«

»

Dica Pedagógica IBS: a importância do livro e de ler bons livros

A importância do livro é indiscutível e nesta dica pedagógica IBS vamos conversar sobre a importância de ler bons livros e apresentar o acervo literário IBS.

IMG_8579
Ler é fundamental em nossa sociedade porque tudo o que somos, fazemos e compartilhamos passa necessariamente pela escrita.
Qual é a importância do livro para nossa vida que benefícios bons livros podem trazer para seus leitores veja a seguir estes argumentos e uma lista de bons livros para sua leitura.
O livro é uma das maiores invenções que o homem tem acesso, por meio do livro são transmitidos conhecimentos, culturas de diversos povos e a história do homem não só é preservada como também transmitida de geração para geração e aqui destacamos alguns pontos importantes:
imagemConhecimento
Bons livros transmitem conhecimento ou saberes. O conhecimento humano deve muito aos livros que permitiu que uma geração mostrasse a geração futura o que ela aprendeu, seus testes, pesquisas e resultados bem-sucedidos de trabalhos feitos por homens de sua época. Quando lemos bons livros estamos nós interagindo e abstraindo o conhecimento de outras pessoas sobre os mais diversos assuntos.
Livro Para que serve um livroSenso crítico
Bons livros nos ajudam a desenvolver o nosso senso crítico, isto é, a capacidade de ler e interpretar cenários a nossa volta e ao mesmo tempo nos posicionar de maneira efetiva e contundente quer a favor, quer contra ou ainda com uma postura neutra. Quando criticamos algo precisamos fazer baseado em parâmetros concretos e precisamos demonstrar não só o conhecimento de causa, mas capacidade de discernir entre o simples e o complexo, o trivial e o inovador e assim por diante.
Obra: "O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna"

Obra: “O Auto da Compadecida, Ariano Suassuna”

Cultura
A importância de lermos bons livros é que eles transmitem cultura, pois pessoas que leem pouco tende a ter pouca cultura. Por cultura entenda: estilos de vida, arte, modos de pensar e relacionar-se dentro de uma sociedade ou com outros povos. Através da leitura podemos conhecer detalhes surpreendentes do mundo ao nosso redor.

Obra "A Moça Tecelã, Marina Colasanti"

Obra “A Moça Tecelã, Marina Colasanti”

Melhora a escrita
Outra grande contribuição que o livro pode dar a uma pessoa é ajudá-lo a desenvolver a escrita ou a redação. Pessoas que leem pouco tendem a escrever mal. Quando escrevemos nós estamos reproduzindo de uma maneira direta ou indireta aquilo que sabemos, como sabemos, e que argumentos usaremos para apresentar este conhecimento. O hábito da leitura de livros poderá nos ajudar a desenvolver nossos argumentos, palavras, uso do idioma, entre outros recursos tão importantes para o desenvolvimento de uma redação aceitável.

EFA-AS-01Prazer
Por fim concluímos que a leitura também é prazerosa especialmente quando escolhemos bons livros para ler, o prazer da leitura está no fato de que muitos livros nos levam a viver a história ou local sobre o qual o livro foi escrito. Não é simplesmente uma leitura, mas é um convite a uma viagem junto com o autor. Naturalmente que bons autores fazer isso e levam de fato seus leitores a viver aquilo ou pelo menos parte daquilo que ele mesmo viveu.
Sobral-07
Acervo Literário IBS
Esta seleção não esgota os títulos que poderiam compor esse contínuo, mas tem a intenção de colaborar na compreensão da ideia de um universo de livros que são concebidos com uma diversidade de aspectos que se movem de uma ponta a outra dependendo das características aqui destacadas.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e ideias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social.
Dica -15
 A análise dos continuuns permite, ainda, visualizar um conjunto de livros com algumas qualidades distintivas e principalmente proporciona o pensar em qual a contribuição desses livros para a formação de leitores e que experiência de leitura possibilitam?
ACERVO LITERÁRIO IBS
INDICAÇÕES LITERÁRIAS
OBRA: O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS
AUTOR: STEPHEN MICHAEL KING
GÊNERO: LIVRO ÁLBUM FICCIONAL
LivroA descoberta de que os livros infantis não precisam ser só para crianças é maravilhosa!
Veja este título, por exemplo, que traz uma mensagem excelente para todas as idades! Com texto breve e belas ilustrações, o autor mostra que não há apenas uma forma de amar.
O livro é apaixonante e sugere mil e uma atividades criativas com as crianças! E nos faz pensar quantas vezes fomos amados e talvez nem tenhamos percebido!
Aposto que todo o adulto que ler esse livro vai indicá-lo a alguém!
O homem que amava caixas, conta a história de um homem que adorava caixas e amava seu filho.
Este livro, delicadamente, explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras. As ilustrações, de um colorido vivo, complementam o texto sensível e delicado.

Assim realizamos a indicação literária de alguns livros que compõe o acervo e publicamos uma pequena resenha sobre cada um deles no Blog IBS.
Link para o Blog IBS: www.brasilsolidario.org.br/blog

“Não podemos desperdiçar a oportunidade de colocar os alunos em contato com textos de qualidade de autores reconhecidos”.
Para finalizar
Ampliar os conhecimentos acerca da literatura infanto-juvenil na formação leitora, sua natureza, seu processo e consequência para a vida das crianças e dos adolescentes, revela-se fundamental a todos os medidores da leitura que desejam oferecer uma prática de atividades literárias de qualidade.
É sabido que a leitura é um dos pilares da educação escolar, e é no ambiente escolar que as práticas de leitura e escrita são sistematizadas formalmente. Desse modo, “a escola pode colaborar na formação do leitor, e sua colaboração será maior ou menor na dependência dos pressupostos que fundamentam o seu currículo”.
Dica -09Essa foi a dica pedagógica nesta semana tão importante quando iniciamos as comemorações para festejar “O livro” esse importante patrimônio cultural!
Gostou da dica pedagógica desta semana?
Compartilhe conosco quais as atividades práticas de incentivo à leitura literária que você realiza em sua escola!
Juntos construímos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


quatro × 8 =