«

»

Mala Literária Viajante em Balsas/MA

Escolas em Balsas, no Maranhão, desenvolvem projeto itinerante de leitura: “Mala Literária Viajante”, com o acervo doado pelo Instituto Brasil Solidário
Balsas -05
Balsas -04png
Os educadores de Balsas, no Maranhão, já estão desenvolvendo novos projetos de leitura aproveitando o acervo literário doado pelo Instituto Brasil Solidário. O material com 100 livros, entregue durante a Formação em Mediação de Leitura, promovida em agosto deste ano, está circulando por todas as escolas do município com uma proposta lúdica e cheia de criatividade que foi intitulada “Mala Literária Viajante”, encantando logo no primeiro contato as turmas que estão participando da iniciativa.
untitledBalsas -07Balsas-02A Escola Municipal Francisco Coelho dos Santos, foi a primeira a receber as ações do projeto a aproveitou para criar um cronograma de atividades que pudesse contemplar todas as turmas da escola. Durante a atividade, os alunos recebiam a “mala literária” em sala, escolhiam um livro de sua preferência e logo depois compartilhavam alguns trechos do livro escolhido, o momento permitia uma interação entre a turma que rapidamente virava assunto para uma próxima experiência literária e curiosidade para apreciar as muitas opções disponíveis no acervo da biblioteca da escola.
Balsas -03Balsas -07“Esse momento foi muito importante para nossa escola, pois nós já trabalhamos o incentivo à leitura, mas foi criado todo um suspense sobre a chegada da mala literária, que deixou os alunos muito entusiasmados, eles estavam ansiosos para participar das atividades! O resultado foi excelente e já estamos pensando numa nova estratégia para trabalhar com os demais livros da escola e começar as ações do Anjos da Leitura”, ressaltou Elaine de Fátima Leite, Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Francisco Coelho dos Santos.
Balsas -06A proposta descontraída e interativa com os alunos se destacou até no momento de entrega do acervo literário! Os alunos desenvolveram um repente relatando a experiência de receber o projeto na escola e como os alunos ficaram envolvidos em dar continuidade as ações de mediação de leitura.
A “Mala Literária Viajante”, segue agora para a Escola Virgínia Cury, levando toda a energia e motivação dos alunos e educadores que deram os primeiros passos da iniciativa e agora já fazem parte do grupo “Anjos da Leitura”.

1 comentário

  1. Antonio

    Atividade muito inteligente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


1 × cinco =