«

»

Dica Pedagógica IBS – Como organizar a biblioteca em casa

Organizar a biblioteca em casa, uma atividade para lidar com este momento de crise! Biblioteca -05

O coronavírus chegou recentemente ao Brasil e impôs algumas mudanças significativas na nossa rotina. Isso porque o isolamento social é uma das principais medidas de segurança para evitar o contágio em grande escala.

Este período de isolamento social é indispensável para garantir êxito na luta contra a Covid-19. Ficar em casa serve para diminuir a propagação do vírus.

Evitar o contato com outras pessoas fora do seu ambiente domiciliar é extremamente importante para a prevenção contra o coronavírus, como explicou o médico Marcelo Fabrício durante o nosso primeiro “Diálogo IBS”.

Como lidar com o momento de crise?

O isolamento social e a preocupação com o futuro diante de uma pandemia colocam desafios para o nosso controle emocional. Logo, é importante tomar alguns cuidados com a sua saúde mental. Assim, o IBS trouxe algumas dicas, vamos lá!

Organize suas atividades em casa

Sair da rotina normal é algo que mexe com as nossas emoções, principalmente se for por vários dias. A dica nesse caso é tentar manter a rotina, mesmo sem sair de casa. Mais uma vez, podemos ter a arte literária – a leitura – como aliada.

Biblioteca -09

Quais os benefícios da Leitura

Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico.

Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro e isto é muito importante neste momento.

Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões.

Compreendendo estes benefícios…que tal organizar o seu acervo literário, sua biblioteca em casa

1. Escolhendo o espaço

Primeiro é importante que você saiba: não ter uma casa ou apartamento muito grande jamais deve ser usado como desculpa. Qualquer canto pode ser transformado em um local para o acervo de seus livros, uma parede vazia, na parte de baixo da escada, um canto da sala, do quarto ou do escritório, enfim. No caso de a escolha ser embaixo da escada, talvez exista a necessidade de um móvel sob medida, mas isso não é desanimador. Você mesmo pode fazer alguns ajustes para criar um móvel.

untitled

2. Conforto

Lembre-se que a leitura é uma atividade que requer que seja feita de maneira confortável. Se o cômodo for usado apenas para esse fim e permite um bom espaço, invista em sofás, poltronas, pufes, tapetes e muitas almofadas para garantir seu conforto e de quem mais for usar essa biblioteca caseira. É bom ter em mente que se você quer uma biblioteca em casa, está montando um local que requer introspecção, mas que também precisa ser aconchegante.

Biblioteca -04

3. Iluminação

Nada pior do que ler em um ambiente escuro. Além de ser difícil, ler no escuro é prejudicial à saúde dos seus olhos. Portanto, invista em uma boa iluminação. A luz pode vir de um ponto principal, como uma lâmpada no alto ou um lustre, se o ambiente for de um cômodo inteiro só para a biblioteca. Já se o seu investimento for em um canto mais reservado, pode usar pontos menores espalhados, como abajures e luminárias.

Lembre-se que mesmo usando um cômodo todo para a biblioteca caseira, você pode espalhar luminárias e pontos de luz estrategicamente e criar uma iluminação mais baixa, aconchegante e propicia para a leitura.

4. Ausência de sons

Como já citamos antes, a leitura é uma atividade de introspecção, requer silêncio, concentração e o cômodo/canto de leitura deve ser praticamente sagrado. Evite colocar aparelhos de TV ou rádio no cômodo ou próximos ao canto de leitura.

Biblioteca -08

5. Organização

Ok, mas como vamos organizar todos os livros? São várias opções e aqui você deve considerar o que achar mais fácil ou mais prático para você.  Os livros podem ser organizados em orem alfabética dos títulos ou dos autores. Podem ser separados também por gêneros. Os livros não seguem regras de tamanhos, cores e pesos, portanto você pode se sentir livre para organizá-los como preferir. O colorido que essa organização de itens tão diferentes faz é apaixonante.

Tenha cuidado apenas com os livros mais antigos ou que já estejam um pouco danificados. Você pode deixá-los separados ou, se não forem uma raridade original, pode restaurá-los. Se a casa tiver crianças, coloque os livros deles na parte de baixo, facilitando o acesso e evitando acidentes, casos eles queiram subir para pegar algum livro.

Biblioteca -07

6. Limpeza

Obviamente se você é um amante de livros, sabe que essas belezinhas precisam de cuidados muito especiais.

Jamais manuseie os livros com as mãos sujas, além disso, lembre-se que os livros são nada mais do que papéis, um ótimo chamariz de traças, mofo, bolor, o que faz com que seus cuidados precisem ser redobrados.

Pelos menos duas vezes na semana, faça a limpeza com flanela ou espanador. Passe-os nas laterais e nas extremidades dos livros para retirar o pó acumulado. Para evitar que os livros criem bolor, você pode passar perfume neles, apenas tenha cuidado para não deixar eles molhados.

Aliás, umidade e livros são coisas que não combinam. Procure escolher um canto da casa que não seja úmido para montar sua biblioteca em casa. Caso tenha algum livro úmido, coloque-o no sol antes de guardar o exemplar.

Caso realmente não tenha opção e o cômodo seja úmido, espalhe algodão embebido em terebintina, é uma substância vendida em loja para produto de artes. Troque os chumaços de algodão a cada dois ou três meses, dependendo do nível de umidade do ambiente.

Biblioteca -06

7. Móveis

Por fim, mas tão importante quanto as outras dicas para montar uma biblioteca em casa, faça a escolha certa dos móveis que vão receber seus livros. Se tiver exemplares pesados, invista em móveis com madeira grossa ou prateleiras que estejam bem firmadas na parede.

Lembre-se que se você tem um ambiente pequeno, pode usar apenas prateleiras para montar sua biblioteca em casa. Já se o ambiente será usado apenas para essa finalidade, invista em boas estantes, principalmente as que tenham portas de vidro, elas ajudam a proteger os livros. Lembre-se de limpar os móveis também, pelo menos a cada três meses.

Biblioteca -03

Finalizando a nossa dica…

Não podemos esquecer que hoje – 09 de abril comemoramos o “Dia da Biblioteca” então fica aqui o nosso convite, organize todo material que você vai precisar e transforme este dia num momento de amor e de convivência, onde juntos vão organizar este lindo espaço literário familiar!

“Além de ser importante culturalmente, é comprovado que o hábito da leitura causa bem-estar mental. Em uma de suas palestras, Bill Gates declarou: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros.  Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história”. Por que não seguir este exemplo?

Gostou da nossa dica, acredito que sim! Compartilhe com todos os seus amigos, juntos construímos!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 2 = dezesseis