o ano, foram para a prática, com a proposta de fazer a cobertura completa das oficinas que estavam acontecendo na escola. Divididos em grupos, eles visitaram as 10 oficinas para coletar o material que entraria no jornal. “Às vezes eles esqueciam de anotar as informações básicas, às vezes tinham dificuldade com o lide, às vezes o depoimento não tinha a força necessária para tornar o texto interessante. Tudo normal, parte do processo de aprendizagem. Minha função era justamente auxiliá-los nessa busca”, explica Diogo Salles, que ministrou a oficina. 

Pouco a pouco, os alunos foram chegando ao resultado, que veio no terceiro dia, com a definição do logo (numa votação aberta entre oito opções criadas), com o fechamento e, finalmente, com a diagramação e impressão no jornal. Assim nasceu o Zélia News.

Após trabalhar a imagem com a Oficina de Fotografia e o áudio com a Oficina de Rádio, agora temos a escrita, com a Oficina de Jornal Escolar. “Isso proporciona um trabalho mais integrado das oficinas de Educomunicação, pois o jornal pode pautar a rádio com temas de interesse dos alunos e também pode receber fotos da Oficina de Fotografia” disse Diogo. 

Alunos da oficina irão replicar conhecimentos em outras escolas 

E logo após seu nascimento, o Zélia News já pode estar criando “filhotes”! É que dias após a oficina, os alunos Davi, Ikara e Hemilly foram recebidos auditório da secretaria de educação do município por equipes gestoras e alunos de outras escolas de tempo integral, com o objetivo de contar sobre a experiência da oficina e ensinar alunos do 4o e 5o ano como escrever notícias e produzir um jornal. 

DEPOIMENTOS

“Além de me ensinar uma nova forma de escrita com o lide, na oficina, tive bastante contato com todos. Adoro conversar, adoro entrevistar.” 

Ikara Hellen Rodrigues, 13 anos 

——————-

“A oficina me ajudou a saber como se faz entrevistas, como escrever, saber chamar a atenção dos leitores. Vou levar essas práticas para a vida. Quem sabe virar jornalista.” 

Érica de Jesus Souza, 14 anos 

——————-

“Aprendi a me comunicar melhor depois da oficina. Eu não conseguia falar com quem eu não conhecia. Depois de entrevistar as pessoas, consegui acabar com a timidez.” 

Hemilly de Sá Teles Maia, 13 anos 

——————-

“O que mais me marcou foi o trabalho em equipe, pegar os depoimentos e também passar o texto para o computador. Foram três dias muito cansativos, mas de puro conhecimento!” 

Claita Fernanda Lelis Souza, 13 anos 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Gabriela Martins
Gabriela Martins
Assessora de Comunicação | @brasilsolidario

Populares